Stefan joga desde 2015 pelo Atlético de Madrid, mas ele começou sua carreira profissional em 2009, jogando em um time da Sérvia.

Stefan Savić nasceu no dia 8 de janeiro de 1991 (31 anos) em Mojkovac, cidade no norte de Montenegro. Ele tem 1,87m de altura e é destro.

A posição principal de Savić é zagueiro, ele defende a zaga do clube espanhol Atlético de Madrid, que disputa a La Liga e a UEFA Champions League.

Além do clube espanhol, Savić é zagueiro titular da Seleção Nacional de Montenegro desde 2010, disputando um total de 61 jogos pela seleção.

Atualmente, o zagueiro vale no mercado de jogadores o montante de 20 milhões de euros (equivalente a 102,9 milhões de reais), fazendo Savić ocupar o 1° lugar dos jogadores mais valiosos de Montenegro.

Individualmente, as maiores conquistas do jogador foram as cinco vezes em que foi considerado o Jogador do Ano de Montenegro (2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021)

Carreira Profissional

BSK Borča

Savić começou sua carreira profissional no BSK Borča, clube que disputava a segunda divisão da Sérvia, durante a temporada 2008/09.

No início de 2010, ele concordou em fazer um teste de dez dias com o Arsenal. De acordo com Savić, ele aceitou se juntar ao Arsenal no verão, mas a transferência nunca foi concluída.

Partizan

Em 29 de agosto de 2010, foi anunciado que Savić havia assinado um contrato de quatro anos, no valor de 300 mil euros, com o Partizan, ele recebeu a camisa número 15, que usa desde então.

Stefan fez 4 jogos na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA de 2010/11 e ajudou o clube a conquistar uma dobradinha.

Manchester City

Stefan Savic, do Manchester City, e Fernando Torres, do Chelsea, lutam pela bola durante a partida do FA Community Shield entre Manchester City e Chelsea no Villa Park em 12 de agosto de 2012 em Birmingham, Inglaterra. (Foto de Harry Engels - The FA/The FA via Getty Images)

Em 6 de julho de 2011, Savić assinou um contrato de quatro anos com o Manchester City, em um acordo de 6 milhões de euros.

Ele fez sua estreia contra o Swansea City em 15 de agosto, como substituto, no City of Manchester Stadium.

No dia 1° de outubro, ele saiu do banco e marcou seu primeiro gol pelo clube, na vitória por 4 a 0 sobre o Blackburn Rovers, foi o gol conclusivo da partida, uma cabeceada depois do escanteio de Samir Nasri.

Durante a suspensão de quatro jogos do zagueiro Vincent Kompany, de 11 a 25 de janeiro de 2012, Savić o substituiu no time titular.

Embora Savić tenha demonstrado breves lances experientes, ele mostrou muitos casos de nervosismo, resultando em frequentes passes errados, rebatidas e um pênalti crucial contra o Liverpool, em uma partida da Copa da Liga, resultando em uma vitória para os adversários.

Além dessa jogada péssima contra o Liverpool, ele causou o gol de Jermain Defoe, por meio de um passe ruim, na vitória do City por 3-2 sobre o Tottenham Hotspur.

Com o regresso de Kompany à equipe titular, Savić voltou ao banco. Ele terminou a temporada com 12 jogos no campeonato, o suficiente para uma medalha, já que o Manchester City venceu a Premier League de 2011/12 no último dia da temporada.

Fiorentina

Em 31 de agosto de 2012, o Fiorentina, clube italiano da Série A, contratou Savić como parte de um acordo que transferiu Matija Nastasić para o Manchester.

Ele escolheu novamente a camisa 15 e fez sua estreia com o clube em 7 de outubro, jogando a partida completa, em uma vitória de 1 a 0 sobre o Bologna.

Em dezembro de 2012, ele marcou seus dois primeiros gols pelo time, em um empate de 2 a 2 contra o Sampdoria.

Ele terminou a temporada com 26 jogos na liga e um na Copa da Itália, ajudando a Fiorentina a terminar em quarto lugar na Série A de 2012/13, garantindo assim um lugar na UEFA Europa League na temporada seguinte.

Savić continuou a ser um pilar na defesa da Fiorentina na temporada 2013/14, fazendo 31 jogos no campeonato, quando a Fiorentina terminou novamente em quarto lugar.

Savić fez quatro aparições na fase de grupos da Liga Europa e mais duas nas eliminatórias, com o Fiorentina nas oitavas de final da competição, sendo derrotada por 2 a 1 pelo rival Juventus.

Ele também jogou as duas partidas das semifinais da Copa da Itália com vitórias sobre a Udinese e na final, onde seu time perdeu por 3 a 1 para o Napoli.

Na temporada 2014/15, Savić atingiu a marca de 100 jogos pelo Fiorentina em todas as competições. Ele foi uma parte importante de sua corrida para as semifinais na Liga Europa de 2014/15 e o quarto lugar, pela terceira vez consecutiva, na Série A, fazendo um total de 41 aparições em todas as competições.

Atlético de Madrid

TALLINN, ESTÔNIA - 15 DE AGOSTO: Stefan Savic do Atlético de Madrid comemora com o troféu após a Supercopa da UEFA entre Real Madrid e Atlético de Madrid no Estádio Lillekula em 15 de agosto de 2018 em Tallinn, Estônia. (Foto de Alexander Hassenstein/Getty Images)

Em 20 de julho de 2015, Savić mudou-se para o Atlético de Madrid por 10 milhões de euros, assinando um contrato de cinco anos com o clube. O meio-campista Mario Suárez foi transferido gratuitamente para o Fiorentina como parte do acordo, embora Suárez mais tarde tenha sido vendido por 4 milhões de euros.

O zagueiro jogou pela primeira vez com o time no dia 15 de setembro de 2015, em uma disputa da Champions League, porém, essa partida foi marcada pela derrota de 1 a 0 contra o Shakhtar Donetsk.

Stefan fez sua estreia na La Liga sete dias depois, em uma vitória de 2 a 0 contra o FC Getafe. Em dezembro desse ano o zagueiro estreou também na Copa del Rey, no jogo com placar final de 2 a 1 para o Atlético, contra o FC Aufgel.

No total, desde sua estreia até hoje, ele já disputou 226 jogos pelo Atlético e conquistou 3 troféus com o time:

  • 1x Vencedor da Super Copa da UEFA em 2017/18
  • 1x Vencedor da Liga Europa em 2017/18
  • 1x Campeão da Espanha 2020/21

Seleção Nacional de Montenegro

Savić representou Montenegro em todos os níveis juvenis, incluindo equipes sub-17, sub-19 e sub-21.

Ele fez sua estreia internacional pela equipe principal de Montenegro em um amistoso contra a Irlanda do Norte, no dia 11 de agosto de 2010, substituindo Milan Jovanović nos 15 minutos finais

Em 10 de agosto de 2011, ele marcou seus dois primeiros gols na derrota por 3 a 2, no jogo amistoso contra a vizinha Albânia, no Estádio Loro Boriçi em Shkodër.

Desde sua estreia com a seleção, até hoje nas Qualificações da Copa do Mundo Qatar 2022, Savić defendeu a seleção do seu país 61 vezes e marcou 5 gols.

PODGORICA, MONTENEGRO - 13 DE NOVEMBRO: Davy Klaassen, da Holanda, luta pela bola com Stefan Savic, de Montenegro, durante a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2022 entre Montenegro e Holanda no Gradski Stadion Podgorica em 13 de novembro de 2021 em Podgorica, Montenegro (Foto de Nikola Krstic/Agência BSR/Getty Images)
Compartilhe esse conteudo