Fortaleza e Cerro Porteño se enfretam pela Qualificação da Copa Libertadores nesta quinta-feira (09/03/2023) no Estádio do Castelão (Fortaleza). Abaixo você confere as melhores probabilidades e estatísticas para cada time.
FORTALEZA EM BUSCA DA SEGUNDA VEZ NA COPA LIBERTADORES
Falta apenas uma etapa para o Fortaleza se classificar pela segunda vez à fase de grupos da Copa Libertadores de sua história e de maneira consecutiva, após complementar a vitória por 0-0 em casa no Uruguai sobre o Maldonado com uma vitória por 4-0 no jogo de volta das oitavas de final para garantir a sua presença nesta instância decisiva. No entanto, a equipe brasileira não conseguiu comemorar da melhor forma esse avanço, já que perdeu por 2-0 no clássico com o Ceará em confronto doméstico durante o fim de semana em sua mais recente apresentação.
Iniciar esta série em casa pode dar uma grande vantagem ao Fortaleza no jogo de ida, tendo em conta que em 2023 soma vitórias nos oito jogos que disputou no Castelão até ao momento. Aliás, a equipe comandada pelo treinador Juan Pablo Vojvoda chega a este compromisso em em meio a uma grande sequência de 14 jogos sem perder em casa (12V, 2E), período em que conseguiu manter o gol invicto por nove vezes.
CERRO PORTEÑO VEM DE CLASSIFICAÇÃO TRANQUILA
Apesar de não ter sido tão avassalador quanto o Fortaleza na fase anterior, o Cerro Porteño não teve muitas complicações para superar o Curicó Unido, do Chile, vencendo os dois jogos da série pelo mesmo placar de 1-0. Essas vitórias fazem parte de um início de 2023 invencível para a equipe de Facundo Sava, que ainda não conheceu derrota neste ano após oito partidas disputadas. No entanto, ele pode ser um pouco batido aqui, depois de explodir uma vantagem de dois gols e terminar empatando em 2-2 no clássico paraguaio com o Olimpia no último sábado. O "Ciclón de Barrio Obrero" é atualmente dono de uma sequência de 12 jogos seguidos sem perder como visitante, no entanto, essa série pode estar em perigo aqui, considerando que perdeu em 24 das 39 visitas anteriores ao Brasil (5V, 10E). Marcar o primeiro gol pode ser fundamental neste confronto, já que apenas um dos últimos dez jogos fora de casa do Cerro Porteño em nível continental viu as duas equipes marcarem.
O argentino Juan Lucero marcou dois gols em apenas 16 minutos contra o Maldonado na última partida do Fortaleza na Copa Libertadores, então ele deve começar desde o início neste confronto. Já Juan Patiño pode ser a principal ameaça no ataque do Cerro Porteño, após marcar no último confronto de sua equipe fora de casa neste torneio. Apenas três dos últimos 15 jogos fora de casa do Cerro Porteño registraram mais de 2,5 gols no total.