O jogador de futebol profissional Daley Blind, é um atleta neerlandês, como são chamados geralmente os holandeses. Ele é um jogador polivalente que joga como lateral, volante ou zagueiro, e a sua equipe atualmente é o clube Ajax Amsterdam. Daley nasceu na cidade de Amsterdam, na região dos Países Baixos, no dia 9 de março de 1990, e tem 32 anos. Ele tem 1,83m de altura, pesa 72 Kg, e é um atleta canhoto.

O jogador Blind, defende também a seleção Neerlandesa de Futebol, nos campeonatos internacionais, desde 2013, pela seleção principal.

Daley Blind nasceu em uma família de alto nível social. Seus pais, Danny Blind e Ivonne Blind sempre deram um grande apoio ao atleta.  

PRIMEIROS TREINAMENTOS.

O pai de Daley, Danny Blind, havia sido um grande jogador de futebol, zagueiro na equipe do Ajax, durante a década de 1980, e posteriormente se tornou um treinador de grande sucesso na mesma equipe. E ele sempre levava o filho aos treinos. Por isso, Daley cresceu naquele ambiente esportivo e aprendeu a amar o futebol.

Ao notar o grande interesse que o filho demonstrava pelo futebol, seus pais acabaram encaminhando o garoto para o esporte.

(en.wikipedia.org) Logomarca Ajax FC.

AMSTERDAMSCHE FC -

Daley inicialmente foi inscrito em uma escolinha de futebol, o Amsterdamsche Futebol Clube, em 1995 com 5 anos de idade, para “brincar” de bola com outras crianças. Ele permaneceu jogando ali até seus 8 anos, na modalidade juvenil.


AJAX FC -

Entretanto, um tempo depois, já com o filho mais crescido, Danny Blind achou melhor manter o filho mais perto da sua supervisão. E assim, ele matriculou Daley no clube Ajax, onde seu pai havia conquistado grande prestígio.

Ali na equipe do Ajax, Daley começou a receber treinamentos mais aprimorados a partir de 1998, e permaneceu na equipe até 2008. Durante aquele período, Daley progrediu rapidamente para as categorias de base.

O atleta sempre se posicionou na liderança da equipe, e no ano de 2007 já havia sido promovido a capitão. Com 17 anos de idade, Daley assinou seu primeiro contrato de trabalho, sendo válido até Julho de 2010.

Daley Blind do Ajax durante a partida da Eredivisie holandesa entre FC Groningen e Ajax no Euroborg em 2 de abril de 2022 em Groningen, Holanda (Foto de Peter Louis/BSR Agency/Getty Images).

Em meados de dezembro de 2008, Daley realizou a sua primeira partida junto ao Ajax pela equipe principal, em um jogo fora de casa, contra o rival FC Volendam.

Com a contribuição de Daley, que acabou produzindo um escanteio através de um zagueiro do Volendam, um gol de vitória para o Ajax foi feito pelo colega da equipe, Jan Bert  Lieve.

Depois de diversas apresentações de Daley nos jogos do Ajax, sempre com resultados positivos, a diretoria da equipe decidiu redigir para o atleta um prolongamento na validade do seu contrato, para manter o jogador junto ao time por mais 3 anos.

FC GRONINGEN -

Durante o período que abrangeu a parte final da temporada de 2009/2010, o jogador acabou sendo emprestado para o clube FC Groningen, que estava em um momento de grande necessidade.

Ali Daley se saiu tão bem, e impressionou tanto a diretoria do time, como lateral direito, que a equipe quis comprá-lo do Ajax, de forma permanente. Depois de várias ofertas e tentativas para fechar o negócio com o Ajax, um acordo feito depois, acabou não se concretizando.

Daley Blind of Netherlands controla a bola durante o amistoso internacional entre Holanda e Alemanha na Johan Cruijff Arena em 29 de março de 2022 em Amsterdã, Holanda. (Foto de Michael Builder/NES Images/vi/DeFendi Images via Getty Images)

AJAX FC -

Em seu retorno ao Ajax, posteriormente durante as temporadas seguintes, em 2 ocasiões, Daley Blind conseguiu contribuir de forma direta para a conquista de dois campeonatos nacionais da Liga Eredivisie, com a equipe. As ocasiões foram durante as temporadas de 2010/2011 e 2011/2012, e incluíram a conquista do 30º título alcançado pelo Ajax.

