O atleta congolês, Chancel Mangulu Mbemba, é um jogador de futebol profissional, que atualmente joga pelo clube português, o FC Porto, da 1ª divisão da Liga de Portugal. Mbemba foi contratado em Julho de 2018, e assinou um contrato válido até Junho de 2022.
O craque atua dentro de campo na posição de zagueiro, defensor, e usa a sua camisa Nº 19. Mangulu Mbemba tem 1,82m de altura, pesa aproximadamente 80 kg e é um jogador destro.
Além de representar muito bem o seu clube português dentro de campo, sempre jogando com grande profissionalismo e determinação, Chancel Mbemba também participa ativamente em campeonatos internacionais, desde 2012, quando começou a defender a sua nação, a seleção oficial da República Democrática do Congo, aos 18 anos de idade.
O valor comercial de mercado do jogador atualmente é de € 17 milhões de euros. Esse valor mostra que Mbemba se encontra hoje em seu maior auge profissional já alcançado por ele. Porém, especialistas esportivos têm mencionado que a valorização do passe do jogador pode subir ainda mais.
Chancel Mangulu Mbemba nasceu no dia 8 de agosto de 1994, na cidade de Kinshasa, na república Democrática do Congo.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS
O jogador Mbemba começou sua carreira internacional no dia 17 de Junho de 2012, quando começaram os jogos eliminatórios para a Copa das Nações Africanas de 2013.
Ele realizou sua estreia em uma disputa defendendo a sua terra natal, a República Democrática do Congo, contra a seleção de Seychelles, em um jogo realizado no Stade des Martyrs, na cidade de Kinshasa. Logo em sua estreia Mbemba viu de perto a vitória de sua nação, naquele jogo que terminou com placar em 3x0.
Durante aquele período inicial em sua carreira, Chancel Mbemba acabou não participando em algumas partidas finais durante aquele campeonato, apesar de ter conquistado a aprovação e a admiração de seu treinador, o premiado Claude Le Roy, que posteriormente passou a usar bem mais o craque, dentro de campo.
Mangulu Mbemba participou ativamente nos jogos da Copa das Nações Africanas de 2015, onde sua seleção conseguiu terminar o campeonato muito bem colocado, em 3º lugar, garantindo a sua medalha de bronze.
Naquela disputa que garantiu a 3ª colocação no ranking, a R.D. do Congo havia empatado em 0x0 contra os anfitriões, Guiné Equatorial. Porém, nas cobranças de pênaltis, o placar final terminou em 4x2, na vitória do Congo, e inclusive com um gol de Mbemba.
Naquele mesmo ano, no dia 13 de outubro de 2015, o craque participou de um jogo amistoso contra o Gabão, que foi realizado na cidade de Visé, na Bélgica.
Mbemba garantiu ali o seu primeiro gol internacional.
Ele executou um chute de longa distância, que entrou como um raio dentro do gol, terminando aquele placar em 2x1, na vitória do Congo.
Durante os jogos da Copa das Nações Africanas de 2017 e 2019, Mbemba também demonstrou grande desempenho dentro de campo.
Na Copa das Nações Africanas de 2019, que foi realizada no Egito, o craque conseguiu salvar sua seleção temporariamente, quando fez um gol de cabeça aos 90’ minutos de jogo, que evitou a derrota e levou o Congo a um empate de 2x2, nos últimos minutos, contra a seleção de Madagascar.
Porém, durante as cobranças de pênaltis, o Congo foi derrotado por 4x2, e foi eliminado nas oitavas de final.
PRINCIPAIS CLUBES
O craque Chancel Mbemba começou bem cedo a receber treinamentos para aprimorar seu futebol. No ano de 2006, com cerca de 12 anos de idade, ele passou a frequentar alguns clubes locais da sua cidade, tais como o Mputu, o La Grace, o FC MK Etancheite, todos na cidade de Kinshasa.
Naqueles clubes, o craque passou a jogar futebol nas equipes juvenis para atletas amadores inicialmente, e depois passou a receber treinamentos também jogando pelas categorias de base dos clubes. Mbemba disputou jogos em torneios regionais no futebol amador, até 2012.
