Fundado em 2003, o Rukh Lviv é um time de futebol ucraniano que, atualmente, disputa a primeira divisão local.

Embora também chame a atenção por sua recente fundação, o Rukh Lviv se destaca dos demais ucranianos por contar com um brasileiro em seu plantel: estamos falando do meia Talles.

Com passagens por Fluminense, Mirassol, Noroeste e Vila Nova, times que transitam entre as séries A e C do Campeonato Brasileiro, o jogador é um dos destaques mais positivos do elenco ucraniano que tem como cores principais o amarelo associado ao preto.

Arena Lviv, a casa do time

O Rukh Lviv manda seus jogos na Arena Lviv, que, moderna, acompanha a recente trajetória do clube.

Localizada em Lviv, município ucraniano de bastante renome que inclusive, o estádio costuma ser bastante hostil aos adversários que vão ao local para tentar tirar pontos dos donos da casa.

Grupo de pessoas posando para foto de uniforme

Descrição gerada automaticamente
Categoria Sub-19 também já entrou em campo na Arena Lviv (Foto: Divulgação/Site oficial do Rukh Lviv)

Normalmente quando joga longe de seus domínios, o Rukh Lviv veste preto em camisa, calção e meiões.

Já quando joga em casa, o clube defende as cores amarelas em todos os componentes do uniforme. Visualmente, isso também ajuda no sentido de fazer com que a casa do Rukh Lviv fique caracterizada a cada duelo.

Símbolo de sucesso e vitória

Por mais que não tenha um apelido formal, o Rukh Lviv se intitula como uma instituição que se esforça o suficiente para se tornar um verdadeiro símbolo de sucesso e vitória.

Paralelamente a isso, pode-se dizer que o atual emblema do clube visa posicionar os jogadores como guerreiros.

Logo oficial do Rukh Lviv (Foto: Divulgação/Site oficial do clube)

De caráter forte e espírito invencível, os “amarelos”, como são chamados, levam a campo valores, crenças e princípios da região galega.

Além disso, eles promovem a mesma conduta com relação à gloriosa cidade do Rei Daniel. Tudo isso faz parte da história!

Uma torcida que joga junto!

Muito mais do que simplesmente apaixonada, a torcida do Rukh Lviv tem como maior predicado o fato de jogar junto com a equipe em absolutamente todas as partidas.

Não à toa, os adeptos do clube são reconhecidos por serem tão ou mais fanáticos que os torcedores de clubes mais tradicionais do país, como, por exemplo, o Shaktar Donetsk.

Pessoas jogando futebol em um campo

Descrição gerada automaticamente
Os jogadores se sentem à vontade dentro de campo (Foto: Divulgação/Site oficial do Rukh Lviv)

Por falar em Shaktar Donestsk, não é demais lembrar que, historicamente, o clube sempre recebeu muito bem os brasileiros que pela Europa viajaram para demonstrar seu talento com a bola.

Como um todo, a Ucrânia sempre buscou referências em nosso solo. Com a questão das torcidas, é claro que isso não seria diferente.

De Divinópolis para o mundo

Quando o assunto diz respeito aos jogadores que mais se destacaram com a camisa do Rukh Lviv ao longo da história, não há como deixar de mencionar o nome de Talles.

Brasileiro natural de Divinópolis, Minas Gerais, o atleta possui características fundamentais ao ágil estilo de jogo ucraniano.

Talles defendendo as cores do Rukh Lviv - (Foto: Divulgação / Facebook Rukh Lviv)

Com apenas 23 anos, o atleta de 1,71m atua como um meia ofensivo de altíssima qualidade. Ele chegou aos amarelos em 30/07/2021 e assinou um contrato de três anos com o clube.

Destro de altíssima precisão, Talles Brener de Paula já marcou um gol com a camisa do Rukh Lviv. Além disso, até o momento ele disputou nove jogos e tomou um cartão amarelo, não chegando a ser expulso em nenhum duelo. O atleta brasileiro ainda não deu assistência para seus colegas encontrarem o caminho das redes.

Os números são referentes à Premier Liga da Ucrânia 2021/2022. Ao todo, dos 16 jogos disputados até aqui, o meia marcou presença na maioria deles, sendo uma das esperanças de criatividade em meio a ferrolhos e equipes marcadas por grandes retrancas.

Recentemente, outro brasileiro que também defendeu as cores do Rukh Lviv foi o volante Edson. Com forte relação com o futebol nordestino, mais precisamente com o Bahia, Edson também possui apenas 23 anos. Seu passe é tido como ainda mais valorizado que o de Talles.

Ainda em se tratando dos sul-americanos que vestiram ou ainda vestem a camisa do clube, não podemos deixar de destacar o papel de Fabricio Alvarenga, argentino que atua como ponta-direita no Rukh Lviv. Veloz, o jogador tem na sua visão de jogo um de seus maiores diferenciais. Nascido em 1996, ele possui 26 anos atualmente.

Período amador

Uma das grandes curiosidades do Rukh Lviv está em seu período como time de futebol amador.

Desde o início deste século, o clube teve de se adaptar a um novo esporte e, como não, modelo de negócio.

Assim, a instituição evoluiu de um espaço em que crianças aprendiam o básico do futebol em um nível mais sério para uma agremiação esportiva, de fato.

No meio disso tudo existem os graduados da escola em Vynnyky e tudo mais, mas isso é conversa para outra hora. Foco no fato de que o Rukh Lviv desfila um ótimo futebol dentro de campo.

Rukh Lviv solta o grito de é campeão!

Em pouco menos de 20 anos de vida, o Rukh Lviv possui um título de bastante expressão em termos nacionais: estamos falando do campeonato da Amator’sKa Liha, que representa a quarta divisão ucraniana.

O caneco foi conseguido em 2014. Um ano antes e outro depois, o time ficou com o vice-campeonato do certame.

Ao longo da história, os amarelos também contam com outros dois vice-campeonatos: o da Segunda Divisão na Temporada 2019/2020 e o da terceira nas de 2016/2017.

Isso comprova o quão vertiginoso está sendo o caminho da equipe rumo às glórias.

Comandante bielorrusso

O senhor Leonid Kuchuk, de 62 anos, é o principal responsável por colocar o Rukh Lviv no caminho das vitórias na elite do futebol ucraniano.

Embora tenha nascido em Minsk, na Rússia, o bielorrusso se intitula como tal e, de quebra, ainda possui a licença da UEFA PRO.

Homem em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
O comandante tem de ser estratégico para alcançar as glórias (Foto: site oficial do clube)

Ele tem como formação tática predileta o 4-2-3-1, que prioriza o preenchimento do meio-campo em relação a qualquer outra característica. Nascido em 1959, ele chegou ao Rukh Lviv em 24/08/2021 com a missão de manter o time no topo do futebol local. Deve conseguir.

Vale destacar que na temporada 2020/2021, o clube ficou no meio da tabela, na 10ª colocação. Na temporada atual, ocupa a 11ª colocação e deseja subir na tabela para livrar do risco de rebaixamento.

Compartilhe esse conteudo