Andrej Kramarić nasceu no dia 19 de junho de 1991 em Zagreb, Croácia, e atualmente joga como meio-campo ofensivo no 1899 Hoffenheim e também na Seleção da Croácia.
Honrarias
Jogador do Ano da Prva HNL em 2014
Membro da Seleção do Ano no Oscar do Futebol em 2013 e 2014
Prêmio Ivica Jobo Kurtini em 2014
Melhor artilheiro da Prva HNL em 2014/15
Jogador da Temporada do Hoffenheim em 2016/17
Jogador do mês da Bundesliga em setembro de 2020
Carreira
Dinamo Zagreb e Lokomotiva Zagreb
Com apenas 6 anos de idade, Andrej entrou nas categorias de base do Dinamo Zagreb e durante sua carreira, ele marcou mais de 450 gols pelas equipes juvenis e tornou - se o maior artilheiro da história do clube.
Em 24 de maio de 2009, o jogador fez sua estreia pela equipe principal como substituto de Josip Tadić, sendo sua única aparição na temporada 2008/09
Sua primeira partida como titular, foi em um jogo fora de casa contra o Pyunik pela UEFA Champions League em 15 de julho 2009, que terminou empatada em 0x0.
O jogador marcou 7 gols em 24 jogos na Prva HNL e conquistou seu primeiro título jogando pelo Dinamo, e também marcou 4 gols em cinco aparições na Croatian Cup além de mais 5 contribuições nos torneios da UEFA.
No decorrer da temporada de 2010/11, o técnico Vahid Halilhodžić decidiu deixar o jogador mais na reserva, e o jogador jogou menos de 600 minutos em 17 jogos marcando 5 gols e mesmo com poucas aparições, Andrej foi campeão pela segunda vez ao lado do Dinamo.
As participações do jogador continuaram raras na temporada de 2011/12 e com isso, várias notícias sobre sua mudança começaram a surgir e em fevereiro de 2012, Kramarić foi emprestado para o Lokomotiva Zagreb.
Em uma temporada e meia pelo Lokomotiva, Andrej se tornou um dos mais eficientes atacantes marcando 20 gols em 44 jogos, ajudando seu time a chegar à final da Croatian Cup, mas ficaram para trás contra o Hajduk Split.
Após o empréstimo ao Lokomotiva, a volta do jogador ao Dinamo não provou ser uma boa escolha, onde novamente ele ficou deixado no banco de reservas e o diretor do clube, Zoran Mamić, decidiu colocar o Andrej na lista de transferências.
Rijeka
O Rijeka respondeu rapidamente após o desentendimento entre Kramarić e o Dinamo, contratando o jogador que estreou no dia 15 de setembro de 2013.
Como titular, Andrej marcou um gol aos 15 minutos contra o Slaven Belupo em uma partida da Prva HNL e na Croatian Cup, o jogador impressionou ao marcar 8 gols na vitória contra o BŠK Zmaj.
Andrej fez uma excelente campanha em sua temporada de estreia pelo Rijeka, ele conquistou o título da Croatian Cup e marcou 27 gols em todos os torneios e pouco antes da nova temporada, venceu a Croatian Supercup contra seu antigo time e atual campeão, o Dinamo.
Nos 2 primeiros jogos da Prva HNL, Andrej marcou 5 gols incluindo um Hat - Trick contra o maior rival do Rijeka, Hajduk Split.
No final de outubro de 2014, Andrej já havia marcado mais de 20 gols e mais um Hat - Trick contra o Feyenoord em uma partida da Europa League.
Contra o Lokomotiva Kramarić marcou 5 gols na Prva HNL, entrando na história do clube com um feito que apenas 2 jogadores conseguiram fazer anteriormente.
Andrej mostrou ser uma grande estrela quando jogou 42 partidas como titular pelo Rijeka, marcando 37 gols e fazendo grandes feitos pelo time.
Leicester City
Após receber permissão de trabalho na Inglaterra, Andrej estreou no dia seguinte de sua contratação substituindo o atacante Jamie Vardy em uma derrota em casa por 1x0 contra o Stoke City.
Na temporada de 2015/16, Kramarić não estabeleceu uma vaga no elenco titular do clube, jogando somente 2 jogos quando o Leicester conquistou o título da Premier League, foi impedido de garantir a medalha de vencedor que exigia no mínimo 5 jogos.
Kramarić fez 15 aparições e 2 gols em sua temporada pelo Leicester City e na temporada seguinte, foi emprestado para o 1899 Hoffenheim da Alemanha.
1899 Hoffenheim
Andrej fez sua estreia dia 31 de janeiro de 2016 contra o Bayern Munich, e só marcou seu primeiro gol em um empate contra o Werder Bremen onde foi expulso por acumular 2 cartões amarelos.
No dia 24 de maio, Kramarić assinou um contrato de 4 anos com a equipe e retomou sua boa fase sendo o artilheiro da temporada pelo Hoffenheim com 15 gols na Bundesliga.
O jogador foi considerado um dos melhores do time, ficando em 4° lugar ao lado de Niklas Süle, Ádám Szalai, Sandro Wagner e Sebastian Rudy.
Na Champions League, o jogador marcou 2 gols no empate em 3x3 contra o Lyon na temporada de 2018/19, ele ainda marcou um gol em cada partida de volta contra o Lyon, Shakhtar Donetsk e Manchester City.
Após marcar seu 47° gol pelo clube na vitória por 4x1 contra o Bayer Leverkusen, Andrej tornou-se o maior artilheiro de todos os tempos da Bundesliga, ultrapassando a marca de Sejad Salihović de 46 gols.
Na última rodada, no dia 27 de junho de 2020, o jogador marcou os 4 gols da vitória fora de casa contra o segundo colocado Borussia Dortmund, tornando - se o primeiro jogador do Hoffenheim a esse feito na Bundesliga.
Contra o campeão alemão e europeu, Bayern, Andrej marcou 2 gols na vitória por 4x1, encerrando uma sequência de 32 jogos sem perder e 23 vitórias consecutivas do time adversário e em outubro, ele foi nomeado Jogador do Mês da Bundesliga.
Em janeiro de 2021, ele superou Ivica Olić, tornando - se o artilheiro croata de todos os tempos na Liga após marcar 2 gols na vitória por 3x0 contra o Köln, atingindo o número de 74 gols.
Seleção da Croácia
Kramarić começou na seleção Sub - 14 em 2005 e até 2013, na seleção Sub -21, ele fez 53 aparições e marcou 22 gols.
Sob o comando do técnico Niko Kovač, Andrej foi convocado pela primeira vez para a seleção principal para um amistoso contra o Chipre, e também para a partida de classificação da UEFA Euro de 2016 contra Malta.
Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, ele marcou 2 gols contra a Ucrânia, garantindo a classificação da Croácia.
Após ser escalado para a Copa do Mundo, Andrej marcou o gol de empate contra a Rússia e a partida foi decidida nos pênaltis com a vitória da Croácia, que só foi parada na final contra a campeã França.
Curiosidades
Kramarić se casou com Mia Ćurković em uma cerimônia privada na antiga prefeitura de Zagreb em março de 2021 e em agosto do mesmo ano, seu primeiro filho Viktor Kramarić nasceu.
Andrej estudou Economia na Universidade de Zagreb e diz ser uma pessoa quieta e discreta, um cara educado que não gosta de baladas e não conta vantagem pela sua riqueza.
Além do futebol, o jogador gosta de natação, de passar seu tempo com a família e ouvir música.