O atleta argentino Rogelio Gabriel Funes Mori é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube Mexicano CF Monterrey, da Liga MX Clausura, da 1ª divisão mexicana de futebol, desde o ano 2015, quando assinou um contrato, que foi sendo renovado constantemente, e que agora está sendo válido até junho de 2024.

Funes atua dentro de campo na posição de atacante e centroavante, e usa sua camisa de Nº 7. O craque tem 1,86m de altura, pesa aproximadamente 74 kg e é um jogador destro.

Rogelio, além de representar com muita dedicação o seu clube, também participa ativamente em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Argentina desde 2007, quando começou a disputar jogos mundiais, pela seleção juvenil SUB-17, aos 16 anos de idade.

(en. wikipedia.org) Símbolo clube FC Monterrey.

O valor comercial de mercado referente a Rogelio é de € 4,5 milhões de euros.

DADOS  FAMILIARES

Rogelio Mori nasceu no dia 5 de março de 1991, na cidade de Mendoza, Argentina.

O craque possui dupla cidadania, com a Argentina através de sua terra natal e também com o México, podendo dessa forma representar as duas nações em jogos internacionais.

Rogelio Funes possui um irmão gêmeo, que é incrivelmente idêntico a ele, que se chama Ramiro Funes Mori, que também é um atleta profissional de futebol, que joga junto ao clube da Arabia Saudita, Al Nassr, e já defendeu a seleção da Argentina.

O pai dos gêmeos, Miguel Funes Mori também já foi um ex-jogador de futebol, que disputou jogos defendendo o clube Independiente Rivadavia e o Club Atlético Argentino, durante a década de 1980.

A esposa de Rogelio Mori, Jorgelina Diaz, é irmã do ex-jogador de futebol

Mauro Diaz, que jogou pelo FC Dallas como meio campista.

(futebolportenho.com.br) Rogelio e Ramiro Funes Mori, gêmeos idênticos, ambos disputaram pelo River Plate.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS

Durante a época em que o craque argentino ainda recebia treinamentos como um jogador amador, em 2007, aos 16 anos, ele foi selecionado entre os melhores atletas, pela primeira vez, para integrar a equipe da seleção juvenil SUB-17.  

Posteriormente, Mori foi chamado pelo treinador mexicano Walter Perazzo Otero, que liderava a seleção SUB-20 da Argentina, para disputar jogos durante o Campeonato Sul Americano Juvenil de 2011.

Naquela sequência de jogos, Rogelio garantiu 2 gols e passou a obter a grande admiração de Perazzo.

No ano de 2012, o craque realizou sua estreia pela seleção principal da Argentina, jogando em um amistoso do Superclássico de Las Américas, nos duelos entre Brasil e Argentina.

No ano de 2020, após ter relatado à FIFA sobre seu desejo de defender a seleção do México, o craque finalmente conseguiu obter a aprovação dos órgãos competentes para jogar pelo México. No ano anterior, por causa das leis que vigoravam anteriormente, o jogador havia sido considerado inelegível.

Porém, depois de algumas mudanças legais na nova legislação de 2020 sobre jogadores naturalizados pela FIFA, o craque conseguiu representar o México.

(trivela.com) No duelo clássico, Monterrey X Tigres, Rogelio Funes marcou um gol de calcanhar, em Março de 2019, com placar final 1x1.

PRINCIPAIS CLUBES

CLUB ATLÉTICO RIVER PLATE - (futebol amador e profissional)

Depois de passar um período de tempo recebendo treinamentos em alguns clubes amadores de futebol, Rogelio ingressou junto ao clube argentino, River Plate, em 2008, para terminar o seu ciclo de treinamentos.

Após ter desenvolvido bem o seu potencial de jogo, recebendo orientações táticas desde os 10 anos de idade, e depois passando por equipes juvenis e também pelas categorias de base de alguns clubes, no ano de 2009, finalmente o River Plate reconheceu o craque como estando apto para se tornar um jogador sênior, profissional.

No dia 6 de dezembro de 2009, Rogelio Mori iniciou sua trajetória profissional na 1ª divisão, e fez sua estreia em uma partida contra o Vélez Sarsfield, que naquele dia venceu o River por 3x1.

