O time profissional atualmente faz parte de duas competições de alto nível, a Bundesliga e a Eurocopa de Basquete.
O Hamburgo Towers é o time de basquete da cidade de Hamburgo, que atualmente joga na Bundesliga de basquete (BBL) e na Eurocopa FIBA.
O clube começou competindo na segunda divisão alemã (ProA) no início da temporada 2014/15 e foi promovido à BBL no final da temporada 2018/19.
Na hierarquia das ligas de basquete da Alemanha, a Bundesliga é a divisão mais importante do esporte. Já a Eurocopa ULEB é a segunda principal competição da Europa, que dá acesso à competição mais relevante do basquete no continente, a Euroliga.
A equipe é operada pela Hamburg Towers Basketball mbH, fundada em 2013, propriedade de Jan Fischer, Jochen Franzke, Tomislav Karajica e Marvin Willoughby. Seus diretores administrativos são de Jan Fischer e Marvin Willoughby.
Os jogos em casa do time acontecem no salão de esportes Edel-optics.de Arena, com a capacidade para receber até 3.400 expectadores.
História do Time:
Em fevereiro de 2013, o ex-jogador de basquete Pascal Roller, juntamente com o empresário Wolfgang Sahm, anunciaram que existiam planos concretos para um futuro time de basquete da primeira divisão, com o nome de Hamburg Towers.
Em setembro de 2013, Roller e Marvin Willoughby apresentaram o projeto, enquanto a empresa operadora de basquete mbH Hamburg Towers foi fundada.
A elegibilidade para participar da temporada 2014/15 do ProA foi concedida em junho de 2014. O primeiro treinador na história do clube foi Hamed Attarbashi.
O primeiro jogo oficial foi vencido no final de setembro de 2014 contra o Giessen 46ers por 66 a 65. A estreia do jogo em casa aconteceu em outubro contra o Bayer Leverkusen.
Na sua primeira temporada, os Towers terminaram em oitavo lugar com 15 vitórias e 15 derrotas. Nos playoffs subsequentes, o time enfrentou Oliver Baskets de Würzburg, nas quartas de final, e foi eliminado por 3 a 0.
Na temporada 2015/16, o Hamburg chegou aos play-offs em quinto lugar, logo depois foi eliminado pelo Oettinger Rockets de Gotha, nas quartas de final, por 3 a 2.
O Hamburgo terminou a temporada 2016/17 em nono lugar e, portanto, perdeu a qualificação para os playoffs. Com uma frequência de 3.047 espectadores por jogo em casa, a equipe teve a maior média de público na liga nesta campanha.
Em maio de 2018, o americano Mike Taylor foi contratado como novo treinador principal do time. Com o novo treinador, os Hamburgers esperavam conseguir a desejada promoção à BBL.
Na temporada 2018/19, o clube se classificou em quarto lugar na rodada do campeonato. Em abril de 2019, a promoção esportiva do Hamburg para a BBL era certa.
A ascensão se concretizou depois que o time derrotou o campeão da rodada regular Chemnitz, fora de casa, por 78 a 72, no quinto e último jogo da semifinal. Carlton Guyton foi o MVP com 28 pontos e Justus Hollatz, acertou a cesta de três pontos decisiva nos segundos finais.
Após a promoção para a Bundesliga, a equipe sofreu algumas mudanças, embora sete jogadores do elenco campeão, como Beau Beech e Tevonn Walker, tenham sido mantidos.
O primeiro jogo da Bundesliga na história do clube foi em 30 de setembro de 2019 contra o então campeão alemão, Bayern de Munique. Hamburgo perdeu por 55 a 111.
No final de abril de 2020, foi decidido encerrar a temporada da Bundesliga devido à disseminação do coronavírus.
Um tempo depois foi decidido a execução de um torneio final para finalizar a temporada, jogariam dez equipes, o Hamburgo decidiu não participar desta rodada final.
Naquela época, o Hamburgo estava em último lugar na tabela, mas devido às condições anormais, a regra do rebaixamento foi anulada.
O contrato com o técnico Taylor, cuja liderança da equipe registrou três vitórias e 17 derrotas na temporada 19/20 da BBL, não foi prorrogado posteriormente.
No final de junho de 2020, o Pedro Calles foi apresentado como o novo treinador do Hamburgo e assinou um contrato de dois anos.
Primeiro dia de jogo da temporada 2020/21 (8 de novembro), a equipe conquistou sua primeira vitória em casa desde a promoção à Bundesliga, com um placar de 78 a 75 sobre o Bamberg.
O Hamburg venceu seus primeiros cinco jogos da temporada na BBL seguidamente, ficando em primeiro lugar na tabela, na largada da competição.
Em 14 de abril de 2021, o Towers conquistou sua nona vitória consecutiva. Com a conquista, a equipe garantiu o primeiro playoff de sua história na BBL.
Nos playoffs eles foram eliminados na primeira rodada contra o Alba Berlin, Justus Hollatz foi considerado o melhor jogador jovem da Bundesliga na temporada.
Em junho de 2021, Hamburgo conquistou uma vaga na segunda maior competição europeia, a EuroCup. A primeira vitória na competição europeia veio em novembro de 2021 contra Lietkabelis Panevezys da Lituânia.
Temporada Atual (21/03/2022)
Hoje o Hamburgo está disputando duas grandes competições. Na BBL, o time está classificado na 9ª posição do ranking, lutando para conseguir uma vaga nos playoffs, o clube precisa subir pelo menos uma colocação para isso. Na tabela eles se encontram empatados com 12 vitórias e 12 derrotas.
Já na Copa Europeia (ULEB), o clube está situado no Grupo A, na 7ª colocação da tabela, com 6 vitórias e 8 derrotas.
O técnico principal do time é o Pedro Calles, ele já treinou grandes times de basquete da Alemanha e em 2018/2019 ganhou o prêmio de técnico da BBL com o Rasta Vechta.
Confira a seguir a relação dos atletas escalados para o time na temporada atual:
- Jaylon Brown - N°0
- Zachary Brown - N°1
- Jordânia Walker - N°2
- Maximiliano DiLeo - N°3
- Calebe Homesley - N°5
- Osaro Juergen - N°6
- Lucas Meisner - N°7
- Robin Christen - N°8
- Maik Kotsar - N°11
- Seth Hinrichs - N°12
- Trevon Blueett - N°15
- Eddy Edgin - N°17
- Hendrik Drescher - N°20
- Justus Hollatz - N°21
- Leif Moller - N°23
Os jogadores em destaque são: C. Homesley (Ala-armador) é o destaque ofensivo da temporada com a média de 17 pontos por partida, J. Brown é o segundo jogador em destaque com 14.3 pontos em média por partida e em terceiro lugar, M. Kotsar tem a média de 13.1 pontos por jogo.
O último jogo da equipe na BBL foi no dia 19/03, na 26ª rodada, contra o Ludwigsburg e o Hamburgo perdeu a partida por 79 a 75.
A próxima partida da BBL está programada para a data 12/03 contra o NOVE’S Chemnitz, time que está fazendo uma temporada forte e ocupa a 6ª colocação, se tornando um alvo difícil de se superar para o Hamburgo
Já na Eurocopa a partida mais recente do time foi em 16 de março, com o placar vitorioso contra Slask Wroclaw. O próximo jogo está marcado para 30 de março contra Dolomiti Energia Trento.