Atualmente ele defende o clube Inglês Burnley e a Seleção Nacional Holandesa.

Wout François Maria Weghorst nasceu no dia 7 de agosto de 1992 (29 anos) na cidade de Borne, Holanda. Ele tem 1,97m de altura e é destro.

Weghorst atua como atacante titular do clube inglês Burnley, que disputa a Premier League (primeira divisão da Inglaterra). Ele também ocupa a posição de atacante na seleção de futebol da Holanda.

O atleta assinou com seu atual clube recentemente, jogando sua primeira partida pelo clube na Premier League em fevereiro de 2022.

Até o final de janeiro de 2022 Weghorst jogava com o clube alemão Wolfsburgo, que disputa a Bundesliga, ele passou 3 temporadas e meia com o time.

Na temporada 2017/18, quando ainda jogava pelo clube AZ Alkmaar, ele ganhou o prêmio de artilheiro da copa KNVB (9 gols).

Weghorst tem seu atual valor no mercado de jogadores estipulado em 17 milhões de euros (equivalente a 86,4 milhões de reais). Esse preço faz dele o 3° jogador mais valioso do FC Burnley.

História Profissional

Início de Carreira

Weghorst começou sua carreira nos clubes locais RKSV NEO e DETO Twenterand, antes de despertar o interesse da equipe da Eredivisie Willem II. Apesar de ter a oportunidade de entrar no time principal, ele não conseguiu se destacar a esse ponto e, portanto, assinou com o FC Emmen, clube da Eerste Divisie (segunda divisão da Holanda).

Ele fez sua estréia em 10 de agosto de 2012 em um jogo contra o Dordrecht, uma partida que terminou em 1 a 1.

Weghorst faria seu primeiro gol no futebol profissional um mês depois, no clássico contra o Veendam, uma partida que terminou com uma vitória por 2 a 1 para o Emmen.

Ele conseguiu jogar em 28 partidas em sua temporada de estreia, marcando 8 gols. Após sua passagem pelo Emmen, Weghorst assinou um contrato com o clube da Eredivisie Heracles Almelo em uma transferência gratuita.

No dia 9 de agosto, Weghorst fez sua estreia na Eredivisie pelo Heracles Almelo, em uma derrota em casa por 3 a 0 contra o AZ Alkmaar no Polman Stadion.

Ele foi titular regular nos seus dois anos em Almelo. Na primeira temporada o clube lutou contra o rebaixamento da Eredivisie.

Sua segunda temporada foi mais bem-sucedida com o Heracles terminando na sexta posição e, através dos playoffs subsequentes, o clube se classificou para a pré eliminatória da Liga Europa, a primeira vez na história do Heracles Almelo que o clube se classificou para uma competição internacional.

Az Alkmaar

ALMELO, PAÍSES BAIXOS - 13 DE ABRIL: Wout Weghorst de AZ Alkmaar, Sebastian Jakubiak de Heracles Almelo durante a partida da Eredivisie holandesa entre Heracles Almelo e AZ Alkmaar no Estádio Polman em 13 de abril de 2018 em Almelo Holanda (Foto de Ed van de Pol/Sócrates/Getty Images)

Após a temporada de sucesso com o Heracles, Weghorst assinou um contrato de quatro anos com o AZ Alkmaar, em julho de 2016, no valor de 1,5 milhões de euros

Em 24 de novembro de 2016, ele marcou seu primeiro gol europeu, o importante gol da vitória de 1 a 0, em uma partida da fase de grupos da UEFA Europa League, contra o time irlandês Dundalk.

Weghorst começou a temporada 2017/18 com boa forma, exibida por 7 gols em suas primeiras 13 partidas. Ele continuou essa forma e depois de marcar 20 gols em 29 jogos entre todas as competições.

Ele terminou a temporada como terceiro artilheiro da Eredivisie, juntamente com Steven Berghuis, com 18 gols. Weghorst também teve 6 assistências.

Wolfsburgo

Em 26 de junho de 2018, Weghorst assinou um contrato de quatro anos com o VfL Wolfsburg, da Bundesliga, no valor de 10,5 milhões de reais.

Em 16 de março de 2019, ele marcou seu primeiro hat-trick pelo Wolfsburg, e o primeiro do clube depois de muito tempo, desde Mario Gómez em abril de 2017, em uma vitória por 5 a 2 sobre o Fortuna Düsseldorf.

Ele terminou sua primeira temporada na Alemanha com 17 gols, ocupando o terceiro lugar na tabela de gols da Bundesliga na campanha de 2018/19

Na temporada 2019/20, Weghorst produziu outro retorno com gols impressionante: marcando 16 vezes na liga, campanha em que o Wolfsburg terminou em 6º.

Weghorst marcou duas vezes nas pré-eliminatórias da Liga Europa de 2020/21, entretanto, o Wolfsburg não se classificou para a fase de grupos, perdendo para o time grego AEK Athens, na rodada dos playoffs.

WOLFSBURG, ALEMANHA - 19 DE SETEMBRO: Wout Weghorst do VfL Wolfsburg controla a bola durante a partida da Bundesliga entre VfL Wolfsburg e Eintracht Frankfurt na Volkswagen Arena em 19 de setembro de 2021 em Wolfsburg, Alemanha. (Foto de Mario Hommes/DeFodi Images via Getty Images

Burnley

Em 31 de janeiro de 2022, Weghorst assinou um contrato de três anos e meio com o Burnley, da Premier League, por uma taxa de £ 14 milhões.

Por conta de sua recém contratação, o atacante disputou apenas 10 partidas pelo Burnley na Premier League, seu primeiro jogo foi no dia 5 de fevereiro, contra o Watford, com o placar final empatado no 0 a 0.

Três jogos depois ele marcou seu primeiro gol pelo clube, contra o Brighton, foi o gol de abertura da partida, que terminou com placar final de 3 a 0.

Sua partida mais recente foi na derrota contra o Manchester City, no dia 2 de abril, placar final de 2 a 0.

Seleção Nacional da Holanda

Antes de ser convocado para a seleção principal da Holanda, Wout defendeu a seleção sub 21 em um único jogo, contra o time sub-21 de Portugal, foi uma derrota de 5 a 4, mas ele marcou presença fazendo um gol na partida.

Ele ganhou sua primeira convocação internacional completa no primeiro time holandês do técnico Ronald Koeman, em março de 2018. Ele fez sua estreia pela seleção principal em um amistoso internacional contra a Inglaterra, em 23 de março de 2018 na Amsterdam Arena.

Desde de então, o atacante já disputou 12 partidas e marcou 2 pela Seleção da Holanda. Seu primeiro gol foi em um amistoso contra a Geórgia, em 6 de junho de 2021, e o segundo foi seis dias depois, contra a Ucrânia na Eurocopa.

Sua partida mais recente foi contra a Seleção de Gibraltar, em uma vitória de 6 a 0 nas qualificações da Copa do Mundo Qatar 2022, no dia 11 de outubro de 2021.

ROTTERDAM - 11 DE OUTUBRO: Wout Weghorst da Holanda durante a partida das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2022 entre Holanda e Gibraltar no Stadion Feijenoord em 11 de outubro de 2021 em Rotterdam, Holanda (Foto de Geert van Erven/BSR Agency/Getty Images)
Compartilhe esse conteudo