Sempre realista, o técnico do Arsenal, Mikel Arteta, mantém os pés firmes no chão depois de abrir uma diferença de sete pontos na classificação da Premier League (PL) sobre seu ex-clube, o Manchester City. Após a vitória do Arsenal por 4-2 sobre o Brighton na véspera de Ano Novo, Arteta foi rápido em apontar que sua vantagem "não significa nada" se eles subsequentemente escorregarem, mas certamente exigiria um colapso monumental agora, já que nenhum time, exceto o Liverpool de 2018/19, que iniciou um novo ano com uma vantagem de 7+ pontos conseguiu não ser o vencedor da Premier League (PL).
O Arsenal não perde seu primeiro jogo da liga em anos consecutivos desde 1995-96, um retrospecto que espera estender após a derrota no dia de ano novo em 2022. Os Gunners parecem propensos a manter esse retrospecto intacto aqui, construindo em seu 100% de vitórias em jogos em casa da PL nesta temporada e, se o fizerem, será a primeira vez na história do clube que venceriam cada um dos oito primeiros jogos da liga em casa.
Outro teste difícil aguarda o Arsenal em sua busca pelo primeiro título desde 2003/04 na forma do aspirante ao top 4, o Newcastle United, uma equipe que já conquistou pontos diante de três dos quatro clubes mais bem colocados da temporada passada (2V, 1E, 1D). O técnico do Newcastle, Eddie Howe, lamentou as chances perdidas de seu time no empate em 0-0 com o Leeds no fim de semana, mas esse resultado garantiu que eles terminassem o fim de semana em terceiro lugar.
O ano passado foi de enorme crescimento para o Newcastle, com apenas Arsenal, Liverpool e City conquistando mais pontos do que seus 71 em 2022. Mesmo assim, esta é sem dúvida a tarefa mais difícil dos Magpies contra um time para o qual Eddie Howe perdeu, pessoalmente, todas as vezes fora de casa na PL (6D), e isso sem mencionar a sequência de 11 derrotas consecutivas do próprio Newcastle em duelos diretos fora de casa.
O terrível trio de Bukayo Saka, Eddie Nketiah e Gabriel Martinelli marcou em ambos os jogos do Arsenal na PL desde a lesão de Gabriel Jesus! O Newcastle pode contar com apenas um jogador, Callum Wilson, para estar no seu melhor se quiser estender sua sequência de vitórias em Londres para três. Wilson marcou seis vezes em oito jogos na capital desde que ingressou no clube.
O Newcastle não conseguiu vencer seu primeiro jogo de um novo ano em nove ocasiões na última década (1V, 2E, 7D).