Com suas paisagens paradisíacas, montanhas e construções, essa região atrai milhões de turistas todos os anos. Veneza é a sua capital regional, muito famosa também pelos seus canais e por apresentar obras magníficas com seus palácios góticos e em estilo renascentista!

Na região do Vêneto, também existe uma comunidade italiana muito importante, chamada Vicenza.

A província de Vicenza possui uma população de cerca de 113.800 pessoas, e também apresenta construções valiosíssimas para a história antiga e a cultura mundial.

O centro histórico de Vicenza foi considerado pela Unesco,  como patrimônio histórico da humanidade!

Ali na província de Vicenza, existe uma outra preciosidade, que é também um motivo de grande orgulho e admiração para todo o povo Italiano: O clube de futebol profissional da região: Lanerossi Vicenza Virtus, ou mais conhecido também como L.R. Vicenza.

ORIGEM DO CLUBE VICENZA.

O  L.R. Vicenza Futebol Clube é uma equipe de futebol profissional que possui sua sede em Vicenza, na região do Vêneto, Itália.

Considerado como um dos clubes mais antigos naquela região, o LR Vicenza teve o seu início no ano de 1902.

O clube foi fundado inicialmente pelo reitor da Escola "Liceo Scientifico Paolo Lioy”, uma escola de ensino médio, localizada no centro de Vicenza. O reitor Sr. Tito Buy, juntamente com o professor de educação física, daquela escola, Sr. Libero Antonio Scarpa, foram os criadores do clube!

O clube Vicenza, naquela época, recebeu inicialmente o nome de Associazione Del Calcio.

INÍCIO DOS JOGOS.

O clube Vicenza começou a disputar jogos em pequenos torneios locais, com times amadores e com jogadores, que na verdade eram os seus amigos comerciantes, entregadores de frutas, escriturários, etc…e que geralmente  jogavam futebol somente nos finais de semana, por diversão.

Naquela época tudo era muito improvisado!

Mas algum tempo depois, as equipes de futebol amador começaram a organizar times mais comprometidos com o futebol, e assim, começaram os torneios com jogos sendo realizados mais seriamente!

O clube Vicenza começou a disputar seus jogos pelo Campeonato Italiano de futebol pela primeira vez, no ano de 1911.

Eles começaram muito bem aquele campeonato inicial, com uma boa equipe de jogadores.

O clube Vicenza já naquele ano, conseguiu vencer diversas partidas, e chegou invicto até a final do campeonato, quando infelizmente perdeu na última partida, para o clube Pro Vercelli, que na época era um dos melhores times da região!

Durante muitos anos, até por volta de 1940,  o clube Vicenza permaneceu jogando ativamente, porém em divisões mais inferiores da série B, e C.

Foi somente em 1942 que o clube deu um salto certeiro e conseguiu conquistar sua vaga na 1ª divisão do futebol Italiano.

Durante aquele período entre a campanha de  1942/1943, a performance do clube Vicenza não foi das melhores.  Durante  as últimas rodadas daquele campeonato, o Vicenza estava quase para ser  rebaixado novamente para a 2ª divisão!

O que salvou o time do rebaixamento foi o fato de que eles, em seu último jogo, conseguiram obter uma vitória esmagadora contra o Juventus de Turim, por 6 x 2. Esse bom resultado manteve o clube Vicenza  na 1ª divisão, por mais tempo!

Porém, depois, entre os torneios de 1947/1948, o clube já vinha  apresentando um baixo rendimento, e naquela época acabou terminando o campeonato pela série A, em 5º lugar.

Isso causou o seu rebaixamento para a 2ª divisão, na temporada seguinte!

ACONTECIMENTOS E ALTERAÇÃO DE NOMES.

A década de 1950 trouxe muitas mudanças para o clube Vicenza!

Logo no início daquela década, por volta de 1953, muitos clubes de futebol estavam passando por sérios problemas financeiros. A 2ª guerra Mundial havia cessado, em 1945, mas mesmo assim, a guerra acabou deixando marcas profundas, acarretando em  prejuízo e falência de muitas corporações naquela época!

E o clube Vicenza também sofreu com aqueles efeitos! A situação financeira do clube não era nada boa!

Por isso, depois de uma grave crise econômica, o clube acabou sendo vendido, e foi arrematado por uma empresa produtora de lãs, a Lanerossi.

A Lanerossi se tornou na Itália, a maior Indústria Têxtil do século XX.

Conhecida como a maior  produtora de lãs, situada na comunidade Schio, é também até hoje uma marca têxtil famosa no mundo inteiro, e considerada como uma marca histórica.

A partir de 1953, o clube Vicenza foi renomeado e passou a se chamar Lanerossi Vicenza.

