O jogador de futebol profissional Sérgio Miguel Relvas de Oliveira, mais conhecido como Sérgio Oliveira, é um atleta português que disputa os seus jogos atualmente pela equipe do clube italiano Roma, desde 2022, por empréstimo do seu clube português oficial, o FC Porto.

(en.wikipedia.org) Logomarca do clube Roma.

Além de jogar pelo seu clube, Sérgio Oliveira também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção de Portugal, desde 2008.

O jogador é um meio campista central que tem 1,81m de altura e pesa 72 Kg. Ele joga com a camisa de Nº 27 e é um jogador destro por preferência, embora tenha grande facilidade em jogar com ambos os lados.

Oliveira nasceu no dia 2 de junho de 1992, em Portugal, na cidade de Paços de Brandão, no distrito de Aveiro, uma região metropolitana da cidade de Porto, a cerca de 23 km de distância.

A sua paixão pelo futebol encantou sua família desde o começo, e seus pais deram muito apoio ao jogador, desde bem cedo na vida.

PRIMEIROS TREINAMENTOS.

CLUBE DESPORTIVO PAÇOS DE BRANDÃO -

Com cerca de 8 anos de idade, o jogador mirim Oliveira ingressou em uma academia esportiva de futebol em sua cidade, o clube de futebol amador Paços de Brandão, e ali, no ano 2000, começou a receber treinamentos na modalidade juvenil esportiva.

Naquela época, o psicólogo do clube Paços, Luiz André, passou a dar um apelido a Sergio Oliveira, Workaholic, porque o jovem sempre acabava acelerando suas corridas dentro de campo, bem mais do que os outros colegas de equipe.

Sua dedicação e seu amor pelo futebol fizeram com que o garoto Oliveira aumentasse cada vez mais o seu potencial de jogo. Foi por isso que, no ano de 2002, com 10 anos de idade, Oliveira passou a integrar um clube maior, o FC Porto.

Sérgio Oliveira, da AS Roma, marcou o primeiro gol de sua equipe de pênalti durante a partida da Série A entre AS Roma e Cagliari Calcio no Stadio Olimpico em 16 de janeiro de 2022 em Roma, Itália. (Foto de Paolo Bruno/Getty Images)

FC PORTO -

No início daquele ano de 2002, Oliveira passou a dar continuidade aos seus treinamentos no futebol, ainda jogando pela modalidade juvenil. Porém pouco tempo depois, já melhor preparado, o atleta começou a competir nas categorias de base, pelo Porto, e seguiu em frente, sempre aprimorando suas técnicas e sempre buscando a perfeição.

Posteriormente, no ano de 2007, o jogador foi emprestado e migrou para jogar pelo clube Padroense FC, um time da 2ª divisão portuguesa, pelo período de 1 ano.

Pouco tempo depois de retornar para o clube Porto, no ano de 2009, Sérgio Oliveira passou a ser considerado como um jogador profissional pelos seus treinadores, e a partir dali, ingressou na equipe principal do Porto, aos 17 anos de idade.

A sua estreia aconteceu durante um jogo em que enfrentou o rival Sertanense FC, durante os jogos da 3ª jornada do torneio eliminatório da Taça de Portugal. Naquela partida o Porto FC derrotou o Sertanense em 4x0, em casa, e Sérgio Oliveira ajudou a equipe a conquistar um gol, dando uma assistência para o jogador brasileiro, Hulk, que marcou.

Depois de uma sequência de bons resultados em jogos e uma incrível atuação de Oliveira, em meados do início de 2010, o seu contrato foi renovado, com vencimento para junho de 2012, e com a adição de uma cláusula de multa sobre rescisão, no valor de 30.000.000 de Euros.

Durante a temporada de 2010/2011, o atleta passou por um período de tempo onde precisou jogar em alguns clubes diferentes, devido a vários empréstimos que o clube FC Porto realizou com o jogador.

(life bogger.com) Sérgio Oliveira com o troféu de campeão da 1ª Liga, em 2020, com sua esposa, Cristiana Gonçalves Pereira, e seus pais.

