Conheça agora a história e trajetória do clube mais vitorioso e tradicional de todo o território norueguês. O Rosenborg Ballklub foi fundado no dia 19 de maio de 1917 na cidade de Trondheim, que é a terceira maior cidade de toda a Noruega e que conta hoje com mais de 200.000 habitantes.

O clube foi criado de fato quando 12 garotos formaram o Sportsklubben Odd. O nome veio em homenagem ao Odd de Skien, que na época era o melhor time de futebol de todo o país.

E durante o começo humilde da equipe os jogadores disputavam muitos amistosos contra equipes da região, até entrar na divisão regional de fato no ano de 1920, o que para Rosenborg foi um grande passo.

Mas mesmo após essa integração da equipe a partidas mais sérias o time não rendeu bons resultados como era esperado, fazendo com que vários jogadores saíssem do clube à procura de melhores oportunidades.

E foi aí que em 1926 a diretoria mudou como um todo, chegando assim uma nova geração de sócios, fazendo também com que assim o time finalmente alçasse vôos para se tornar o gigante time preto e branco que conhecemos hoje.

E um outro fato curioso é que desde o início da década de 90 o gigante norueguês emplaca sua supremacia e hegemonia no futebol local, fazendo assim com que seus adversários e rivais fiquem muito para trás quando comparados.

Hoje os Troinllongan´s disputam o Campeonato Norueguês que é conhecido também como Eliteserien com outras 15 equipes. E atualmente o time se encontra na quinta colocação da tabela com seus 48 pontos, não estando muito atrás dos primeiros colocados.

Escudo do Rosenborg Ballklub.                          (Foto: Escudos do Mundo Inteiro)
Escudo do Rosenborg Ballklub. (Foto: Escudos do Mundo Inteiro)

E por falar em final, desse assunto o Rosenborg entende bem, pois não é atoa que o time é considerado por muitos o melhor time da Noruega de forma disparada e isolada.

Entre os canecos que o time preto e branco já conquistou podemos citar conquistas como as 26 conquistas do Campeonato Norueguês, sendo hoje o time que mais ganhou a competição de forma extraordinária e disparada, pois o segundo time que mais ganhou é o Fredrikstad que tem hoje 9 troféus da Eliteserien.

Podemos citar também as 12 conquistas da Copa da Noruega, sendo também o time que mais ganhou o campeonato junto ao Odd Grenland, inclusive a última conquista veio de forma heróica e impressionante, pois o Rosenborg aplicou “simplesmente” uma goleada de 4x0 na final, garantindo assim o título.

Entre outros títulos como a Supercopa da Noruega, as conquistas do La Manga Cup que é um torneio realizado entre times da Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega, EUA, Rússia e Ucrânia.

Jogadores do Rosenborg comemoram após gol do time na final da Copa da Noruega.     (Foto: Trivela
Jogadores do Rosenborg comemoram após gol do time na final da Copa da Noruega. (Foto: Trivela

E hoje o principal rival do Troinllongan é o Molde Fotballklubb da cidade de Molde, Noruega. E juntas as duas equipes disputam um dos clássicos mais acirrados e pegados de todo o país europeu, que ocorre desde 1967 de forma contínua.

O principal fato que leva a rivalidade entre eles ser tão grande, é que ambas as equipes são reconhecidas por ter uma história recheada de vitórias e uma grande tradição.

Mas basta apenas colocar os dois times na balança que você rapidamente verá que quem prevalece e se exalta é o gigante branco e preto da cidade de Trondheim, que além de ter mais vitórias nos embates, também tem muitos mais títulos e história do que o eterno rival.

Jogadores do Rosenborg e do Molde disputam a bola durante a partida.                 (Foto: Nettavisen)
‌ ‌Jogadores do Rosenborg e do Molde disputam a bola durante a partida. (Foto: Nettavisen)

E é claro que para um time ter chegado no patamar que o Rosenborg chegou, ao longo de sua trajetória vários craques da bola já passaram pelo time, entres os jogadores de peso que já passaram pelo clube norueguês podemos citar nomes como:

Harald Brattbakk que atuava como atacante e na época em que ele estava na ativa, ele foi “simplesmente” o maior artilheiro da Primeira Divisão do Campeonato Norueguês de forma disparada.

O jogador norueguês jogou por vários outros times durante sua história, mas foi com o Rosenborg que o craque mais se deu bem, parecendo assim que ele e o time tinham sido feitos um para o outro, o que obviamente fez com que o ex-atacante se tornasse um ídolo até hoje para os torcedores e simpatizantes do time.

Um outro jogador que também fez história no time preto e branco foi o ex-meio campista Roar Strand que é lembrado até hoje por muitos torcedores pelo fato de ter defendido praticamente um único clube durante toda a sua trajetória no futebol, o Rosenborg é claro.

Roar era jogador também da Seleção Norueguesa de futebol, e por ela chegou até mesmo a disputar a Copa do Mundo de 1998, a qual a Noruega surpreendeu e foi mais adiante do que se esperava, além de também ser o jogador que mais atuou pelo time durante a longa história da equipe.

E por fim, mas não menos importante vem o ex-zagueiro Kåre Rønnes que é considerado um ídolo até hoje pelos torcedores por conta da quantidade de títulos que o norueguês conquistou junto com o time de Trondheim.

Entre os canecos que ele ganhou junto ao Rosenborg podemos citar 3 conquistas do Campeonato Nacional e 3 conquistas da Copa da Noruega, chegando até mesmo a atuar como técnico do time após se aposentar, o que só mostrou o tamanho da afinidade que o craque tinha com o clube do coração.

E hoje a casa do Rosenborg é o Lerkendal Stadion que fica na cidade de Trontêmio na Noruega, que foi inaugurado no dia 10 de agosto de 1947, sendo hoje um dos estádios mais tradicionais do país europeu.

O palco dos shows futebolísticos hoje tem capacidade para receber mais de 20.000 torcedores fanáticos, sendo hoje o segundo maior estádio do país, graças às reformas feitas no ano de 2000, dando assim um conforto muito maior e um visual ainda mais atraente e moderno para o público.

Imagem do Lerkendal Stadion durante uma partida à noite.       (Foto: Reprodução-Facebook Oficial do Estádio)
Imagem do Lerkendal Stadion durante uma partida à noite. (Foto: Reprodução-Facebook Oficial do Estádio) 

Será que nas próximas edições do Campeonato Norueguês veremos a comum notícia que o Rosenborg conquistou de novo o campeonato local, cravando assim ainda mais seu nome na história do futebol local?

Será que ainda é cedo para o valente time da Noruega pensar em campeonatos de maior relevância?

Fique por dentro de tudo que acontece no futebol norueguês e mundial com a Bets!!
Deixem suas opniões!!













Compartilhe esse conteudo