O atleta italiano Stefano Sensi é um jogador de futebol profissional que joga atualmente pelo Unione Calcio Sampdoria, através de um empréstimo feito pelo Inter de Milão, pela Liga da série A, desde 2022.

O atleta atua dentro de campo como um meio campista, com a camisa Nº 5, e o jogador italiano tem 1,68m de altura, pesa 62 Kg e é um atleta destro.

Além de atuar pelo clube italiano Sampdoria, Sensi também participa ativamente em campeonatos internacionais defendendo a seleção da Itália em jogos mundiais, desde 2012, pela seleção SUB-17.

Stefano Sensi nasceu no dia 5 de agosto de 1995 na cidade histórica de Urbino, na região de Marche, na Itália.  

ESTILO DE ATUAÇÃO.

O atleta italiano Stefano Sensi é um meio campista central que também vem atuando nos últimos meses como um meio campo defensivo, em sua equipe. O craque italiano possui uma grande capacidade para executar passes longos com ambos os pés, apesar de ser destro.

(en.wikipedia.org) - Logomarca Sampdoria.

O seu potencial de controle em bolas rápidas também é surpreendente, facilitando bastante o fluxo de jogo, que geralmente envolve toda a equipe. A sua visão de jogo é bastante abrangente, o que lhe permite ser criativo na hora de elaborar jogadas novas ou criar situações que exijam rapidez e inteligência espacial.

Stefano Sensi também possui uma versatilidade fora do comum, na hora de ser usado em diversas posições. O italiano já atuou em posições de meio campo e ofensivas, como ala, como mezzala, ou médio interior, e também como atacante de apoio.

O jogador italiano Stefano Sensi tem sido observado por grandes clubes europeus, e diversos comentaristas já o definiram como uma das revelações mais promissoras dessa nova geração.

Stefano Sensi durante a partida da Série A entre Sampdoria x Juventus em Gênova, em 12 de março de 2022 (Foto de Loris Roselli/NurPhoto via Getty Images)

A sua performance, seu estilo de jogo e sua mobilidade estratégica dentro de campo, tem induzido muitos veteranos do futebol a compararem o jogador com outros atletas jovens e fantásticos, tais como Marco Verratti e o mais veterano, Andrea Pirlo, que foi considerado um dos maiores craques de fundo, de todos os tempos.

Porém, o próprio Stefano Sensi já admitiu que um dos maiores craques de todos os tempos, e que influencia muito sua vida, é o espanhol, Xavier Hernandez Creus, o Xavi, um dos principais meio campistas de todos os tempos, e atual treinador principal do Barcelona.

Sensi também já atraiu a atenção do treinador da seleção Italiana, Roberto Mancini, que o citou como: “ talentoso, rápido, com um bom caráter, calmo dentro de campo, e tecnicamente bom”.

CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.

O craque italiano começou cedo a disputar jogos internacionais pela seleção da Itália. No ano de 2012, com cerca de 17 anos de idade, Sensi participou em jogos mundiais pela seleção italiana amadora, SUB-17.

Stefano Sensi do FC Internazionale comemora após marcar o gol de abertura durante a partida da Série A entre FC Internazionale e Udinese Calcio no Stadio Giuseppe Meazza em 14 de setembro de 2019 em Milão, Itália. (Foto de Marco Luzzani - Inter/FC Internazionale via Getty Images)

Posteriormente, ele defendeu sua seleção também em 2015, ao participar de jogos pela seleção SUB-20, em uma disputa que foi travada contra a Polônia, no dia 7 de outubro daquele ano, em um jogo bem acirrado, e que terminou em empate por 2x2.

No dia 20 de novembro de 2018, Sensi finalmente teve a sua chance de participar na defesa da sua seleção Italiana principal, atuando como um jogador titular, em um jogo amistoso que ocorreu contra os EUA, na cidade de Genk, na Bélgica, e que terminou em 1x0 na vitória da Itália.

O primeiro gol de Stefano Sensi aconteceu no dia 26 de março de 2019, durante os jogos de qualificação para a Eurocopa de 2020. Naquele jogo, que ocorreu contra o Liechtenstein, a seleção da Itália venceu por 6x0.

