Liechtenstein já foi impedido pela FIFA de disputar as Eliminatórias Europeias

Saiba mais sobre a história da seleção do país de 34 mil habitantes.

Um dos menores países do território europeu, Liechtenstein é uma seleção que teve a sua estreia oficial reconhecida pela FIFA em 1982, e de lá para cá, busca conquistar uma vaga para as competições europeias e internacionais.

Com o início em 1982, a seleção nacional teve um problema com a FIFA em 1985. Após não entrar em acordo com a organização mundial sobre a participação de jovens atletas na seleção, o país foi impedido pelo órgão que regulamenta as competições internacionais no futebol de disputar torneios europeus.

Essa exclusão durou até o ano de 1996, quando o país retornou à disputa das Eliminatórias para a Eurocopa de 1996. Liechtenstein é um dos países que nunca disputaram competições oficiais da UEFA ou da FIFA, e busca a primeira oportunidade desde então.

A retomada nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998

Em um grupo difícil, que tinha Romênia, Irlanda, Lituânia, Macedônia do Norte e Islândia, Liechtenstein terminou a sua participação sem pontuar na competição europeia que dava vaga ao Mundial de seleções de 98.

O último lugar no grupo 08, que teve a Romênia (diretamente) e Irlanda (repescagem) como as mais bem colocadas, Liechtenstein encerrou sua participação com 10 derrotas nos 10 jogos disputados, e um saldo de gols negativo em -49.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Liechtenstein tenta driblar em jogo da equipe. Foto: Folha de São Paulo

Para 2002, a expectativa era de que a seleção nacional conseguisse pontuar pela primeira vez nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo. Porém, o que se viu, foi a sequência do time fraco e outra campanha ruim da seleção.

No caminho até 2002, novo fracasso de Liechtenstein

Disputando o grupo 07, que tinha a Espanha do jovem atacante Raúl como o grande nome daquela equipe, Liechtenstein terminou a fase de classificação para a Copa do Mundo em último lugar no grupo, sem pontuar novamente.

Com oito jogos disputados, a seleção perdeu todos os confrontos, e terminou a competição com o saldo negativo de -23. Já a Espanha e a Áustria, as mais bem colocados do grupo, garantiram suas classificações para a Copa do Mundo e a repescagem europeia respectivamente.

Para buscar a vaga na Copa de 2006, Liechtenstein decide renovar o time

Na disputa do grupo 03, além da Seleção Liechtensteiniense, estavam Portugal, Eslováquia, Rússia, Estônia, Letônia e Luxemburgo. Diferentemente das participações anteriores no torneio, o pequeno país europeu conseguiu pontuar na competição.

Ao longo da campanha que ficou marcada pelo penúltimo lugar no grupo, Liechtenstein somou oito pontos em 12 jogos, com duas vitórias, dois empates e oito derrotas. Mesmo a equipe não conseguindo alcançar as melhores colocações no grupo, o que deixou a torcida contente, foi o fato do país finalmente pontuar na competição.

Jogador de futebol com uniforme azul

Descrição gerada automaticamente
Jogador fica atento no jogo da seleção local. Foto: Wikimedia

Porém, no caminho até a Copa da África do Sul em 2010, o que se viu foi fraqueza da seleção, que terminou em último lugar no seu grupo das Eliminatórias Europeias.

Liechtenstein novamente repete o último lugar do grupo

Envolvida na disputa do grupo 04, a seleção do pequeno país europeu viu a Alemanha e a Rússia se destacarem e conseguiram as melhores posições. Por curiosidade, os alemães tinham um time novo, com jogadores que começavam a demonstrar sua qualidade no cenário internacional, como o goleiro Neuer e o atacante Thomas Muller.

O jovem time alemão foi o terceiro colocado da Copa do Mundo de 2010, que teve a Espanha como campeã em final realizada contra a Holanda. O time espanhol teve em Iniesta o jogador decisivo e que marcaria o gol do título dos espanhóis.

Homens jogando futebol de campo

Descrição gerada automaticamente
Disputa de bola em jogo da Seleção de Liechtenstein. Foto: Trivela

A campanha de Liechtenstein ficou marcada no grupo pelo desempenho fraco, não alcançando nenhuma vitória no torneio. Ao longo da trajetória da equipe, foram dois pontos conquistados em dois empates durante os 10 jogos, e perdendo os outros oito confrontos.

A trajetória nas Eliminatórias de 2014 é igual à de 2010

Disputando uma vaga para a Copa do Mundo realizada no Brasil, Liechtenstein joga o grupo 07, com Bósnia Herzegovina, Grécia, Eslováquia, Lituânia e Letônia. A campanha da Seleção Liechtensteiniense é semelhante à disputa anterior, e a equipe encerra a competição sem vencer nenhum jogo.

Ao longo dos 10 jogos, foram dois empates e oito derrotas.

Por curiosidade, o time da Alemanha que começa a ser montado na trajetória até a Copa de 2010, é o vencedor da Copa do Mundo no Brasil e leva o seu quarto título mundial para casa.

Liechtenstein não pontua nas Eliminatórias da Rússia

Participante do grupo C das Eliminatórias Europeias, a seleção do pequeno país europeu terminou a competição sem pontuar. Com 10 derrotas em 10 jogos, o time acabou sucumbindo no grupo que tinha a Espanha como grande favorita.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador da seleção local corre para tentar a jogada. Foto: Trivela

Além dos espanhóis, Itália, Albânia, Israel e Macedônia do Norte, também faziam parte do grupo. Por curiosidade, esse grupo teve a Itália como classificada para a repescagem europeia, e a grande campeã mundial deixaria de disputar a Copa do Mundo, após perder a vaga no mata-mata decisivo.

Não será em 2022 a estreia de Liechtenstein em Copas

Com uma campanha fraca no grupo J que tinha Alemanha, Macedônia do Norte, Romênia, Armênia e Islândia, a Seleção Liechtensteiniense encerra sua participação com apenas um ponto conquistado em 10 jogos, e uma campanha de um empate e nove derrotas, com o saldo de gols negativo de -32.

Agora, a seleção do pequeno país europeu, aguarda convites para poder disputar amistosos nas datas FIFA, além do retorno das competições europeias no próximo ano.

Quer ficar ligado em tudo o que rola entre as seleções mundiais? Então, acompanhe o Bets! Aqui, você não perde nenhum lance e vive ligado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo