O Everton continua sem uma vitória desde 22 de outubro, mas o impulso psicológico de um ponto na véspera de Ano Novo no quintal do campeão Manchester City pode ser inestimável para a psique da equipe, no que se prepara para ser outra batalha sombria contra o rebaixamento. Com 2023 definido para ser o último ano completo do Everton ocupando o Goodison Park, eles estarão ansiosos para começar com o pé direito para manter vivo seu status de elite ininterrupto de 69 anos.
Uma derrota por 2-1 em casa do Everton para o Wolves no último jogo em casa foi uma experiência particularmente angustiante, marcando a segunda derrota nos últimos três jogos em casa dos Toffees que os viu marcar primeiro. Por sua vez, mesmo um começo promissor contra os visitantes do Brighton pode não ser a chave para a vitória, apesar do retorno curiosamente forte do Everton em seus últimos quatro jogos em casa na Premier League (PL) para começar às 19h45 ou mais tarde (3V, 1D).
No geral, 2022 foi um ano muito melhor para o Brighton, que continua em busca de uma vaga no futebol europeu, apesar de ter perdido por 4-2 para o Arsenal na última rodada. Mas o resultado ainda teve seus pontos positivos, já que foi a sexta partida consecutiva com gols do Brighton na PL e eles se recuperaram, apesar de uma desvantagem de 3-0 na marca de uma hora, mesmo sem a estrela vencedora da Copa do Mundo, Alexis Mac Allister.
Ele foi, sem dúvida, uma grande falta na véspera do Ano Novo, e a infinidade de rumores sobre uma transferência em janeiro para o argentino tem o potencial de ser perturbadora, já que o Brighton tenta marcar vários gols antes do intervalo pela quarta vez em seis viagens na PL. Os Seagulls fizeram exatamente isso há 12 meses, quando 2022 também começou com uma viagem a Goodison Park, com dois gols de Mac Allister ajudando sua equipe a vencer pela primeira vez no famoso e antigo estádio (3-2).
Demarai Gray marcou um gol de empate de “outro mundo” no Etihad Stadium no sábado, o que significa que seus últimos três jogos com gols marcados pelo campeonato viram o Everton recuperar pontos (1V, 2E). Mas se ele for frustrado, o torcedor do Everton de infância e ex-meia do Liverpool, Adam Lallana, pode atacar, depois de abrir o placar nos últimos dois jogos fora de casa pelo Brighton.
Nenhum dos seis primeiros jogos em casa do Everton terminou empatado (2V, 4D).