A partir daquela época em diante, foram investidos valores bem significativos em prol do clube Lanerossi Vicenza. Altos investimentos aplicados em marketing, na preparação física dos jogadores, e ampliação de novas estruturas para obterem  locais maiores para treinamento, tudo isso acarretou para o clube renomeado, uma nova energia.

Por isso, durante as décadas de 1960, 1970 e a maior parte da década de 1980, o Clube Lanerossi Vicenza se manteve muito bem, e muito ativo, dentro da 1ª divisão.

Durante as temporadas de 1965/1966, um jogador brasileiro, Luís Vinício, de Belo Horizonte, tornou- se o maior artilheiro na época, com 25 gols, contribuindo para que o clube Lanerossi Vicenza pudesse terminar o torneio em 6º lugar!

Por volta de 1975, o clube foi rebaixado por um curto período de tempo, e passou a atuar na 2ª divisão novamente!

Porém, o clube permanecia sempre entre os primeiros colocados da série B, sempre desenvolvendo um ótimo futebol!

Em 1977 ainda na 2ª divisão, o clube adquiriu um jogador ilustre, de nome Paolo Rossi, que foi comprado do Juventus, pelo presidente do Lanerossi Vicenza, Giuseppe Farina.

Rossi logo se tornou o novo artilheiro da equipe, com 24 gols marcados, e o clube continuou a permanecer entre os mais fortes da 2ª divisão.

Por volta do ano 1980, um outro jogador novato, porém ilustre, também deu  início a sua carreira no clube Lanerossi Vicenza. Era Roberto Baggio!

Com uma excelente atuação de Baggio e de toda a equipe, em 1986 o clube conseguiu uma nova promoção para a 1ª divisão. Porém, essa ascensão na época foi negada ao clube, devido a desentendimentos administrativos.

Em 1993, ainda atuando fortemente na 2ª divisão, e sempre terminando os campeonatos em 2º ou 3º lugar, eles continuaram desenvolvendo um bom nível de jogo.

Foi então que em 1995, com a entrada de um novo técnico, altamente competitivo, chamado Francesco Guidolin, o clube conseguiu ser novamente incluído na elite da 1ª divisão! Guidolin continuou seu excelente desempenho após diversas campanhas, e sempre obtendo vitórias.

(www.alchetron.com) Técnico Francisco Guidolin
(www.alchetron.com) Técnico Francisco Guidolin

Em 1996/1997, o clube foi vitorioso novamente pela Copa da Itália, vencendo o Nápoli por 3 x 1, e posteriormente acabou chegando entre os semifinalistas pela Copa dos Vencedores das Copas, em 1998, sendo infelizmente derrotado na última rodada  pelo Chelsea FC.

Em meados de Janeiro de 2018, o clube Vicenza, após novos problemas financeiros graves, acabou decretando falência.

Em uma fase bem complicada, o clube acabou a temporada de 2017/2018, em 17º lugar, sendo assim rebaixado para a  série C.

Foi então que um empresário influente, presidente da marca Diesel, Renzo Rosso, e também presidente do clube de futebol, o  Bassano Virtus, que disputa a série C, acabou fazendo uma oferta para arrematar o clube e sanar seus problemas. O negócio foi executado e bem sucedido!

O Clube Lanerossi Vicenza passou a se chamar então, LR Vicenza Virtus, devido a uma fusão que Rosso desejou fazer, em seu 2º time italiano.

Demonstrando um grande amor pelo clube Vicenza, Rosso disse:

“Sinto-me obrigado a ajudar os  fãs em um território que tanto me deu e que tanto colaborou com as minhas empresas”!

“Eu sinto um grande orgulho de poder me disponibilizar para ajudar uma empresa com 116 anos de história”!

Em 2021, o nome do clube, LR Vicenza Virtus, foi alterado novamente, por questões administrativas e legais, e passa a se chamar agora, LR Vicenza SpA, sendo SpA um sufixo legal italiano, comumente usado.

UMA NOVA FASE DE FUTURO.

Nessa nova etapa de vida  agora para o clube LR Vicenza SpA, um novo horizonte vai se abrir!

Com novos investimentos sendo já aplicados ao clube, e com uma equipe jovem e bem focada nos resultados, temos certeza que novas conquistas acontecerão em  breve, para essa equipe guerreira!

O atual treinador Cristian Brocchi mencionou que está extremamente otimista com a adrenalina que os jogadores estão demonstrando para as próximas campanhas a frente. Brocchi mencionou que a equipe está em ótimas condições físicas, e que espera para os próximos torneios, resultados bem satisfatórios, com a meta de alcançar rapidamente a 1ª divisão.

Pela ótima experiência de carreira que o clube Vicenza possui, podemos ficar confiantes que algo muito bom irá ocorrer em breve!

E você, prezado torcedor???

Qual é seu palpite para esse ano??? Nossa equipe, da BETS, deseja saber sua opinião!
Compartilhe esse conteudo