A cidade de Rodez  faz parte de uma comunidade francesa, ao noroeste de Toulouse e ao sul da França, que tem encantado milhares de turistas que passam por suas ruas, lagos e parques maravilhosos!

É uma cidade cheia de encantos e magia!

Uma cidade romântica e cheia de mistério, que possui um toque medieval com um ar europeu fantástico. A cidade de Rodez é repleta de riquezas culturais, palácios e mansões medievais e renascentistas  que remontam aos séculos passados.

Possui uma aura de encantamento, repleta de obras de arte e construções valiosíssimas.

(diocese católica romana de Rodez) (crédito:stringfixer.com)
(diocese católica romana de Rodez) (crédito:stringfixer.com)

É também é a cidade natal de um dos maiores artistas vivos e aclamados da França, o pintor Pierre Soulages, que já foi homenageado com um novo museu dedicado a seu nome, e repleto de pinturas exuberantes e clássicas esculturas.

Sua população é de aproximadamente 55.200 habitantes, e sua maior força econômica é a agricultura e o comércio!

Uma das maiores paixões dos franceses também é o futebol!

Ali em Rodez, existe um clube de futebol que é o grande responsável pelo sentimento de orgulho que o povo francês tem: é o  Rodez Aveyron Futebol Clube!

SURGIMENTO DO RODEZ AVEYRON.

O clube Rodez Aveyron Futebol é um clube profissional de futebol que tem sua sede na cidade de Rodez, na França. O nascimento do clube Rodez remonta aos anos de 1929, e é um clube veterano e experiente, assim como diversos outros clubes.

Porém, naqueles primórdios tempos, os torneios e campeonatos realizados nessas localidades pequenas eram feitos no estilo bem amador! Naquele tempo havia muitos atletas e jogadores que amavam o futebol mas que tinham seus empregos e ocupações. Assim, jogavam somente nos finais de semana, e nada era muito formal e nem muito coordenado!

Os grandes comerciantes e empresários donos de armazéns na época,  procuravam sempre dar o seu apoio, através de incentivos ou doações, como uniformes ou bolas, etc… Mas de um modo geral, as coisas eram bem complicadas. Não era muito raro faltarem jogadores para completar o time, e então, alguém entrava para substituir o amigo e assim, tudo ia se encaminhando sem muita formalidade!

O clube Rodez Aveyron sempre se mostrou bastante focado em seus objetivos de manter a sua tradição dentro do futebol francês.

Durante muitas décadas o clube permaneceu lutando e se esforçando ao máximo para manter o seu ritmo de jogo, com um nível de trabalho bem alto!

Esteve atuando em diversos níveis dentro das suas possibilidades, passando para a 2ª divisão, 3ª divisão e em algumas situações também na 4a divisão.

Sempre se mostrou muito atuante em todas as modalidades que serviu, nunca deixando de se especializar ou de manter o ritmo acelerado de jogo.

A partir da década de 1980 as coisas começaram a se firmar para esse clube tão desbravador!

NOVAS PROVAS A VENCER.

Após terem passado um bom tempo nas divisões inferiores, nas séries C e D, foi nas temporadas de 1988 e 1989 que o clube, que já vinha se recuperando bem e vinha conquistando pontos importantes na tabela, acabou se sobressaindo.

O clube “le raf”, como é carinhosamente apelidado pelos torcedores, conseguiu enfim chegar a 2ª divisão naquele período.

Houve uma euforia muito intensa depois das últimas partidas, quando ficou evidente que o Rodez subiria de posto através daquela excelente promoção! A equipe inteira jogou muito bem naquelas últimas semanas!

Foram diversos treinamentos, com aprimoramentos de jogadas, chutes a gol, jogadas ensaiadas, tabelinhas, etc…e todo esse esforço valeu muito a pena!

Alguns jogadores choravam de alegria dentro dos vestiários e se abraçavam muito!

Alguns nomes de jogadores que contribuíram muito para aquela vitória, eram Pascal Guitard, Alain Vayrou, Christian Braley, Phillip Boubek, Regis Brouard, entre outros.

A equipe estava sentindo aquele gostinho de vitória, que com certeza marcou a vida daqueles jovens para sempre!

© (Photo PQR/La Dépêche du Midi, Valentine Chapuis)
© (Photo PQR/La Dépêche du Midi, Valentine Chapuis)

Já nos anos de 1991,  novamente a equipe se mostrou muito bem preparada e pronta para conquistar o título de vitória, pela Copa da França. O clube Rodez chegou até a semifinal com muita garra, e havia conseguido derrotar clubes mais fortes do que eles, que estavam na 1ª divisão, tais como o clube FC Metz, e FC Sochaux.

Mas naquela última disputa, o “le Raf”  acabou sendo derrotado por um clube também muito respeitado, o Olympique de Marseille, com resultado final de 4 x 1.

O ano de 1993 foi um ano muito importante para as torcedoras mulheres.

Foi nesse ano que a fundação do clube decidiu criar uma equipe feminina de futebol, para representar o clube Rodez no universo feminino!  

O ano de 2003 também foi bem competitivo e difícil para o “LeRaf”. O clube estava atuando no Campeonato Nacional, equivalente à 3ª divisão. E estavam muito aptos para conquistar uma vitória no campeonato!