O primeiro gol de Rogelio, feito de cabeça, aconteceu em um jogo contra o Club Atlético Tigre, aos 45’ minutos de jogo, no dia 13 de dezembro de 2009, no jogo final do Torneio Apertura daquele ano. O placar final com a vitória do River ficou em 2x0.

No ano seguinte, durante os jogos do Torneio Clausura de 2010, o craque marcou seu primeiro hat trick, no enfrentamento contra o Racing Club. No dia 9 de maio de 2010, Funes Mori conseguiu realizar 3 gols em apenas 24 minutos.

O jogador estava na sua 11ª partida consecutiva sem marcar gols. Aquele hat trick foi um alívio para o guerreiro argentino.

Rogelio acabou marcando mais um gol importante depois, no último jogo do torneio, que aconteceu contra o rival Atlético Tigre, que naquela ocasião acabou se vingando e venceu o jogo por 5x1, na derrota do River Plate, com apenas aquele gol de Mori.

Rogelio Funes continuou marcando.

Durante o Torneio Apertura de 2010, no primeiro jogo da série, que ocorreu novamente contra o Atlético Tigre, o craque garantiu mais um gol aos 90’ minutos de jogo, quando Ariel Ortega realizou uma assistência impecável para Funes Mori meter dentro do gol. No resultado final vitorioso de 1x0 em cima do Tigre, aquele acabou sendo o 3º gol do argentino contra aquela mesma equipe.

Em outra disputa importante, durante o 3º jogo contra o rival Atlético Independiente, o jogador garantiu mais 2 gols ainda no 1º tempo, com o River Plate conquistando a vitória por 3x2 naquele jogo. O 4º gol de Funes Mori durante aquela temporada garantiu a vitória em cima do clube Arsenal de Sarandí, derrotado por 1x0.

(record.com.mx) Rogelio Funes à esquerda, do Monterrey, comemora mais um gol em cima do América, derrotado por 2x1 em 26.12.19.

SPORT LISBOA E BENFICA -

Depois de ter contribuído muito para o grande sucesso do River Plate, no dia 10 de agosto de 2013, Rogelio, aos 22 anos, passou a fazer parte do clube português Benfica. Ele assinou um contrato de 5 anos com o clube, por valores não revelados ao público.

No dia 15 de setembro, o craque fez a sua estreia pela equipe reserva do clube, o Benfica B, e já começou marcando gols.

Posteriormente, no dia 15 de março de 2014, o jogador garantiu 4 gols pela equipe B, em um jogo contra o Sporting Covilhã. Rogelio começou marcando já no 1º tempo, e foi aos 29’, 31’, 75’, e aos 88’ minutos de jogo.

ESKISEHIRSPOR - (empréstimo)

No dia 9 de julho de 2014, o craque foi enviado como empréstimo para o clube turco, Eskisehirspor, que atualmente joga pela 2ª divisão da Liga TFF. O empréstimo foi acordado por apenas 1 ano, mas com uma cláusula contratual dando a oportunidade para tornar aquela transferência permanente.

O valor da transação envolvendo o jogador ficou em € 3,5 milhões de euros.

MONTERREY FC -

Depois de vivenciar aquela experiência junto aos turcos, no dia 12 de junho de 2015, o jogador argentino foi negociado pelo clube mexicano Clube de Futebol Monterrey, que joga pela Liga MX.

Em sua estreia disputando um jogo amistoso contra o clube Atlético Morelia, Funes conseguiu marcar o gol da salvação do Monterrey, aos 91’ minutos daquele jogo que terminou na vitória apertada do FC Monterrey, por 3x2.

No dia 6 de agosto de 2016, Funes garantiu seu primeiro hat trick pelo Monterrey, ao derrotar o clube León com placar final 3x0.

Uma outra importante conquista para o Monterrey foi a vitória do título da Copa MX, no mês de Dezembro de 2017, quando Funes Mori e sua equipe lutaram muito pela vitória sobre o rival Pachuca por 1x0.

No dia 18 de dezembro de 2019, o craque marcou seu 100º gol durante a semifinal da Copa do Mundo de Clubes, contra o Liverpool.

Compartilhe esse conteudo