A Bulgária First Professional League também conhecida como Bulgaria First League ou Parva League, e em termos mais atuais é chamada de Liga Efbet, é a liga profissional de futebol búlgaro.

O campeonato de futebol da Bulgária iniciou-se no ano de 1924 como Campeonato Estadual de Futebol da Bulgária, mas só tomou formato de liga em 1948 , quando o Grupo A instituído, e para que compreendamos um pouco mais sobre sua importância, tomaremos como ponto de partida que os seus campeões terão o direito de participar das pré-eliminatórias da Liga dos Campeões da UEFA.

Além disso, dois lugares na UEFA Europa League serão atribuídos à segunda equipe bem classificada na final ao vencedor dos playoffs europeus, onde um quarto lugar também poderá ser adicionado ao time de 4° posição no ranking final da liga.

Sendo assim, a liga é disputada por 14 equipes, e é dividida entre os times de promoção e rebaixamento junto à Segunda Liga Profissional de Futebol.

A Primeira Liga de Futebol Profissional que ocorreu nos anos de 2021/2022, disputou sua 98ª temporada da primeira divisão do sistema de ligas de futebol da Bulgária, foi a 6ª temporada da Primeira Liga Profissional de Futebol. O time Ludogorets Razgrad é o atual campeão pela 10ª vez consecutiva.

Bandeira da Bulgária. Imagem: Wikipédia

First Professional Football League

O Grupo Búlgaro A de Futebol Profissional foi criado em 2003.O grupo em questão era formado por 16 equipes, cada uma jogando duas vezes contra todas as outras, uma em casa e outra fora.

Na primeira temporada do recém-criado Grupo A, a temporada 2003-04, pela primeira vez na história, o Lokomotiv Plovdiv encerrou com 75 pontos, tornando-se campeão. No ano de 2004/ 2005, o CSKA Sofia ganhou o Grupo A pela 30ª vez.

Nas temporadas seguintes, o Levski Sofia comandado pelo técnico Stanimir Stoilov, tornou-se campeão duas vezes consecutivas. Uma curiosidade é que, o nome da atual Bulgarian Professional League nos anos de 2005 a 2006 foi A Football Group.

Nos dois anos que seguiram, 2007/2008, o time CSKA consagrou-se campeão do Grupo A pela 31ª vez sem perder 30 partidas seguidas. No entanto, durante o verão a UEFA não deu o aval para que o clube jogasse as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões da UEFA.

Então, o Levski Sofia substituiu o CSKA no torneio. Na temporada seguinte, o Levski Sofia conquistou seu último título dentro do Grupo A, com um ponto em vantagem para o CSKA.

Seguindo, a União de Futebol da Bulgária manejou algumas alterações do formato do Grupo A ante a temporada de 2014/ 2015, reduzindo o número de times participantes de 16 para 12.

No dia 7 de junho de 2016, alterou-se o nome da liga conhecida A Football Group para First Professional Football League, em decorrência da aprovação de novos critérios de licenciamento.

A partir da temporada de 2016/ 2017, a Federação Búlgara de Futebol propôs um novo formato de liga, dividida em duas fases distintas.

A primeira fase inclui: a competição de cada clube contra todas as outras equipes duas vezes fazendo um sistema de rodízio duplo, com a base de casa fora fazendo a disputa de 26 jogos por equipe, os times disputam sete partidas somando um total de 182 jogos durante a primeira fase.

A segunda fase inclui as seis primeiras equipes formando uma tabela de qualificação europeia, enquanto as oito últimas equipes participaram de um grupo de rebaixamento. O vencedor do primeiro grupo é declarado campeão da Bulgária.

Rebaixamento First Professional Football League

A First Professional Football League promoveu o esquema de rebaixamento a partir das oito equipes mais mal posicionadas ao final da liga.

No qual, as equipes foram divididas em dois subgrupos de quatro equipes, Grupo A e Grupo B, dependendo de sua posição final após a classificação da temporada regular.

As equipes que entram no Grupo A são 7º, 10º, 11º e 14º, e as equipes que participam do Grupo B são 8º, 9º, 12º e 13º.

Cada participante irá jogar duas vezes contra as outras três equipes de seu grupo, a disputa ocorrerá com base em casa fora. As equipes de oitavas de final também competirão com os resultados da temporada regular.

Ocorrida a fase de grupos, cada equipe terá disputado um total de 32 partidas, e de acordo com suas posições ao final do Grupo A e B, será formada duas sessões; uma vaga no playoff dentro das competições europeias da temporada seguinte, e outra para evitar o rebaixamento.

As duas primeiras equipes continuarão disputando as semifinais, sendo que, as duas últimas equipes de cada grupo seguirão para as semifinais para a partida de rebaixamento. Encerrada esta fase, uma equipe será diretamente rebaixada.

Já na Segunda Liga, as duas equipes restantes disputarão entre si duas partidas de rebaixamento contra o segundo e o terceiro clubes melhor classificados na Segunda Liga.

País de origem

A First Professional Football League tem como país de origem a Bulgária, localizado no leste do continente europeu, na região dos Bálcãs, fazendo fronteira com a Romênia a norte, a Sérvia bem como a Macedônia do Norte.

Time Nesebar

Nesebar é um clube de futebol tendo associação municipal búlgara com sede no município de Nesebar, situada na província de Burgas. Atualmente, o time compete na Terceira Liga de divisão de futebol búlgaro, estando posicionado no 65° da First Professional Football League.

Uniforme do time. Imagem: Hyperleap.

O FC Nesebar teve sua fundação em meados de 1946, sendo inicialmente nomeado por Chernomorets Nesebar. Em 1949, a equipe foi dividida em Dínamo e Cherveno Zname.

Já em 1957, a empresa de cultura física e esporte nomeada por Chernomorets foi restabelecida como equipe, e de 1979 a 2001, a equipe passou a se chamar Slanchev Bryag. Sendo que, nos anos de 1993 a 1996, a equipe foi renomeada mais uma vez PFC Nesebar.

Em 2001, sofreu mais uma alteração e se chama Nesebar, mas é só a partir de 2012 que a equipe é conhecida pelo seu nome atual, OFC Nesebar (Clube Municipal de Futebol), onde finalmente tornou- se um clube.

Brasão do time. Imagem: Wikipédia.

A história de OFC Nesebar não é tão cheia de conquistas, mas seus maiores sucessos serão listados abaixo, sendo a de maior prestígio a promoção para o Grupo A durante a temporada 2003/ 2004, foi a única vez que o clube jogou em nível mais alto obtendo a posição de terceiro lugar.

Entretanto, isso não durou muito tempo, pois já na sua primeira temporada na primeira divisão, eles foram rebaixados depois de apenas cinco vitórias.

Para que saibam mais sobre estas vitórias, elas ocorreram durante os seguintes eventos:

Ganhadores da Copa da Liga de Futebol Amador da Bulgária 2016.

Gradski stadion. Imagem: soccerway.

Jogadores

O FC Nesebar atualmente possui 33 jogadores de várias nacionalidades. Sendo assim, o time atual é composto pelos seguintes integrantes

Goleiros e defensores

Mário Isakov, Pavel Kolev, David Dosev, Ali Ahmed, Dimitar Popov (capitão), Hristin Kolev, Kristiyan Beshev, Stanislav Zhekov.

Meios – campistas

Daniel Benchev, Nikolay Damyanov. Ali Aliev, Nikolay Drosev, Hristomir Zlatinov, Grozdan Ivanov, Stanimir Baev, Patrik Popov, Simeon Baev.

Atacante

Yanek Kirilov

Treinador

Vasil Banov.

Compartilhe esse conteudo