Rodez estava tendo uma atuação muito boa, com jogadas muito bem aplicadas, chutes bem definidos e com marcação sendo bem feita, diante dos rivais.

Até que  por uma complicação administrativa de um outro clube rival, que seria a equipe adversária, o US Orleans, não compareceu para disputar aquela partida.

Dessa forma, os pontos que deveriam ter ido para o vencedor, acabaram indo diretamente para o Yzeure, que sem disputar, ganhou aquela pontuação!

E como o Yzeure estava na frente do clube Rodez  na sua pontuação, o adversário acabou levando a melhor naquele dia.

As temporadas de 2007/2008 , também foi uma boa fase para o Rodez Futebol Clube.

O clube se classificou para as quartas de final, na Copa da França, quando obteve uma grande vitória contra o Paris Saint-Germain, que estava em 2º lugar no Campeonato Francês da Liga 1.

Mas posteriormente o clube Rodez acabou sendo derrotado pelo clube Rennes, e assim não chegou até a final de fato!

(Clube Rodez Aveyron)(google)

Em 2011 depois de ter passado por 4 anos no Campeonato Nacional da 3ª divisão, o clube Rodez acabou sendo rebaixado para o CFA ( Championnat de France Amateur), o que levou o clube a enfrentar uma fase persistente e bem difícil naquele tempo.

Esse mau resultado levou o clube a demitir o treinador da época, Rui Pataca.

Ele foi então substituído, em 2012/2013,  por Frank Plenecassagne, que em poucos meses pôde desenvolver uma boa estratégia de trabalho, e assim conseguiu elevar o ranking do clube, de 13º colocado, anteriormente, para 8 º colocado.

O técnico Frank, posteriormente, foi homenageado como sendo o técnico do ano pelo CFA, do grupo C.

Em 2016, também enfrentaram tempos difíceis de muita labuta e concentração.

Porém, já em 2017, o clube conseguiu reagir bem, executando boas partidas, e com o tempo foram promovidos da CFA, do rol de times amadores, para o Campeonato Nacional, na 3ª divisão, em questão de 6 temporadas desde o momento em que haviam caído.

CRESCIMENTO E MATURIDADE.

Nesses anos em que o clube Rodez esteve firme e atuando positivamente no cenário desportivo, eles sempre demonstraram determinação, garra e foco em resultados!

É um clube muito digno de grandes elogios, que merece ser reconhecido como um grande clube desbravador e guerreiro!

Até mesmo seus  adversários também reconhecem isso!

Mas o clube Rodez Aveyron possui muitos admiradores também.

Um dos mais famosos admiradores que tem o clube “le raf” em grande estima é o ex-craque Zinedine Zidane. A senhora Veronique Zidane, esposa do craque,  nasceu em Rodez. E Zinedine também se tornou acionista do clube em 2012, sendo portanto um grande admirador do clube!

O jogador Enzo Zidane, filho do casal, que começou a sua carreira pelas categorias de base em 2014, no Real Madrid, assinou um contrato com o clube Rodez, há pouco tempo, e vestirá a camisa de número 5, junto ao clube.

O mesmo número 5 que seu pai usou durante a sua fase no Real Madrid, como jogador!

Realmente, a família Zidane possui fortes laços com o clube Rodez Aveyron!

(estádio Paul Lignon, em Rodez) (crédito:ladepeche.fr)
(estádio Paul Lignon, em Rodez) (crédito:ladepeche.fr)

Uma outra conquista também que o clube recebeu como recompensa e que foi muito bem vinda, foi o Estádio que é a sua casa, o Estádio Paul Lignon, na cidade de Rodez. Ele é um estádio moderno, bem estruturado e com ótimas condições para receber equipes. O local pode receber quase 6.000 torcedores e é a base de treinamentos para o clube Rodez.

O seu treinador atual é o grande veterano Laurent Peyrelade, que possui uma grande experiência na coordenação de equipes, e que vem apresentando uma ótima performance perante toda a equipe!

Os seus jogadores têm um entrosamento muito bom com Peyrelade, e se sentem à vontade com ele para discutir estratégias e analisar posições, ensaios de jogadas e treinamentos em geral!

Em seus últimos comentários, o técnico do Rodez, Laurent Peyrelade,  afirmou que está bastante otimista com relação ao desempenho da equipe, e que já há bastante tempo, os jogadores têm se mostrado bem entrosados dentro de campo, respondendo bem aos treinamentos, e que o time está se mostrando bem focado nos objetivos a frente.

O clube Rodez atualmente se encontra em 9º lugar no Campeonato da  Liga 2 , e já tem diversos compromissos para os próximos meses à frente.

Como é de se esperar em todos os grandes campeonatos, os duelos vão ser bem acirrados, com todas as equipes dando o seu máximo.

Os desafios e dificuldades para  todos os grupos vão continuar acontecendo , e vai ser preciso muita frieza nos próximos meses, para manter o equilíbrio das equipes e assim,  ir conquistando mais e mais vitórias!

Mas temos certeza que o Rodez Aveyron  possui uma larga experiência em obter vitórias, e nesses anos todos, ganhou muita consistência em seu perfil técnico!

E você, prezado torcedor???

Gostaria de deixar aqui o seu  palpite sobre os próximos jogos???

Sua opinião é muito importante para nós!

A equipe BETS, torcendo sempre com você!



Compartilhe esse conteudo