Os jantares de Natal mal serão digeridos antes que Brentford e Tottenham finalmente sinalizem o retorno da ação da Premier League no início do Boxing Day. Depois que ambas as equipes foram para o intervalo da Copa do Mundo com gols como tema em seus jogos, os trabalhadores ferroviários da Inglaterra podem não ser os únicos grevistas fazendo manchetes neste momento movimentado.
O intervalo veio em um momento inoportuno para o Brentford, que estava nas nuvens depois de vencer por 2-1 fora de casa o Manchester City pela primeira vez em 85 anos. Começando esta rodada apenas seis pontos à frente da zona de rebaixamento, mas apenas três pontos atrás do Liverpool em sexto lugar, outro grande complexo duelo aqui para adicionar aos dois clubes de Manchester pode levá-los a entrar em 2023 na metade superior da tabela.
Com uma diferença tão estreita de três pontos entre o segundo colocado Manchester City e o Tottenham em quarto, o Spurs não pode se dar ao luxo de repetir o empate sem gols com o Brentford em abril de 2022, que contribuiu para quase cair fora dos quatro primeiros da temporada passada. A pausa prolongada veio em boa hora para o clube do norte de Londres depois de oito jogos consecutivos sem um clean sheet e atuações indiferentes (3V, 1E, 4D), mas o técnico Antonio Conte - que estaria discutindo uma extensão de contrato durante a Copa do Mundo - teve mais jogadores do que a maioria no Catar.
Apesar desse tropeço, eles têm todos os motivos para acreditar que vão começar a recuperar imediatamente. O Tottenham não apenas se mostrou regularmente capaz de corresponder às expectativas ao vencer 80% dos jogos da liga como favorito no pré-jogo nesta temporada (8V, 1E, 1D) - perdendo apenas para o Arsenal nesse aspecto - mas todas as quatro derrotas foram em diante dos clubes entre os seis primeiros no dia de Natal, sugerindo que os Spurs deveriam receber bem esta designação.
O Brentford venceu seus últimos cinco jogos da liga em que Ivan Toney marcou antes do intervalo, incluindo o mais recente, enquanto Heung-min Son marcou dois dos últimos três gols do Tottenham contra o Brentford.
Nenhuma equipe registrou mais vitórias na liga ao sofrer o gol de abertura nesta temporada do que o Tottenham (4V, 1E, 4D), enquanto o Brentford é um dos quatro clubes que ainda não venceu (4E, 4D).