Durante aqueles jogos, um treinador muito influente havia sido contratado pelo Ajax, que era Frank De Boer. Ele passou a ter uma grande admiração por Daley e o jogador obteve cada vez mais espaço e oportunidades para mostrar seu potencial, durante a temporada de 2012/2013.

O Daley Blind dos Países Baixos controlou a bola durante a partida de 2014 FIFA World Cup Brasil Grupo B entre Espanha e Holanda em 13 de junho de 2014 em Salvador, Brasil. (Foto de David Ramos/Getty Images)

No dia 23 de abril de 2013, o diretor do clube Ajax, Marc Overmars e sua equipe, decidiram fazer um alongamento de contrato para o jogador, a fim de mantê-lo dentro da equipe até a metade de 2016.

Poucas semanas depois, no dia 5 de maio de 2013, Blind foi decisivo para ajudar seu time a conquistar o 3º título consecutivo pela Liga Eredivisie holandesa, ao vencer o rival Willem II Tilburg, em uma goleada de 5x0 e em casa, e garantindo para a equipe o 1º lugar na tabela quando faltava apenas 1 rodada para chegar ao final da temporada.

Naquela temporada de 2012/2013, Daley Blind foi nomeado como o jogador do Ano para a equipe do Ajax, e posteriormente, na temporada seguinte, foi condecorado com o prêmio holandes Futebolista Holandês do ano, que é uma premiação muito relevante praticada desde 1984 pelas Ligas Holandesas, onde jogadores holandeses profissionais selecionam os melhores atletas do ano.

Naquela temporada de 2013/2014, depois de um período mágico para o clube Ajax, o time acabou conquistando novamente o seu 4º título consecutivo, pela Liga Eredivisie.

MANCHESTER UNITED -

Depois de brilhar muito em campo, Blind começou a chamar mais a atenção ainda, dos clubes europeus. Depois de passar um tempo sondando o jogador, a equipe do Manchester United resolveu oferecer uma proposta para o atleta.

No dia 30 de agosto de 2014, o clube inglês conseguiu obter a assinatura de Blind em um contrato, em uma taxa que foi divulgada em termos de 13,8 milhões de Libras.

A transferência do jogador ocorreu no dia 1º de setembro de 2014, e logo em seu primeiro jogo contra o Queens Park Rangers FC, Blind teve uma apresentação admirável em campo, jogando os 90 minutos inteiros e contribuiu muito para a vitória do Manchester sobre o oponente.

Aquele jogo terminou em 4x0 no estádio Old Trafford, e Blind obteve sua primeira vitória da temporada pelo Manchester.

No ano de 2018, mais precisamente no dia 17 de julho, Blind acabou retornando ao Ajax, para cumprir um novo contrato de 4 anos com seu time do coração e lá de volta brilhou mais ainda.

No dia 16 de dezembro de 2018, o jogador realizou seu 1º hat-trick sênior, em uma vitória colossal contra o VBV De Graafschap, por 8x0, em casa.  

SUSTO E SUPERAÇÃO.

No ano de 2020, Blind desmaiou em campo durante um jogo amistoso de pré-temporada. Ele foi levado ao hospital e foi colocado em repouso por um tempo.

Algumas semanas antes, a equipe médica havia descoberto que Blind sofria de Miocardite, que é uma cardiomiopatia ocasionada por uma inflamação nos músculos cardíacos. Por causa disso foi colocado no coração do atleta, um cardioversor/desfibrilador implantável, que ajudaria o atleta a manter seu nível de oxigenação bem aceitável.

CURIOSIDADE.

Atualmente Blind está totalmente recuperado. No dia 26 de março de 2022, ocorreu uma partida amistosa entre a Holanda e a Dinamarca, que chamou a atenção dos médicos. O zagueiro Blind e seu rival, o meia Christian Eriksen, da Dinamarca, apresentam os mesmos problemas cardíacos e ambos usam o Cardiodesfibrilador implantável, conhecido como CDI.

Eles fizeram ótimas jogadas naquela partida e se saíram muito bem!

Que belo exemplo de bravura e paixão pelo futebol!

Compartilhe esse conteudo