ROYAL SPORTING CLUB ANDERLECHT - (futebol amador e profissional)
Ainda durante o ano de 2012, Mangulu Mbemba ingressou junto ao clube belga da 1ª divisão, Anderlecht, e ali rapidamente se desenvolveu mais ainda. Naquele período inicial, o craque disputou vários jogos pelas equipes reservas do clube, ainda como amador.
Porém, a partir de 2013, Mbemba finalmente chegou a ser considerado um jogador sênior e profissional, pelo clube Sporting.
O jogador realizou sua estreia como profissional no dia 28 de julho de 2013, em um enfrentamento contra o Sporting Clube Lokeren, que naquele dia foi o vitorioso com placar final de 3x2. Aquele jogo aconteceu na abertura dos jogos pela
Liga pro Belga, durante a temporada de 2013/2014.
Posteriormente, durante a temporada de 2014/2015, Chancel participou em mais 28 jogos naquele período, e sua equipe acabou terminando em 3º colocado pelo ranking da Liga.
E durante a realização da Copa da Bélgica, de 2014/2015, a equipe Anderlecht conseguiu chegar até as finais, sendo vice-campeã, visto que infelizmente foram derrotados na partida final por 2x1 pelo rival Brugge.
NEWCASTLE UNITED FC -
No dia 26 de julho de 2015, o clube inglês da Premier League, Newcastle United, arrematou o passe do jogador Mbemba, que assinou um contrato com o clube para jogar por 5 anos com os Magpies.
O craque realizou sua estreia no dia 9 de agosto, logo no início da temporada de jogos da Premier League, em uma disputa contra o rival Southampton, em um jogo bem equilibrado e competitivo, que terminou em 2x2.
No dia 7 de maio de 2017, Mbemba marcou seu primeiro gol pelo clube, aos 59’ minutos de jogo, em uma bela vitória contra o rival Barnsley, que foi derrotado por 3x0. Aquele jogo foi inesquecível, porque o Newcastle acabou vencendo o título de campeão daquele campeonato pela Liga Inglesa de futebol, a EFL.
FC do PORTO -
No dia 23 de julho de 2018, o clube português FC Porto realizou uma contratação do jogador Mbemba por um valor de £7,14 milhões de libras. O craque realizou a sua estreia em um jogo contra o Varzim Sport Club, que ocorreu no dia 31 de outubro, durante a fase de grupos da Taça da Liga, com um placar final em 4x2, na vitória do Porto.
O treinador da equipe, Sérgio Paulo Conceição, passou a usar o craque intensivamente durante os jogos, e Mbemba se tornou um jogador titular da equipe, principalmente porque Aboubakar havia tido uma lesão grave, e estava fora.
O Varzim estava posicionado como o principal líder do grupo C, naquele campeonato, e o Porto, após aquela vitória, conseguiu garantir a sua continuidade nas disputas.
Chancel Mbemba fez a sua estreia também pela 1ª Liga no dia 3 de novembro de 2018, em uma disputa vitoriosa contra o rival CS Marítimo, que foi derrotado por 2x0, no estádio do Marítimo, na Ilha da Madeira em Portugal. O craque congolês entrou em campo aos 80’ minutos de jogo para substituir o atacante Yacine Brahimi.
Mbembe disputou mais 2 jogos pela Liga, durante aquela temporada, como titular da equipe, e participou em uma importante vitória, no dia 7 de janeiro de 2019, contra o rival Clube Desportivo Nacional, por 3x1, que ocorreu no estádio do Dragão, na cidade de Porto.
No dia 1º de agosto de 2020, o craque garantiu 2 gols em uma vitória crucial contra o Benfica, durante a final da Taça de Portugal. Ele marcou aos 47’ e aos 58’ minutos de jogo, fechando o placar final em 2x1, e levando a taça de campeão, no estádio Cidade de Coimbra.
Em junho de 2022, o craque chegou ao fim do seu contrato.
Depois de defender o FC Porto por cerca de 4 anos, diversos outros clubes demonstraram interesse em obter o seu passe.