Philadelphia Union: saiba mais sobre o time de futebol da Major League Soccer (MLS) vencedor do Supporter’s Shield de 2020

Larissa Tosca
Larissa Tosca,
5 em minutos de leitura
Philadelphia Union: saiba mais sobre o time de futebol da Major League Soccer (MLS) vencedor do Supporter’s Shield de 2020

A MLS e o Supporter’s Shield

A Major League Soccer (MLS) é a maior e mais importante liga de futebol da América do Norte. Hoje em dia é composta por 28 times, sendo 3 deles canadenses: Toronto FC, CF Montréal e Vancouver Whitecaps.

Foi fundada em 1993, apesar de sua criação já ter começado a se desenvolver anos antes. Começou com 10 clubes e sua primeira temporada ocorre apenas em 1996.

blog photos
FILADÉLFIA – 11 DE MAIO: Fãs do futebol celebram após o time da MLS, o Philadelphia Union, liberarem seu nome, cores e logo em uma entrevista à imprensa, no dia 11 de maio de 2009, no City Hall, na Filadélfia, Pensilvânia. (Foto por Drew Hallowell/Getty Images for Philadelphia Union)

A liga atualmente é dividida em duas conferências, a Western Conference (Oeste) e a Eastern Conference (Leste). Cada uma possui 14 times que se enfrentam nos 26 jogos da temporada regular.

Ainda no fim da temporada regular, os times de cada conferência enfrentam aqueles da divisão oposta, mas não todos, resultando um total de 34 partidas para cada equipe na primeira campanha.

O primeiro prêmio da temporada é o Supporter’s Shield. É premiado logo após a temporada regular ao time de melhor pontuação – calculada a partir do sistema de pontos da MLS.

O vencedor do Supporter’s Shield também tem vantagem nos playoffs e é automaticamente classificado para a CONCACAFF Champions League – competição anual entre os clubes da América do Norte, América Central e Caribe.

Após a temporada regular, 14 times competem no MLS Cup Playoffs e apenas 2 seguem para a final da MLS Cup, que determinará o campeão do campeonato.

blog photos
Parede do Philadelphia Union composta por (da esquerda para a direita) Eduardo Coudet, Stefani Miglioranzi, Danny Mwanga e Fred, bloqueia um tiro livre do D.C. United marcado por Branko Boskovic (não retratado), no primeiro tempo. O United derrota o Union,de 2x0, no RFK Stadium, em Washington, D.C., Domingo, 22 de agosto de 2010. (Chuck Myers/Tribune News Service via Getty Images)

Sons of Ben

Em Filadélfia, na Pensilvânia, há muito tempo planejava-se a criação de um time de futebol profissional que representasse a cidade na MLS.

Apesar da importância da região em nível nacional, até o fim da década passada não havia nenhum clube que ocupasse essa posição, mas havia muita vontade, tanto da parte da própria liga, quanto da cidade.

Em 2001, um plano de criação de um time na região metropolitana de Delaware Valley quase leva a cidade a, finalmente, receber uma franquia. A ideia era de criar o Union FC, e construir um estádio na região, mas o andamento foi barrado pelo New York Red Bulls, que reivindicou o direito de impedir a criação de uma franquia com sede a determinada distância de sua própria.

Por isso, a Filadélfia passou anos sem consumar a criação de uma equipe própria, já que era necessário um planejamento adequado que não ferisse a normas da liga.

Em 2007, um grupo de fãs do futebol da Filadélfia se reúne para criar o Sons of Ben. Esse seria o principal gatilho para o nascimento de uma franquia na cidade.

O Sons of Ben (ou SoBs) é, em resumo, uma associação de suporte que liderou a criação do Philadelphia Union. Associações de suporte são muito comuns no cenário do futebol, e são extremamente importantes na capitalização e resistência de times e clubes ao redor do mundo. No Brasil, podem ser chamadas de “torcidas organizadas”.

Com o apoio do SoBs, o Philadelphia Union surge, finalmente, em 2008 e se torna franquia da MLS como integrante da Eastern Conference.

Philadelphia Union

O time começa a jogar na temporada de 2010 e sua estreia na liga não é das melhores. Termina em sétimo lugar na sua divisão e em décimo quarto nos quadros gerais.

Chega a alavancar para a oitava posição na MLS no ano seguinte após uma temporada regular de 11—15—8, e alcança, pela primeira vez, os playoffs. Infelizmente, é eliminado nas semifinais da Conferência Leste por duas partidas perdidas.

blog photos
CHESTER, PA – 27 DE OUTUBRO: Titulares do Philadelphia Union posam para uma foto antes da partida contra o New York Red Bulls, no PPL Park, no dia 27 de outubro de 2012, em Chester, Pennsylvania. (Foto por Drew Hallowell/Getty Images)

Pelos próximos seis anos, o Union segue em mediocridade. O time dificilmente sai da região mediana da liga, o que o esconde durante as temporadas, e leva a baixa popularidade.

Em 2018, finaliza com 15—5—14, dando início a uma fase melhor do que aquela dos últimos anos.

Em 2019, termina a temporada regular em quinto lugar nos quadros gerais, a apenas uma posição de classificar-se para a CONCACAFF. No entanto, as coisas pareciam estar melhorando para a equipe da Filadélfia.

Em 2020, pela primeira vez em seus 10 anos de história, o time titula na Conferência Leste. Não apenas, como termina a temporada regular em primeiro lugar na liga e vence o Supporter’s Shield do ano.

Nessa mesma temporada, perde para o New England Revolution logo no primeiro round das séries das conferências, e é desclassificado dos playoffs da MLS Cup.

Em 2021, o time cai para o sétimo lugar nos quadros gerais, mas mantém um posicionamento positivo e estratégico na liga. Chega a alcançar as finais das conferências, fato que ocorre pela primeira vez na trajetória do Union, mas é eliminado pelo New York City FC – vencedor da MLS Cup 2021.

O Philadelphia Union começa a temporada de 2022 com o pé direito, já ocupando o primeiro lugar na Eastern Conference, mas ainda trabalhando para uma melhora mais segura na performance do time fora de casa.

blog photos
NOVA IORQUE, ESTADOS UNIDOS – 19 DE MARÇO: Santiago Rodriguez (camisa 20) do New York City FC e Kai Wagner (camisa 27) do Philadelphia Union brigam pela bola durante um jogo da temporada regular da MLS, no estádio Yankee. Philadelphia Union vence a partida de 2x0. (Foto por Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images)

Se você é apaixonado por futebol e quer conhecer ainda mais sobre os times e ligas do mundo inteiro, você está no lugar certo! Aqui no Bets, você encontra artigos e notícias sobre tudo do mundo do esporte.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura