O futebol do Chile possui três divisões e aqui vamos conferir a história, os maiores campeões e a expectativa para a temporada da Primera B, considerada como o segundo nível do futebol chileno.

A competição acontece no sistema misto, que conta com uma fase em pontos corridos e outra em mata-mata. O objetivo das equipes é conseguir uma das duas vagas que garantem o acesso à elite do futebol local.

A liga chilena também é conhecida atualmente como Campeonato AS.com e possui 16 times participantes, que normalmente disputam cerca de 30 rodadas na fase inicial. Depois a competição avança no sistema de playoffs.

A história da Primera B do Chile

Registros históricos mostram que a bola começou a rolar para a Primera B no ano de 1952. Na época, o torneio era conhecido por Segunda División.

A competição, desde seu início foi organizada pela Associação Nacional de Futebol Profissional, que faz parte da Federação de Futebol do Chile. A partir de 1956 o torneio ganhou o nome no qual é conhecido atualmente: Primera B.

O primeiro grito de “é campeão” no segundo nível de futebol do Chile aconteceu no ano de 1952, quando o time do Palestino derrotou o Rangers, entrando assim para a história.

Equipe do Palestino de 1952 (Foto: Autor Desconhecido/site ludopedio)

Quem são os maiores campeões da segunda divisão do Chile?

Na disputa da Primera B do Chile, o time que mais vezes conquistou a taça e teve o melhor desempenho em campo foi o Temuco.

Atual time do Temuco em campo pela Primera B do futebol chileno (Foto: Divulgação Instagram Oficial Temuco)

A equipe conquistou seu primeiro título no ano de 1960, mas tinha outro nome na época, quando era chamada de Green Cross. Três anos depois, obteve mais uma conquista, também com o mesmo nome.

Mas foi a partir do ano de 1991 que o time passou a se chamar Temuco, e conquistou o título daquele ano. Posteriormente as conquistas vieram na temporada 2001 e 2015/2016. O clube é o único pentacampeão da Primeira B.

Na cola do atual Temuco, vem o San Luis de Quillota com quatro títulos em sua bagagem. O time teve sua primeira taça conquistada em 1955 e a última na temporada 2014/2015.

Depois do San Luis de Quillota 10 times tem três taças da competição. São eles:

  • Deportes La Serena
  • Rangers
  • Santiago Morning
  • Provincial Osorno
  • Unión San Felipe
  • Deportes Iquique
  • San Marcos de Arica
  • Unión La Calera
  • Coquimbo Unido
  • Santiago Wanderers

Formato do torneio chileno

Os times que disputam a Primera B chilena jogam a primeira fase da competição no sistema de pontos corridos. Ao todo, são 30 rodadas para os 16 times que estão na disputa.

O clube com a melhor pontuação geral consegue o acesso e se torna o campeão do torneio. Enquanto isso, os times classificados da 2ª a 5ª colocação disputam os playoffs.

Nessa fase, os clubes disputam um jogo de semifinal, em partida de turno e returno para decidir quem avança para a finalíssima.

No jogo decisivo, também em turno e returno é definido o campeão dos playoffs que garante a tão sonhada vaga na elite do futebol chileno. O clube com pior desempenho na classificação geral é rebaixado.

Confira como foi a última temporada e os times que conseguiram acesso à Primera B

A temporada 2021 teve como grande campeão do torneio o Coquimbo Unido, que ficou na liderança da competição após obter 14 vitórias, 13 empates e sofrer apenas três derrotas ao longo das 30 rodadas.

Elenco do Coquimbo Unido com a taça da Primera B do Chile - (Foto: Divulgação/Coquimbo Unido)

Copiapó, Santiago Morning, Temuco e Puerto Montt garantiram suas vagas nos playoffs da competição chilena, para então definir as equipes que conquistariam o tão sonhado acesso.

Mas quem chegou na final dos playoffs foi Temuco e Copiapó. A partida foi decidida no sistema de turno e returno.

No jogo de ida o Tamuco levou a melhor ao vencer o adversário pelo placar de 1x0. Já no duelo de volta, o clube até marcou um gol, mas sofreu o revés ao tomar três gols do adversário. Resultado agregado de 3x2, que garantiu o Copiapó na edição 2022 da elite do futebol chileno.

Já o time que teve pior desempenho na disputa da temporada 2021, foi o San Marcos Arica, que sofreu o rebaixamento para a terceira divisão do Chile.

Ao longo da competição nacional o clube conseguiu apenas quatro vitórias, empatou sete vezes e sofreu 17 derrotas nos 30 jogos que disputou. Com 19 pontos contra 24 do primeiro time fora da zona, não teve como escapar do descenso.

Os maiores artilheiros da segunda divisão do Chile

No topo dos goleadores está o centroavante Manuel López, o maior artilheiro da competição após ter balançado as redes 27 vezes ao longo de 45 jogos.

O também atacante Leandro Garate está na cola de López, uma vez que tem 24 em 57 partidas que marcou presença.

Mais um nome de destaque na artilharia que completa o pódio dos maiores artilheiros é o do ponta esquerda Alfredo Ábalos, que marcou 22 gols em 54 jogos.

Expectativa para a temporada 2022

A bola já começou a rolar na Primera B do Chile. A primeira rodada da competição aconteceu em fevereiro, mais precisamente no dia 13. O campeonato conta com 17 equipes e deve ser encerrado em outubro deste ano.

Entre os participantes da edição 2022 estão os dois times que caíram da elite, sendo Santiago Wanderers e Huachipato, que devem dar trabalho e querer retornar para a primeira divisão.

Time do Huachipato, focado em conseguir pontuar para brigar pelo retorno à elite (Foto:Divulgação Instagram oficial do Huachipato)

Enquanto isso, Temuco, Santiago Morning e Puerto Montt que viram o acesso de tão perto, devem voltar com força total nesta temporada para conseguir uma das vagas.

Após as primeiras cinco rodadas, o Magallanes está se destacando, visto que conseguiu vencer quatro dos cinco jogos disputados.

Em contrapartida, na lanterna momentânea da competição está o San Luis, que ainda não venceu nenhum duelo e perdeu quatro embates.

O jeito é continuar apostando nas equipes do futebol chileno e torcer para o seu time favorito, para que ele consiga subir de divisão. E para ficar bem informado sobre os mais diversos esportes do mundo, é só continuar acompanhando o Bets.

Compartilhe esse conteudo