Saiba mais o time de basquete profissional da Alemanha: Hamburg Towers

Lucca
Lucca,
5 em minutos de leitura
Saiba mais o time de basquete profissional da Alemanha: Hamburg Towers

O time profissional atualmente faz parte de duas competições de alto nível, a Bundesliga e a Eurocopa de Basquete.

O Hamburgo Towers é o time de basquete da cidade de Hamburgo, que atualmente joga na Bundesliga de basquete (BBL) e na Eurocopa FIBA.

O clube começou competindo na segunda divisão alemã (ProA) no início da temporada 2014/15 e foi promovido à BBL no final da temporada 2018/19.

Na hierarquia das ligas de basquete da Alemanha, a Bundesliga é a divisão mais importante do esporte. Já a Eurocopa ULEB é a segunda principal competição da Europa, que dá acesso à competição mais relevante do basquete no continente, a Euroliga.

A equipe é operada pela Hamburg Towers Basketball mbH, fundada em 2013, propriedade de Jan Fischer, Jochen Franzke, Tomislav Karajica e Marvin Willoughby. Seus diretores administrativos são de Jan Fischer e Marvin Willoughby.

Os jogos em casa do time acontecem no salão de esportes Edel-optics.de Arena, com a capacidade para receber até 3.400 expectadores.

História do Time:

Em fevereiro de 2013, o ex-jogador de basquete Pascal Roller, juntamente com o empresário Wolfgang Sahm, anunciaram que existiam planos concretos para um futuro time de basquete da primeira divisão, com o nome de Hamburg Towers.

Em setembro de 2013, Roller e Marvin Willoughby apresentaram o projeto, enquanto a empresa operadora de basquete mbH Hamburg Towers foi fundada.

A elegibilidade para participar da temporada 2014/15 do ProA foi concedida em junho de 2014. O primeiro treinador na história do clube foi Hamed Attarbashi.

O primeiro jogo oficial foi vencido no final de setembro de 2014 contra o Giessen 46ers por 66 a 65. A estreia do jogo em casa aconteceu em outubro contra o Bayer Leverkusen.

Na sua primeira temporada, os Towers terminaram em oitavo lugar com 15 vitórias e 15 derrotas. Nos playoffs subsequentes, o time enfrentou Oliver Baskets de Würzburg, nas quartas de final, e foi eliminado por 3 a 0.

Na temporada 2015/16, o Hamburg chegou aos play-offs em quinto lugar, logo depois foi eliminado pelo Oettinger Rockets de Gotha, nas quartas de final, por 3 a 2.

O Hamburgo terminou a temporada 2016/17 em nono lugar e, portanto, perdeu a qualificação para os playoffs. Com uma frequência de 3.047 espectadores por jogo em casa, a equipe teve a maior média de público na liga nesta campanha.

Em maio de 2018, o americano Mike Taylor foi contratado como novo treinador principal do time. Com o novo treinador, os Hamburgers esperavam conseguir a desejada promoção à BBL.

Na temporada 2018/19, o clube se classificou em quarto lugar na rodada do campeonato. Em abril de 2019, a promoção esportiva do Hamburg para a BBL era certa.

A ascensão se concretizou depois que o time derrotou o campeão da rodada regular Chemnitz, fora de casa, por 78 a 72, no quinto e último jogo da semifinal. Carlton Guyton foi o MVP com 28 pontos e Justus Hollatz, acertou a cesta de três pontos decisiva nos segundos finais.

Após a promoção para a Bundesliga, a equipe sofreu algumas mudanças, embora sete jogadores do elenco campeão, como Beau Beech e Tevonn Walker, tenham sido mantidos.

blog photos
16 de novembro de 2021, Hamburgo: Basquetebol: Eurocup, Hamburg Towers - Boulogne Metropolitans 92, Fase Preliminar, Grupo A, Jornada 5, edel-optics.de Arena. Keith Hornsby, atacante do Boulogne Metropolitans (esquerda) e o ala do Hamburgo, Jaylon Brown, brigam pela bola. Foto: Axel Heimken/dpa (Foto de Axel Heimken/picture aliança via Getty Images)

O primeiro jogo da Bundesliga na história do clube foi em 30 de setembro de 2019 contra o então campeão alemão, Bayern de Munique. Hamburgo perdeu por 55 a 111.

No final de abril de 2020, foi decidido encerrar a temporada da Bundesliga devido à disseminação do coronavírus.

Um tempo depois foi decidido a execução de um torneio final para finalizar a temporada, jogariam dez equipes, o Hamburgo decidiu não participar desta rodada final.

Naquela época, o Hamburgo estava em último lugar na tabela, mas devido às condições anormais, a regra do rebaixamento foi anulada.

O contrato com o técnico Taylor, cuja liderança da equipe registrou três vitórias e 17 derrotas na temporada 19/20 da BBL, não foi prorrogado posteriormente.

No final de junho de 2020, o Pedro Calles foi apresentado como o novo treinador do Hamburgo e assinou um contrato de dois anos.

Primeiro dia de jogo da temporada 2020/21 (8 de novembro), a equipe conquistou sua primeira vitória em casa desde a promoção à Bundesliga, com um placar de 78 a 75 sobre o Bamberg.

O Hamburg venceu seus primeiros cinco jogos da temporada na BBL seguidamente, ficando em primeiro lugar na tabela, na largada da competição.

Em 14 de abril de 2021, o Towers conquistou sua nona vitória consecutiva. Com a conquista, a equipe garantiu o primeiro playoff de sua história na BBL.

