O atleta ucraniano Ruslan Volodymyrovych Malinovskyi é um jogador de futebol profissional que atualmente está contratado pelo clube italiano Atalanta, desde 2019, atuando dentro de campo como um meio campista, e usando a camisa Nº 18.
O craque tem 1,81m de altura, pesa aproximadamente 79 kg e apesar de ser um jogador preferencialmente canhoto, ele demonstra grandes habilidades jogando com ambos os pés.
Ruslan, além de representar muito bem o seu clube italiano, também tem participado ativamente em campeonatos internacionais defendendo a sua terra natal, a seleção da Ucrânia, desde 2011, quando começou a disputar jogos mundiais pela seleção SUB-19.
O atleta nasceu no dia 4 de maio de 1993, na cidade de Zhytomyr, ao lado norte ocidental da Ucrânia.
No dia 17 de novembro de 2020, o jogador foi acometido de Covid-19 durante o pico da pandemia na Itália, mas se recuperou bem e rapidamente.
Em um jogo no dia 24 de fevereiro de 2022, durante um enfrentamento contra o Olympiacos FC, o craque garantiu seu gol, e imediatamente mostrou uma escrita em sua camiseta: “Sem guerra na Ucrânia”, após a invasão Russa.
O jogador Ruslan é considerado um especialista dentro de campo, em bolas paradas. O seu chute certeiro e potente realizado com ambos os pés, têm destacado o atleta como uma das maiores revelações entre os melhores jogadores da atualidade.
PRIMEIROS CLUBES.
FC POLISSYA ZHYTOMYR - (futebol amador)
O jovem jogador Ruslan começou a treinar seus primeiros chutes com 7 anos de idade, no ano 2000, em um clube amador que disputava campeonatos regionais locais, perto de sua casa, o clube Polissya Zhytomyr. Ali o atleta começou seus primeiros treinamentos jogando pela modalidade juvenil, com as orientações de seu treinador, Serhiy Zavalko.
FC SHAKHTAR DONETSK - (amador e profissional)
Cerca de uns 6 anos depois, em 2011, Malinovskyi migrou para um dos clubes mais tradicionais da Ucrânia, o Shakhtar Donetsk, onde passou a treinar pelas categorias de base do clube, com cerca de 13 anos de idade. Ali o craque permaneceu durante muitos anos.
Porém, durante aquele período de tempo, o jogador foi enviado a outros clubes, por empréstimo, e passou a adquirir mais experiência, sempre aperfeiçoando seu estilo de jogo.
Naquele período inicial junto ao seu clube, Ruslan permaneceu jogando pelo Shakhtar 3, a equipe reserva amadora, da modalidade Júnior do clube, entre 2010 e 2012. Ali, Ruslan chegou a disputar um total de 39 jogos e marcou 10 gols. Apesar do seu sucesso imediato e surpreendente, o craque não jogou nenhuma partida pela equipe principal.
Entretanto, a partir de 2011, o clube Shakhtar já havia reconhecido Ruslan como um jogador sênior.
FC SEVASTOPOL - (empréstimo)
Durante a temporada de 2012/2013, o craque passou a jogar pelo clube ucraniano Sevastopol, por empréstimo, onde conseguiu participar em 16 jogos, marcando 1 gol.
Em 2013, também chegou a jogar pelo time rural da equipe, o Sevastopol II, o “clube da fazenda” como era chamado. Ali Ruslan apareceu jogando em 4 jogos e marcou
1 gol.
O clube Sevastopol, no ano de 2014, precisou ser dissolvido por causa da invasão russa que a península da Criméia sofreu naquele ano. Depois disso, um novo clube foi criado, pelo consentimento da Rússia.
FC ZORYA LUHANSK - (empréstimo)
Ainda no final do ano de 2014, Ruslan foi emprestado para o clube ucraniano Zorya Luhansk, onde se destacou incrivelmente como o principal titular da equipe. Durante aquele período de tempo jogando pelo time, Ruslan foi considerado como o melhor atleta jovem do futebol ucraniano. 3
Ele chegou a marcar gols, tanto pela Premier League da Ucrânia, como também garantiu 2 gols pela UEFA Europa League, em uma disputa contra o rival belga, Royal Charleroi SC.
KONINKLIJKE RACING CLUB GENK - (empréstimo)
Depois de brilhar dentro de campo e marcar diversos gols, no dia 1º de janeiro de 2016, o craque foi novamente emprestado e passou a disputar seus jogos pelo clube belga, KRC Genk, até o fim da temporada.
Sua estreia aconteceu durante a semifinal da Copa da Bélgica, onde Ruslan jogou 72 minutos dentro de campo, contra o belga, Royal Standard Liege.
De forma geral, durante aquela permanência de Malinovskyi junto ao clube Genk, ele conseguiu disputar 41 partidas em todos os torneios, garantiu 13 gols para o time e ainda produziu 8 assistências.
KONINKLIJKE RACING CLUB GENK -
Depois de apresentar um resultado surpreendente junto ao clube Genk, no dia 29 de maio de 2017, seus diretores decidiram contratar o craque, transformando seu contrato de empréstimo em um definitivo e oficial, válido por 4 anos. Depois de fechar acordos com o clube Shakhtar Donetsk, Ruslan passou a fazer parte do grupo.
ATALANTA BERGAMASCA CALCIO FC -
No dia 16 de julho de 2019, depois de ser assediado por alguns dos maiores clubes da europa, o craque Ruslan foi procurado pelo clube italiano Atalanta, que apresentou ao jogador uma oferta irrecusável. O acordo com o clube Genk foi fechado por € 13,7 milhões de euros.
Durante uma disputa importante contra o Manchester City, em um jogo da UEFA Champions League, no dia 22 de outubro de 2019, Ruslan marcou seu primeiro gol pelo novo time italiano, embora o Manchester tenha vencido naquele dia, por 5x1.
Apesar da derrota, os torcedores do Atalanta nomearam Malinovskyi como o jogador do mês, devido ao seu grande empenho em “turbinar a equipe”, dentro de campo.
Ruslan também marcou seu primeiro gol pela série A, aos 44 minutos de jogo, ao enfrentar o clube italiano, Hellas Verona FC que foi derrotado por 3x2, no dia 7 de dezembro de 2019.
E no dia 24 de junho de 2020, o Atalanta obteve outra vitória em um jogo contra o Società Sportiva Lazio, que amargou a derrota por 3x2, sendo um dos gols marcados por Malinovskyi.
E posteriormente no dia 18 de abril de 2021, o craque ucraniano marcou seu gol da vitória contra o Juventus FC, que perdeu o jogo por 1x0. Aquela foi a primeira vitória do Atalanta contra o time Juventus pela série A, desde o mês de fevereiro de 2001.
Durante a final da Copa Itália, no dia 19 de maio de 2021, o craque marcou seu gol, em uma disputa acirrada contra o mesmo rival, Juventus FC. Ruslan marcou seu gol de empate contra o Juventus, mas aos 73 minutos de jogo, Federico Chiesa do Juventus, garantiu seu gol, fechando com a derrota do Atalanta, em 2x1.
CAMPEONATOS INTERNACIONAIS.
O craque foi um membro da seleção nacional de SUB-19 da Ucrânia. Ele também fez 5 aparições em jogos mundiais no ano de 2020, conquistando 1 gol. E durante 2021, realizou 13 aparições em torneios mundiais.