E no mês de junho de 2021, Stefano Sensi chegou a ser incluído na listagem oficial de 26 melhores jogadores da Itália, para fazer parte da UEFA Euro 2020, com o aval do famoso treinador, Roberto Mancini.

Porém, infelizmente, ele veio a sofrer uma lesão durante os treinamentos intensivos, e precisou liberar a sua vaga para Matteo Pessina, que foi convocado em seu lugar.

CLUBES PRINCIPAIS.

O jovem atleta Sensi iniciou seus treinamentos em um clube local perto de sua casa, o clube Urbania FC. No ano de 2001, com cerca de 6 anos de idade, Stefano Sensi começou seus treinos pela modalidade juvenil, e permaneceu ali até 2007. Porém, naquela época, ele foi observado por um olheiro do clube Rimini Cálcio, que se surpreendeu muito com seu estilo de jogo, mesmo sendo um principiante.

Stefano Sensi do Inter durante a partida da Série A entre FC Crotone e FC Internazionale no Stadio Comunale Ezio Scida em 01 de maio de 2021 em Crotone, Itália.

(Foto de Maurizio Lagana/Getty Images)

Naquele ano de 2007, o jovem atleta migrou para lá, e passou a fazer parte do time juvenil do clube, e posteriormente jogou pelas categorias de base do clube. Mas no ano de 2010, no final daquela temporada, o clube Rimini decretou falência, e os jogadores se dispersaram para outros clubes.

Stefano Sensi migrou para o clube Cesena.

CESENA FC -

No ano de 2013, no dia 8 de setembro, Sensi fez a sua estreia como um jogador profissional, em uma disputa pela Lega Pro seconda divisione, em um jogo contra o Cálcio Reggiana 1919, que saiu vitorioso por 2x0. Cerca de 7 dias depois, Stéfano marcou seu primeiro gol contra o rival Como 1907 FC, que foi derrotado por 2x0.

Durante aquela primeira temporada profissional, Stefano Sensi chegou a disputar 26 jogos e garantiu 2 gols e um empate em casa, em uma disputa contra o Vicenza FC, no dia 4 de maio.

U.S. SASSUOLO CALCIO -

No dia 13 de janeiro de 2016, o craque foi contratado pelo clube da Série A, Unione Sportiva Sassuolo Calcio. Porém logo a seguir, foi emprestado de volta ao Cesena, jogando com a equipe deles por 6 meses, de acordo com o contrato de empréstimo.

Em julho de 2016, antes de começar a temporada de 2016/2017, o jogador retornou ao clube Sassuolo e realizou ali a sua estreia pela série A, em um jogo contra o clube Palermo, que finalizou em 1x0 com vitória para o Sassuolo.

E o primeiro gol de Sensi na 1ª divisão ocorreu em outubro de 2016, em um jogo que desafiou o recém-promovido clube Crotone FC, que foi derrotado por 2x1.

O italiano Sensi finalizou o período da sua primeira temporada com um total de 19 jogos em todas as competições, garantindo 1 gol realizado. Porém, na temporada de 2017/2018, ele garantiu 2 gols marcados, em 17 jogos pelo campeonato todo.

INTER DE MILÃO -

No dia 2 de julho de 2019, o jogador Stefano foi para o clube Inter de Milão através de um empréstimo feito pelo seu clube, o Sassuolo, com uma cláusula para opção de compra e uma taxa de transferência no valor de 25 milhões de euros.

O jogador realizou sua estreia no Inter de Milão no dia 26 de agosto, participando de um jogo contra o clube Unione Sportiva Lecce, que foi derrotado por 4x0 no jogo de abertura do Milan para a temporada de 2019/2020, pela série A. Naquele jogo, Sensi logo garantiu seu gol.

No dia 31 de agosto de 2020, o clube Inter usou sua cláusula de compra para obter o jogador e o atleta assinou um contrato de 4 anos.

SAMPDORIA FC -

No dia 29 de janeiro de 2022, Stefano foi emprestado ao clube Sampdoria.

Compartilhe esse conteudo