Nos playoffs eles foram eliminados na primeira rodada contra o Alba Berlin, Justus Hollatz foi considerado o melhor jogador jovem da Bundesliga na temporada.

Em junho de 2021, Hamburgo conquistou uma vaga na segunda maior competição europeia, a EuroCup. A primeira vitória na competição europeia veio em novembro de 2021 contra Lietkabelis Panevezys da Lituânia.

blog photos
ULM, ALEMANHA - 03 DE MARÇO: O treinador Pedro Calles do Hamburg Towers gesticula durante o EasyCredit BBL entre Ratiopharm Ulm e Hamburg Towers em 3 de março de 2021 em Ulm, Alemanha. (Foto de Harry Langer/DeFodi Images via Getty Images)

Temporada Atual (21/03/2022)

Hoje o Hamburgo está disputando duas grandes competições. Na BBL, o time está classificado na 9ª posição do ranking, lutando para conseguir uma vaga nos playoffs, o clube precisa subir pelo menos uma colocação para isso. Na tabela eles se encontram empatados com 12 vitórias e 12 derrotas.

Já na Copa Europeia (ULEB), o clube está situado no Grupo A, na 7ª colocação da tabela, com 6 vitórias e 8 derrotas.

O técnico principal do time é o Pedro Calles, ele já treinou grandes times de basquete da Alemanha e em 2018/2019 ganhou o prêmio de técnico da BBL com o Rasta Vechta.

Confira a seguir a relação dos atletas escalados para o time na temporada atual:

  • Jaylon Brown - N°0
  • Zachary Brown - N°1
  • Jordânia Walker - N°2
  • Maximiliano DiLeo - N°3
  • Calebe Homesley - N°5
  • Osaro Juergen - N°6
  • Lucas Meisner - N°7
  • Robin Christen - N°8
  • Maik Kotsar - N°11
  • Seth Hinrichs - N°12
  • Trevon Blueett - N°15
  • Eddy Edgin - N°17
  • Hendrik Drescher - N°20
  • Justus Hollatz - N°21
  • Leif Moller - N°23

Os jogadores em destaque são: C. Homesley (Ala-armador) é o destaque ofensivo da temporada com a média de 17 pontos por partida, J. Brown é o segundo jogador em destaque com 14.3 pontos em média por partida e em terceiro lugar, M. Kotsar tem a média de 13.1 pontos por jogo.

O último jogo da equipe na BBL foi no dia 19/03, na 26ª rodada, contra o Ludwigsburg e o Hamburgo perdeu a partida por 79 a 75.

A próxima partida da BBL está programada para a data 12/03 contra o NOVE’S Chemnitz, time que está fazendo uma temporada forte e ocupa a 6ª colocação, se tornando um alvo difícil de se superar para o Hamburgo

Já na Eurocopa a partida mais recente do time foi em 16 de março, com o placar vitorioso contra Slask Wroclaw. O próximo jogo está marcado para 30 de março contra Dolomiti Energia Trento.

blog photos
16 de novembro de 2021, Hamburgo: Eurocup, Hamburg Towers - Boulogne Metropolitans 92, Fase Preliminar, Grupo A, Jornada 5, edel-optics.de Arena. O jogador do Hamburgo, Caleb Homesley (esquerda) e Tomer Ginat, do Boulogne Metropolitans, lutam pela bola. Foto: Axel Heimken/dpa (Foto de Axel Heimken/picture aliança via Getty Images)

ARTIGOS RELACIONADOS

Fica ou sai? Entenda o que está em jogo para Lewa permanecer no BayernFica ou sai? Entenda o que está em jogo para Lewa permanecer no Bayern
Fica ou sai? Entenda o que está em jogo para Lewa permanecer no Bayern

Craque polonês está queimado no vestiário, mas diretoria não quer deixá-lo sair faltando um ano de contrato A possível transferência de Robert Lewandowski para o Barcelona parece mais difícil do que os últimos rumores dão a entender. Embora o clube...

Gab
2 em minutos de leitura
#Alemanhã,#Premier League,#Bayern de Munique,#Notícias do Dia,#Futebol

Mané veste a camisa do Bayern após exames médicos

Atacante que jogou pelo Liverpool nos últimos anos vai se transferir para o futebol alemão O atacante Sadio Mané aterrisou hoje (21/6), terça feira, em Munique para fazer exames...

Gab

2 em minutos de leitura

#Alemanhã,#Hungria,#Liga das Nacoes da UEFA,#Notícias do Dia,#Futebol

Alemanha segue invicta mas só empata: igualdade na Hungria

Hansi Flick continua invicto no comando da seleção alemã, mas o retrospecto recente é repleto de igualdades A Alemanha viajou até a Hungria neste sábado (11/6) e arrancou um emp...

Gab

2 em minutos de leitura

#Alemanhã,#Bundesliga,#Bayern de Munique,#Futebol,#Notícias do Dia

“Contrato é contrato” – diz presidente do Bayern sobre Lewa!

Mandatário do clube alemão se mostrou irritado sobre situação do atacante polonês Ao longo dos últimos dias, Bayern e Lewandowski vivem um embate diário na mídia, e o clima entr...

Victor Simonelli

2 em minutos de leitura

#Itália,#Liga das Nacoes da UEFA,#Notícias do Dia,#Futebol,#Alemanhã

Empate em Bolonha: Alemanha consegue igualdade na Itália

Seleção de Mancini abriu o placar no segundo tempo mas cedeu o empate logo em seguida A Itália recebeu a Alemanha nesta tarde de sábado (4 de junho), no estádio Renato Dall'Ara,...

Gab

2 em minutos de leitura