SC BEIRA MAR - (empréstimo)

O Sport Club Beira Mar, um time portugues da 1ª divisão, recebeu Oliveira como um empréstimo e o jogador estreou ali no dia 23 de outubro de 2010 em um jogo fora de casa, contra o rival FC Paços de Ferreira, com final empatado em 1x1.

KV MECHELEN - (empréstimo)

No ano de 2011, durante o verão, um novo treinador assumiu o comando do clube Porto, Vítor Pereira, e pela sua análise, ele considerou o número de jogadores alto demais no clube, e passou a emprestar diversos jogadores. Por isso, Oliveira passou a jogar pelo time belga, KV Mechelen.

Sérgio Oliveira do FC Porto comemora com Moussa Marega depois de marcar o segundo gol de sua equipe durante a partida da fase do Grupo C da Liga dos Campeões da UEFA entre Olympique de Marseille e FC Porto no Stade Velodrome em 25 de novembro de 2020 em Marselha, França. (Foto de Alex Caparros - UEFA/Getty Images)

FC PENAFIEL - (empréstimo)

Com a mesma situação se repetindo, durante a janela de transferências do clube Porto, Sérgio Oliveira foi emprestado para o time portugues, FC Penafiel, pertencente a 2ª divisão.

PAÇOS FERREIRA -

Depois de retornar para o Porto e passar a atuar pela equipe reserva, no time do Porto B, o atleta assinou um contrato de 3 anos com o clube portugues da 1ª divisão, Paços Ferreira para a temporada 2013/2014.

O jogador permaneceu ali entre 2013 a 2015 e em cada uma das duas primeiras temporadas, Oliveira marcou 2 vezes pela Liga.

FC PORTO -

Depois de ver a grande atuação de Oliveira em todos aqueles outros clubes pelo qual jogou, através dos empréstimos, o clube Porto fez uma excelente proposta para o Paços Ferreira, e comprou de volta o jogador, para a temporada de 2015/2016.

Sergio Oliveira marcou seu primeiro gol, sob o novo contrato com o clube, no dia 3 de fevereiro de 2016, em um duelo contra o time do GIL Vicente FC da 1ª divisão, que foi derrotado por 3x0, no jogo da semifinal do torneio da Copa Nacional.

O jogador Oliveira mostrou ser uma peça fundamental dentro de campo, para as vitórias obtidas pelo clube Porto. Ele fez toda a diferença depois de ter uma atuação perfeita contra o AS Monaco FC durante a fase de grupos da UEFA Champions League.

Já como o jogador titular da equipe, passou a fazer uma parceria bem forte com Hector Herrera, um jogador habilidoso e dinâmico.

E durante os torneios pela Supertaça Cândido de Oliveira em 2018, Sérgio garantiu a vitória do Porto por 3x1 contra o CD Aves.

PAOK FC - (empréstimo)

No dia 31 de janeiro de 2019, ao ser emprestado para o clube Paok FC, um clube da Grécia, por 5 meses, Oliveira brilhou em campo ao garantir mais uma vitória jogando pelo Paok, contra o clube Apollon Smyrnis FC, que foi derrotado por 5x1 nos jogos da Super Liga da Grécia. Essa disputa com o Apollon ocorreu no dia 18 de fevereiro, com Oliveira abrindo o placar no primeiro gol.

No mês de março em outra disputa, que ocorreu contra o clube Atromitos FC, Oliveira marcou gols com resultado final de 3x0. E depois contra o clube Xanthi FC, houve mais uma vitória do clube Paok por 2x1.

Naquela fase de jogos, Oliveira foi fundamental para que o clube Paok ganhasse o prêmio Double, ao vencer como grande campeão pela Liga e também pela Copa da Grécia, pela primeira vez na história do clube.  

ROMA FC - (empréstimo)

No dia 12 de janeiro de 2022, o jogador migrou para o Roma FC em um empréstimo com valor em 1.000.000 de Euros, com opção de compra em 13.000.000 de Euros no fim da temporada.

Em entrevistas recentes, Oliveira mencionou que está feliz no Roma.

Porém diversos clubes europeus já estão de olho no atleta.

Compartilhe esse conteudo