Conheça mais sobre a história do antigo time da capital romena
Um dos primeiros vencedores do Campeonato Romeno de Futebol, o Olympia teve na temporada de 1909/10 o grande destaque ao longo da sua curta história no cenário do futebol local.
Em tempos diferentes aos vividos atualmente, os primórdios da liga nacional que teve no Olympia o vencedor de duas edições ao longo dos primeiros anos de disputa, Bucareste hoje conta com o Steaua e o Dinamo como os principais times da cidade.
A equipe que, ao longo de sua curta trajetória no futebol nacional, foi afetada pelas duas grandes guerras mundiais, marcou o nome na história do esporte na Romênia.
Os efeitos da primeira guerra mundial no clube de Bucareste
O conflito que durou de 1914 a 1918, teve impacto no Olympia. Além da paralisação das competições ao redor do mundo, a Primeira Guerra Mundial marcou o time romeno, pela desistência de seus atletas de continuar no clube, e da prática do futebol.
Alguns jogadores optaram por seguir atuando no rúgbi, enquanto outros acabaram se transferindo para a equipe do Colentina, rival local do Olympia. A desistência por parte dos atletas em se manter no time, faz com que o tradicional time de Bucareste passe a disputar as competições regionais.
E isso dura até o ano de 1928, quando o time retorna às competições nacionais, chegando à terceira divisão nacional. Naquele ano, a equipe também alcançaria as fases finais da Copa da Romênia, terminando a competição nas quartas de final, sendo eliminada pelo Coltea Brasov pelo placar de 3 a 1, disputado em jogo único.
Antes da Segunda Guerra Mundial, diversos jovens atletas romenos são destaque no time
A geração que marcou época na equipe de Bucareste, teve nos atletas mais recentes do cenário do futebol romeno, o grande destaque. Jogadores como Crutescu, Kroner, Robe e Taciuc, foram alguns dos nomes que sobressaíram no time da capital da Romênia.
Depois deles, a próxima geração de destaque viria apenas ao longo dos conflitos que devastaram a capital da Romênia, e o time do Olympia. A equipe que já dava sinais de caminhar à falência, disputou divisões menores naquele período.
Algo longe das grandes campanhas que marcaram a equipe na principal divisão do futebol romeno, como as temporadas de conquistas em 1909/10 e 1910/11, além do vice-campeonato de 1911/12.
Com o pós-guerra, a falência e o fim das atividades da equipe, foram um golpe duro para todos os amantes do futebol local
Mesmo dividindo espaço no coração dos apaixonados por esporte na Romênia com o rúgbi, o futebol é uma das grandes devoções da população local, e que demonstra em Bucareste todo esse amor pelo esporte do país.
Porém, aos torcedores e cidadãos de Bucareste, o duro golpe do fim do clube do Olympia, é firmado em 1949. Quatro anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Romênia vivia uma das maiores crises econômicas e sociais de sua história.
E isso se arrastou aos clubes de diversas modalidades pelo país, que encerram as atividades com o decorrer dos anos. O último registro que se tem do Olympia, é no ano de 1949, com a disputa da quarta divisão do futebol romeno.
Alguns jogadores de destaque passaram pela equipe de Bucareste
Com a formação de atletas de renome no cenário nacional, o Olympia marcou a história do esporte por revelar muitos bons jogadores. Um deles, o zagueiro Manto Corneliu, marcou a história da equipe.
Com sete anos de trajetória pelo Olympia, o zagueiro que representou a Romênia na Copa do Mundo de 1930, permaneceu no clube de 1925 a 1932. Dali em diante, o defensor se transferiu para o Unirea Tricolor Bucuresti, outra equipe da capital romena.
Outro atleta que também disputou a competição internacional pela Romênia, foi Ilie Subaseanu. Nascido em 1906, o jogador que tinha 24 anos na Copa do Mundo, foi um dos atacantes da seleção romena de futebol.
O jogador que fez toda a sua carreira no time do Olympia, foi um dos destaques da Romênia ao longo do Mundial, realizado no Uruguai, e que teve nos donos da casa, os vencedores do torneio.
A participação da Romênia na Copa do Mundo de 1930, teve como destaque a classificação da seleção a um dos grupos mais difíceis, com Uruguai e Peru brigando com os romenos por uma vaga à próxima fase.
Depois da fase de grupos, Uruguai, Estados Unidos, Argentina e Iugoslávia, eram os times classificados para as fases seguintes do torneio.
O Uruguai enfrentaria os EUA, enquanto a Argentina jogaria contra a Iugoslávia, e ambos os jogos foram válidos pela semifinal do torneio. Vale ressaltar, que os dois jogos foram disputados em Montevidéu.
Por curiosidade, os dois jogos, tiveram o mesmo placar. 6 a 1 para o Uruguai em cima dos Estados Unidos, e a repetição do marcador no jogo da Argentina contra a Iugoslávia, com os argentinos se classificando para a final.
A grande decisão em Montevidéu, teve o Uruguai se impondo e vencendo o jogo em seus domínios, por 4 a 2. Dali em diante, os uruguaios teriam mais uma conquista do Mundial, em 1950, vencendo o Brasil (país sede), na final.
Já a Argentina, vence as Copas do Mundo de 1978 e 1986. A segunda, inclusive, marcou a história do futebol, com um dos gols mais impecáveis de Diego Armando Maradona, contra a Inglaterra, nas quartas de final do torneio.
Quer ficar ligado em tudo o que role no futebol da Romênia? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!