O clube já foi semifinalista da Copa Bulgária, mas atualmente passa por uma fase ruim e joga na terceira divisão do sistema de ligas do país (Liga Sudoeste)

Futebol é o esporte mais popular na Bulgária. A liga em que o clube Petrich joga é a terceira divisão, também conhecida como Treta Liga. O sistema de ligas principais da Bulgária é dividido hierarquicamente em 5 níveis e 55 divisões diferentes. Confira na tabela a seguir:

Nível

Liga/Grupo


1

Primeira Liga

14 clubes (16 clubes a partir de 2022-23)

4 vagas nos playoffs de rebaixamento



2

Segunda Liga

20 clubes (entre) 2021-22

3 vagas de promoção + 1 vaga para playoffs de promoção

2 vagas de rebaixamento



3


Terceira Liga Nordeste

14 Clubes

1 Vaga de Promoção

2 a 4 vagas de rebaixamento

Terceira Liga Noroeste

17 Clubes

1 Vaga de Promoção

2 a 5 vagas de rebaixamento


Terceira Liga Sudeste

20 Clubes

1 Vaga de Promoção

2 a 4 vagas de rebaixamento


Terceira Liga Sudoeste

20 Clubes

1 Vaga de Promoção

2 a 5 vagas de rebaixamento



4


A OFGs (Grupo de Futebol A Oblast)

39 Divisões no total (todas as divisões são executadas em paralelo)


5

B OFGs (Grupo de Futebol B Oblast)

10 Divisões no total (todas as divisões são executadas em paralelo)


O OFC Belasitsa Petrich é um clube da cidade de Petrich, município da Bulgária, e foi fundado em 1923. Eles jogam no Stadion Tsar Samuil, que tem capacidade para 9.500 pessoas. A última vez que o Belasitsa jogou na primeira divisão do futebol búlgaro foi durante a temporada 2008 – 2009. O presidente do time é o Ivan Zlatinski e o atual treinador principal é o Nikolai Nikolov.

Emblema do Belasitsa Petrich

Fundação e primeiros anos:

A história do Belasitsa começa há 99 anos atrás, em 1923. O primeiro nome atribuído ao clube foi FC Manush Vovoida.

A partir de 1957, a cidade de Petrich se une para conseguir alcançar o nível profissional no futebol, para isso, os únicos quatro times amadores da região se unem: “Strotei”, “Cherveno Zname”, “Torpedo” e “Spartak”. Dessa união surge o clube chamado de DFS Belasitsa.

Início da ascensão ao nível superior:

Ao ser um dos finalistas da segunda divisão na temporada de 1979 – 1980, o Belasitsa  foi promovido à Primeira Liga Profissional (A PFG), conhecida também como Liga Parva. No ano seguinte o clube terminou a temporada de estreia em décimo terceiro lugar, com 27 pontos na classificação da primeira liga.

Na mesma temporada a equipe conseguiu alcançar às semifinais da Copa Búlgara e registrou sua melhor participação nesta competição. Ao longo do caminho eliminou o então titular da taça Slavia Sofia.

No entanto, não conseguiu chegar às finais pois no dia 22 de abril de 1981, em Karlovo, o Belasitsa perdeu a seminifnal para o eventual campeão Botev Plovidiv, levando uma goleada de 6 a 0.

O clube completou um período de 4 anos seguidos jogando no topo da pirâmide do futebol búlgaro, até a temporada de 1983 – 1984, quando depois de ter ficado na décima quinta posição da tabela perdeu os playoffs de rebaixamento.

Durante esses anos, na Liga Parva o Belasitsa ganhou a grande fama de ter um jogo extremamente forte para um time sediado em uma cidade pequena. Feito notório pois o time era basicamente formado por jovens jogadores acadêmicos.

Voltando ao topo da cadeia do futebol:

Após longos 15 anos ausente da primeira divisão do futebol búlgaro, o Belasitsa retornou ao grupo A no ano de 1999. Todavia, mesmo a equipe lutando muito na temporada, lamentavelmente foi rebaixada depois de apenas uma campanha na primeira liga.

‌ ‌Joal Carlosh, do CSKA Sofia (D), desafia Gabriel Radojcic (E), do Belasitsa Petrich, durante a partida da Copa da Bulgária na cidade de Petrich, cerca de 180 km ao sul de Sofia, em 30 de outubro de 2002. Créditos: ROUTERS/Alamy

Em 2001, depois de dois anos do rebaixamento, o Clube conseguiu mais uma vez ascender à primeira divisão. Belasitsa retornou à A PFG por meio de decisões administrativas tomadas pela entidade responsável, a União Búlgara do Futebol (BFU).

Neste mesmo ano o Petrich se uniu ao Hebar, time que tinha terminado à temporada 2000-2001 em 9° lugar, o que resultou no Belasitsa ocupando o lugar do outro clube no grupo A.

A equipe mais uma vez não durou muito na primeira divisão. Na temporada seguinte (2001-2002) eles terminaram em décimo terceiro e foram mais uma vez rebaixados à B PFG.

Um ano depois o time voltou à primeira divisão, e deu início a sua melhor sequência de temporadas em toda a história do time, foram 6 temporadas seguidas no topo da tabela até 2009.

O fato interessante é que durante esses anos, a maior razão para que esses resultados fortes tenham sido alcançados foi que a equipe contratou jogadores brasileiros muito talentosos, entre esses desportistas estavam presentes Marcelo Vava, Dianu, Marquinhos e Eduardo Du Bala.

Em 2005, o clube contratou o treinador macedónio Stevica Kuzmanoviski, cuja orientação fez o Belasitsa alcançar a melhor posição já obtida no campeonato búlgaro, finalizando em 6º lugar. Na temporada seguinte (2006-2007), o Belasitsa também teve uma boa colocação, terminando em 8° lugar.

Alves Diano (Direita) de Belasitsa Petrich salta para a bola com Zhivko Milanov, do Levski Sofia, durante partida de futebol do Campeonato Búlgaro em Petrich, 16 de setembro de 2007. REUTERS/Nikolay Doychinov (BULGÁRIA)

Entretanto, foram nas seguintes temporadas que um declínio geral se iniciou. Em 2007-2008 o Petrich se salvou do rebaixamento na última rodada, terminando na 13° colocação do ranking. No ano posterior, acabaram terminando na última posição e não conseguiram fugir do rebaixamento.

O declínio do time:

Depois que a equipe foi rebaixada para a B PFG, descobriu-se que o Belasitsa estava com severas irregularidades administrativas e financeiras, então o seu futuro ficou incerto.

Em 2009-2010 o time não conseguiu registrar jogadores suficientes para a liga, então eles foram desclassificados logo no início da temporada. Por conta disso, acabaram caindo administrativamente para a terceira divisão (V AFG).

Alguns anos depois, em 2012, os problemas econômicos voltaram e o clube correu o risco de encerrar as operações. Contudo, a equipe conseguiu ser salva com o apoio financeiro vindo do munincípio de Petrich.

Na temporada 2012 – 2013, o Belasitsa ainda foi rebaixado mais uma vez e desceu para a quarta divisão, a liga amadora regional. Alcaçaram o primeiro lugar da liga e foram promovidos de volta para a V AFG.

Desde então, o Clube continua jogando na terceira divisão do futebol búlgaro. Sua partida mais recente aconteceu no dia 26/02/2022 contra o PFC Bansko, o palacar foi de 3 a 0 para o Petrich.

Compartilhe esse conteudo