O Qarabağ Futbol Klubu, mais conhecido como FK Qarabağ, é um time de futebol do Azerbaijão e fica sediado na cidade de Baku, capital do país.

A equipe é originária de Agdam, mas não atua em seu local de origem desde 1993, por conta da primeira Guerra Nagorno-Karabakh.

Foi fundado em 1971, quando ainda era chamado de Mehsul e sua re-fundação acontece em 1987, dessa vez como Qarabağ.

O clube participa da Premier League do Azerbaijão e manda seus jogos no estádio Tofiq Bahramovem Baku, que também é a casa da seleção nacional.

Eles são chamados de “Os Cavaleiros” por seus torcedores e utiliza as cores preto e branco em seu uniforme como predominante, que remetem a luz e a escuridão de Nagorno-Karabakh.

Qarabağ enfrenta o Omonia do Chipre pela Liga Conferência Europa da UEFA (Foto: Divulgação site oficial Qarabağ)

Os primeiros anos do Qarabağ no Azerbaijão

O Qarabağ surgiu para o futebol no Azerbaijão em 1951, mas na época a equipe era conhecida como Mehsul.

Isso acontece após a construção do estádio da cidade de Aghdam e existia a necessidade de um time de futebol no local.

Em 1966, participou pela primeira vez do Campeonato do Azerbaijão, alcançando o quarto lugar na temporada. Ainda jogou na disputa nacional por outros quatro anos, onde em 1968 alcançou o vice-campeonato.

Entretanto, depois de 1986, por descuido da diretoria e falhas administrativas, o time ficou afastado por cerca de dez anos dos torneios, ressurgindo em 1977, agora com o nome de Shafaq. Em 1982 era o único representante de Aghdam no futebol do Azerbaijão.

Qarabağ veio para ficar

Foi em 1987 que o clube mudou o nome para Qarabağ, utilizado até os dias de hoje. No ano seguinte conquista o seu primeiro título pelo Campeonato SSR do Azerbaijão, competição extinta em 1991.

O clube foi um dos fundadores da Premier League do Azerbaijão, fato que aconteceu em 1992. Na segunda temporada conquistou seu primeiro título no torneio, tornando-se também o primeiro clube fora de Baku a ganhar a competição.

Juntamente com o Neftçi PFK, é a única equipe que participou de todas as edições da Premier League até o momento. Um feito incrível, mesmo em meio às dificuldades.

O Qarabağ em ação pela Premier League, competição onde conquistou seu primeiro título em 1993 (Foto: Divulgação Facebook oficial Qarabağ)

A década de 90, porém, foi bastante complicada para a equipe. Isso porque eclodiu a Primeira Guerra do Nagorno-Karabakh, quando a cidade de Agdam foi invadida pelas forças armadas armênias. Com isso, o time foi obrigado a se mudar do Estádio Imarat para a cidade de Baku.

A guerra foi devastadora para o Qarabağ levando o técnico da equipe, Allahverdi Bagirov, a morrer no conflito e envolver o time, posteriormente, em graves problemas financeiros que perduraram de 1998 até 2001.

Apesar dos momentos difíceis, o Qarabağ se tornou o primeiro time do Azerbaijão a vencer fora de casa uma partida de competição europeia, ao derrotar a equipe israelense do Maccabi Haifa, na Taça Intertoto de 1999.

O clube também representou o país na Taça dos Vencedores e na Copa da UEFA diversas vezes.

Os problemas financeiros diminuíram a partir de 2001, quando a Azersun Holding, passou a patrocinar a equipe.

O começo de uma nova era e os dias atuais da equipe

Em 2008, o time contrata Gurban Gurbanov como treinador, após a saída do antigo técnico, uma semana antes do início da temporada. Neste ano o Qarabağ evitou contratar jogadores estrangeiros, prezando pelos talentos locais.

Em maio de 2014, após 21 anos, o Qarabağ conquistou o seu segundo título da Premier League do Azerbaijão. Começou aí a hegemonia da equipe no país, que logo depois obteve sete títulos consecutivos.

Desempenho em competições europeias

Sob a tutela de Gurbanov, o Qarabağ se tornou um dos clubes de futebol do Azerbaijão mais bem-sucedidos na Europa, uma vez que conseguiu três vitórias consecutivas e levou o time aos playoffs classificatórios para participar da UEFA Europa League.

Em 2010, o clube alcançou a sua vitória mais significativa em uma competição europeia ao vencer o Metalurg Skopje por 4 a 1, além de eliminar o Wisla Kraków e chegar mais uma vez aos playoffs da competição.

Após estar tão perto de conseguir ingressar na fase de grupos da Liga Europa, a vaga finalmente surge em 2014. O feito aconteceu depois de vencer o clube ucraniano Dnipro Dnipropetrovsk por 1 a 0

Foi quando o Qarabağ se tornou o primeiro clube do Azerbaijão a vencer uma partida da fase de grupos da Liga Europa. Histórico!

Em 2017, a equipe chega pela primeira vez na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, a maior competição europeia de times, caindo na chave de Chelsea, Atlético de Madrid e Roma. Uma verdadeira pedreira.

No grupo C, o clube ficou na última colocação, tendo perdido quatro partidas e empatado duas, inclusive com o gigante Atlético de Madrid em 0x0 e 1x1 nos respectivos jogos de ida e volta da fase de grupos.

Qarabağ enfrenta o Chelsea pela Liga dos Campeões em 2017 (Foto: Getty Images)

Principais conquistas, últimas campanhas e brasileiros fazendo história no Qarabağ

O Qarabağ é o segundo time com mais conquistas na Premier League do seu país.

Confira todas as honrarias da equipe:

  • 2 Campeonato de futebol do SSR do Azerbaijão
  • 1 Copa de Futebol do SSR do Azerbaijão
  • 8 Premier League do Azerbaijão
  • 6 Copa do Azerbaijão
  • 1 Supercopa do Azerbaijão

E a equipe contou com brasileiros se destacando em seu plantel também. Entre eles, o paulista Ricardo Almeida atuou como meio-campista na equipe e é o terceiro jogador com mais gols pelo Qarabağ, com um total de 44 tentos marcados.

Outro brasileiro que marcou história na equipe foi o atacante Reynaldo Silva. Com passagens pelo Náutico, o jogador marcou 43 gols em sua passagem pela equipe do Azerbaijão, sendo o quarto maior artilheiro do time.

Campanhas positivas

O Qarabağ segue sempre lutando pelo título no campeonato nacional e nos últimos anos teve campanhas expressivas.

Na temporada 2019/2020, o time foi campeão com 45 pontos conquistados em 20 partidas, tendo vencido 13, empatado seis jogos e sofrendo apenas uma derrota.

Já na temporada 2020/2021, a equipe ficou com o vice-campeonato, com 57 pontos, dois atrás do campeão Neftçi. O Qarabağ conquistou 16 vitórias, nove empates e sofreu três derrotas.

O Qarabağ recebe o troféu da Premier League da temporada 2019-20 (Foto: Divulgação site oficial Qarabağ)

A temporada 2021/2022 está em andamento e a equipe atualmente está em primeiro lugar. Será que o título volta para “Os Cavaleiros” ou teremos alguma surpresa? Faça a sua aposta!



Compartilhe esse conteudo