O jogador de futebol profissional José Miguel da Rocha Fonte, mais conhecido como José Fonte, é um atleta português, contratado atualmente pelo clube francês, Lille Olympique Sporting Club, pertencente a Liga 1, e que atua como um zagueiro, desde 2018. O jogador usa a camisa de Nº 6. O grande craque José Fonte tem 1,91m de altura, pesa 81 kg e é destro também.
O jogador Fonte, além de atuar disputando jogos pelo Lille Olympique, ainda participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo o seu país, a seleção de Portugal.
José Fonte nasceu no dia 22 de dezembro de 1983, na cidade de Penafiel, em Portugal. Seus familiares têm uma forte ligação com o futebol.
José Fonte tem um irmão mais novo que ele, o Rui Fonte, que joga atualmente no Braga FC. Os dois irmãos já foram companheiros de equipe no Sporting FC juvenil, Crystal Palace e também Lille.
O pai deles, o Sr. Arthur Fonte, já foi um lateral esquerdo que jogou em diversos times de Portugal e representou a seleção de Portugal também, pela SUB-20, e conquistou vários prêmios. Arthur chegou a jogar 12 temporadas inteiras na 1ª divisão do futebol portugues.
PRIMEIROS CLUBES.
José Fonte obteve apoio total de seus pais desde a infância. Por isso, assim que mostrou interesse no esporte, o pai de José, que já era um grande jogador, passou a orientar os filhos no caminho do futebol. Com cerca de 8 anos de idade eles já estavam envolvidos nos jogos esportivos pelo clube local da sua cidade, o clube Penafiel.
José Fonte permaneceu no Penafiel de 1991 até 1994, jogando pela modalidade juvenil e obtendo treinamentos constantes, sempre demonstrando muita disciplina.
Posteriormente no ano de 1994, o Sporting Club de Portugal passou a ser o clube da família, e José Fonte permaneceu nele também, até 2002, jogando pelas categorias de base.
JOGADOR SÊNIOR.
Depois de se formar em todas as etapas do futebol amador e de receber instruções da melhor qualidade, José Fonte finalmente recebeu uma promoção dentro do clube Sporting CP pela equipe B reserva do clube, e passou a ser reconhecido como um jogador sênior da 3ª divisão.
Pouco tempo depois, em meados de 2004, José Fonte foi transferido para o clube Felgueiras FC, da 2ª liga, e assinou um contrato com o clube até 2005.
VITÓRIA DE SETÚBAL -
Em 2005, durante a entressafra, José Fonte fez a sua estreia na 1ª Liga com o clube Vitória de Setúbal, e foi ali que o jogador começou a despertar a atenção de olheiros sobre ele. Por causa disso, no mês de janeiro de 2006, o Sport Lisboa e Benfica acabou contratando o atleta e rapidamente o emprestou para o Paços de Ferreira.
Naquela temporada de 2005/2006, o jogador terminou sua fase de jogos com um total de 26 disputas, durante o campeonato, com 1 gol, e um empate fora de casa contra o clube Penafiel.
CRYSTAL PALACE -
No mês de julho de 2007 José Fonte obteve outra ótima experiência. Ele foi enviado para o clube inglês, Crystal Palace em um empréstimo temporário, para disputar jogos pela equipe principal. Porém sua atuação foi extremamente bem-sucedida naquela temporada, e assim, o empréstimo ao clube inglês acabou sendo definitivo.
Durante os anos de 2008 a 2010, José Fonte continuou ativo junto ao clube e o Palace conseguiu finalizar sua sequência de jogos em 5º colocado e assim o clube conseguiu se classificar para os playoffs de promoção.
O jogador português permaneceu firme defendendo os ingleses, e jogou diversas vezes como um atacante também, contribuindo muito para o clube obter ótimos resultados durante o campeonato da Liga de Futebol.
SOUTHAMPTON -
No dia 9 de janeiro de 2010, uma nova contratação homenageou o jogador. O clube inglês Southampton, da Premier League, ofereceu ao jogador a assinatura de um contrato, sem ter seus valores revelados. Porém alguns especialistas mencionaram valores em torno de 1,4 milhão de Libras.
O primeiro gol de José Fonte pelo clube Southampton aconteceu no dia 28 de agosto de 2010, em um jogo contra o Bristol Rovers, que foi derrotado por 4x0.
Após marcar 7 gols nos jogos da Liga e ainda contribuir para o Southampton obter uma bela promoção, e migrar para a 2ª divisão, José Fonte teve o seu nome registrado na premiação da Equipe do Ano pela League One da temporada 2010/2011.
O jogador também foi condecorado como o melhor jogador do ano pelo clube Southampton, com uma margem de 64% na preferência dos votos, tendo Adam Lallana em 2º colocado com 18% e Dan Harding em 3º colocado com 7%.
No final do ano, em 29 de dezembro de 2011, o clube renovou o contrato com o jogador até junho de 2015.
No dia 8 de agosto de 2014, depois de surpreender seus treinadores durante os jogos, Fonte recebeu um novo alongamento de contrato com o Southampton até junho de 2017. Ele foi nomeado capitão da equipe.
José Fonte realizou a sua 250ª aparição na Liga, pelo clube, no dia 16 de outubro de 2016, em um jogo contra o Burnley, que foi derrotado por 3x1.
WEST HAM UNITED -
No dia 20 de janeiro de 2017, o jogador assinou um novo contrato com o clube inglês, o West Ham United, um clube da Premier League, pela taxa de 8 milhões de Libras e mais bônus e complementos adicionais, com validade para 2 anos e meio. No dia 1º de fevereiro o jogador fez a sua estreia em uma disputa contra o Manchester City que venceu o West Ham em 4x0.
No mês de novembro de 2017, o jogador sofreu uma lesão no pé que o deixou fora dos jogos por 6 semanas.
DALIAN YIFANG -
O atleta fechou um acordo com um clube chinês, o Dalian Yifang, da Super Liga chinesa, no dia 23 de fevereiro de 2018, por uma taxa de transferência no valor de 5 milhões de libras. Porém no dia 15 de julho o jogador solicitou rescindir o contrato.
LILLE OLYMPIQUE SPORTING CLUB -
O atleta José Fonte passou a assinar um contrato, válido por 2 anos, com o clube francês, o Lille, no dia 20 de julho de 2018. Fonte foi o capitão do time durante a conquista do título da Liga 1, da temporada 2020/2021, a primeira conquista do título pela Liga desde 2010. O craque realizou 36 jogos e garantiu 3 gols durante aquele período.
Mais recentemente, no dia 24 de março de 2022, com a idade de 38 anos, José Fonte conquistou a sua 50ª internacionalização nos playoffs de qualificação para a Copa do Mundo de Portugal contra a seleção da Turquia, uma disputa que terminou em 3x1 com vitória da seleção portuguesa, que conseguiu se classificar para as finais dos playoff.