O Arsenal lidera a tabela da Premier League (PL) no Natal pela primeira vez desde 2007/08, após um início de temporada dos sonhos antes da Copa do Mundo (12V, 1E, 1D). Curiosamente, porém, eles não conquistaram o título em nenhuma das últimas cinco temporadas em que lideraram no dia de Natal, então o técnico Mikel Arteta ainda não terá sua equipe descansando sobre os louros.
Embora os Gunners tenham vencido todos os seis jogos em casa no campeonato nesta temporada, marcando uma média de 3,17 gols por jogo, Arteta pediu que eles "elevassem os padrões" após um estágio de clima quente em que terminaram vencendo o AC Milão por 2-1. Uma derrota por 2-0 em um amistoso em casa para a Juventus se seguiu a esse jogo e apenas um jogo sem sofrer gols na PL no Emirates Stadium nesta temporada é motivo de preocupação, assim como uma lista crescente de lesões que inclui o atacante Gabriel Jesus.
O West Ham United foi para o intervalo do Mundial após três derrotas consecutivas na liga, mas está otimista de que resultados decentes em amistosos no meio da temporada possam se traduzir em uma saída da metade inferior da tabela. “Estaremos prontos e animados”, alertou o técnico do time principal Billy McKinley enquanto se preparam para um duelo direto que não vencem em nenhum estádio desde janeiro de 2019 (1E, 5D).
Como os Hammers sofreram sete derrotas consecutivas neste duelo neste local, esta é uma proposta desafiadora para a equipe do técnico David Moyes, que se esforça para garantir vaga no futebol europeu pela terceira temporada consecutiva. Eles podem se sentir mal, já que todas as cinco derrotas fora de casa nesta temporada (1V, 1E) ocorreram por margens de um gol, mas eles devem melhorar longe de seus domínios se quiserem subir na tabela.
Bukayo Saka teve uma Copa do Mundo brilhante, marcando três vezes para a Inglaterra antes de cair nas quartas de final. Ele tentará marcar contra Łukasz Fabiański, do West Ham, que fez parte do time do Arsenal que liderou a tabela no Natal de 2007, antes de terminar em terceiro.
O Arsenal venceu os dois duelos diretos anteriores realizados no Boxing Day, 1-0 em 1998 e 3-1 em 2013.