Saiba um pouco mais sobre a história do jogador do Bayern de Munique que foi eleito o melhor jogador do mundo da FIFA em 2020.

Robert Lewandowski, é um jogador que atua na posição de centroavante, nascido em 21 de agosto de 1988, o futebolista mede 1,85 m de altura. Atualmente joga no Bayern de Munique, bem como pela seleção Polonesa.

Lewandowski deixou seu nome gravado na história quando marcou um hat-trick nas eliminatórias da Eurocopa de 2020, na partida contra a Letônia, com o feito o jogador entrou na lista dos dez maiores artilheiros europeus por seleções na história. Até o momento em sua carreira, o jogador tem um total de 520 gols marcados em 698 jogos disputados.

Conheça um pouco mais da carreira de Lewandowski

Robert Lewandowski é reconhecido pela sua eficiência em campo, bem como pela quantidade de gols marcados, considerado um dos melhores atacantes de sua geração. Fonte: youtube.com

O início da carreira do lendário Lewandowski começou no clube Varsóvia Warszawa, logo depois passou pelo Delta Varsóvia e caminhou até o Légia Varsóvia. Desde os primórdios já se percebia que ele diferia, era talentoso e dedicado.

No Znicz Pruszków, marcou quinze vezes em um total de trinta partidas, a máquina de gols começaria ali. Tempos depois, foi contratado pelo Lech Poznan, equipe da primeira divisão polonesa, mas isso era apenas o começo.

Em 2010, Lewandowski foi contratado pelo Borussia Dortmund, no clube ele disputou 43 partidas, como reserva do paraguaio Lucas Barrios, tendo marcado nove gols em sua primeira temporada na equipe.

Já na temporada de 2011 – 12, o jogador elevou ainda mais seu desempenho, finalizando o ano como o terceiro maior goleador da liga, com um total de 22 gols, bem como seis assistências. A partir de então, a carreira do jogador só decolou.

Na temporada de 2012 – 13, na partida contra o Real Madrid, no Signal Iduna Park, Lewandowski escreveu seu nome novamente na história, ao se tornar o primeiro jogador a marcar quatro gols na semifinal da Liga dos Campeões.

Já na temporada posterior ainda no Dortmund, o jogador conquistou a Supercopa da Alemanha, após seu time vencer o Bayern de Munique por 4 – 2. Nessa temporada Lewa terminou como o maior goleador da Bundesliga, balançando a rede por vinte vezes.

Entretanto, em 2014 na final da Copa da Alemanha, Robert Lewandowski jogou sua última partida pelo Dortmund. Isso porque, ele havia assinado um pré-contrato com o Bayern de Munique.

Em sua contratação pelo Bayern ele foi decisivo em vários jogos, como no clássico contra seu time anterior e arqui-inimigo do Bayern, o Borussia Dortmund, bem como o gol que abriu a goleada de 7 – 0 em cima do Shakhtar Donetsk, nas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA. Nessa temporada Lewandowski marcou 25 gols.

Na temporada de 2015 – 16, Lewa voltou novamente a fazer sucesso, isso porque na partida contra o Wolfsburg, na sexta rodada da Bundesliga, ele entrou em campo no intervalo para substituir Thiago Alcântara, e simplesmente marcou cinco gols em nove minutos.

O feito lhe rendeu quatro marcas no Guinness World Records, o de mais rápido marcador de três gols, o mais rápido marcador de quatro gols, mais rápido de cinco gols e por fim o de maior marcador de gols vindo do banco de suplentes. Um feito realmente marcante e incomparável.

Temporadas atuais: melhor jogador do mundo da FIFA em 2020

Na temporada de 2017, Lewandowski completou a marca de cem gols pelo Bayern, tendo seu contrato renovado até 2021. Fonte: youtube.com.

Já na temporada de 2017-18, em mais uma partida contra o rival Borussia Dortmund, Lewandowski fez o gol de empate, terminando com uma vitória do Bayern por 5 – 4. A temporada foi um verdadeiro sucesso para o jogador que terminou com o recorde de 41 gols marcados em 48 jogos disputados.

Como 29 desses gols foram marcados na Bundesliga, ele foi nomeado pela terceira vez artilheiro do Campeonato Alemão. Já na temporada de 2018, novamente ele fez história, ao se tornar o primeiro jogador a realizar um hat-trick na Supercopa da Alemanha, na disputa contra o Frankfurt.

Na temporada de 2019, Robert Lewandowski renovou seu contrato com o Bayern até 2023. Em setembro do mesmo ano, ele completou a marca de 200 gols pelo clube, em uma partida vitoriosa contra o Red Star Belgrade, na Liga dos Campeões.

Um tempo depois, na mesma temporada conseguiu o impressionante feito de marcar 27 gols em seus 20 primeiros jogos, a máquina de gols estava mesmo em ação. Desde a volta das partidas, que estavam paralisadas devido à pandemia de Covid-19, Lewandowski segue marcando um gol ou mais por partida, com um recorde impressionante.

Lewandwski foi coroado o jogador da temporada 2019 – 20, se tornando o artilheiro após marcar 34 gols. Fonte: fcbayern.com.

Lewandowski terminou a temporada de 2019 – 20 com o recorde de 55 gols em 47 jogos, além de ser eleito artilheiro da Bundesliga, da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões, com as realizações ele foi eleito o melhor jogador do mundo da FIFA em 2020.

Na temporada de 2020 – 21, o jogador marcou 41 gols em 29 jogos, quebrando o recorde que pertencia a Gerd Muller, e se tornou o maior artilheiro em uma edição da Bundesliga, conquistando sua primeira chuteira de ouro e foi campeão alemão. Lewandowski foi consagrado o melhor jogador de futebol masculino do mundo na temporada de 2020 – 21, ganhando o prêmio “The Best” da FIFA.

Atuação na seleção e vida pessoal

Robert Lewandowski estreou na seleção polonesa em 2008, no jogo de abertura da Eurocopa 2012, o jogador marcou o primeiro gol contra a Grécia, sendo nomeado o melhor da partida. Fonte: metropoles.com.

Em 2014, no jogo das classificatórias para a UEFA Euro 2016, na partida contra o Gibraltar, Robert Lewandowski marcou seu primeiro hat-trick internacional. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2018, o jogador terminou com um recorde de 16 gols, estabelecendo um recorde de gols em eliminatórias europeias.

Na Copa do Mundo FIFA disputada na Rússia, a atuação da equipe não alavancou e a seleção foi eliminada. Na temporada atual, nas eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA de 2022, Robert Lewandowski marcou duas vezes na vitória por 3 – 0 contra Andorra.  

Lewandowski vem de uma família de desportistas, é casado desde 2013 com Anna Stachurska, com quem em 2017 teve uma filha, Klara Lewandowski. Em 2018, Lewandowski se formou em Educação Física pela Universidade de Varsóvia.

Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas.

Compartilhe esse conteudo