O time PFC Akademik Sofia foi fundado em 1947, em Sófía, a capital e maior cidade da Bulgária. Foi nessa mesma época quando o futebol passou por um processo muito importante no cenário do país.

O futebol na Bulgária teve um desenvolvimento um pouco mais tardio comparado a outros países da Europa. Isso, no entanto, não significa que o esporte era pouco famoso ou que não era praticado de forma recorrente no país.

Até um tempo antes da metade do século passado, a modalidade era muito comum nas universidades, o que explica o uso da palavra “Akademik” no nome do time.

Logo do time de futebol búlgaro PFC Akademic Sofia. (Crédito da imagem: https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%A4%D0%B0%D0%B9%D0%BB:FC_Akademik_Sofia_Logo.svg)

Já existiam, desde o início do século XX, diversos torneios nacionais que eram organizados anualmente, mas nenhum no formato de liga. Além, o cenário político na época foi um dos grandes desafios enfrentados pelas organizações futebolísticas já existentes.

Com o crescimento e empoderamento dos campeonatos de futebol universitários, viu-se uma oportunidade para oficializar a modalidade em cenário nacional.

O Akademik Sofia nasceu e cresceu juntamente com o futebol na Bulgária, e por isso é considerando um dos times mais clássicos do país.

Como a capital era de suprema importância, o recrutamento dos primeiros times a se tornarem profissionais começou lá mesmo.

Em 1949, foi realizado o torneio que selecionaria os clubes de melhor desempenho para compor a recém-criada Primeira Liga de Futebol Profissional da Bulgária (também chamada “A” RFG). Entre os dez times classificados, estava o Akademik Sofia.

Nas temporadas de 1950-51, o time teve um excelente desempenho de debute, ocupando a terceira e quarta posição no Grupo A (divisão a qual ocupava), respectivamente. Para um clube unicamente de universitários, Akademik estreou como um time bastante promissor.

Entretanto, uma dramática queda na temporada de 1952 leva o time a cair para as divisões regionais da cidade de Sáfia - também chamadas “B” RF.

Equipe do Akademik Sofia em campo no ano de 1950. (Crédito da imagem: http://www.retro-football.bg/?q=bg/%D0%B3%D0%B0%D0%BB%D0%B5%D1%80%D0%B8%D1%8F-1950)

O Akademik, então, passa uma boa quantidade de tempo oscilando entre as posições medianas da “segunda divisão” búlgara.

Essa fase só vem a acabar em 1963 – dez anos após a queda – quando finalmente se reclassifica para a elite nacional.

Infelizmente, aquela seria a única temporada na primeira divisão por um bom tempo. Logo em 1964, é rebaixado novamente para as regionais.

Essa veio a se tornar uma nova fase sombria na história do Akademik Sofia.

O time passa a se apagar dentro do cenário do futebol, não somente por se ausentar da primeira divisão, como também devido à fragilidade da equipe, que estava em constante mudança e contava com baixíssimo investimento.

O processo tem um fim em apenas em 1969, quando o Akademik adentra uma outra fase do time, dessa vez, positiva. Entre os anos de 1969 e 1979, vive seus anos de ouro na liga nacional.

Assim que retorna à primeira divisão, em 1969, começa não somente a ascender na liga profissional, como também em diversos outros campeonatos europeus da época.

Em 1974, vence a Copa dos Clubes dos Balcãs, e ainda se classifica para o campeonato francês.

Em 1976, sem bom desempenho na liga nacional o garante classificação direta para a Copa da UEFA, onde representaria a Bulgária no ano seguinte.

Na copa, chegou longe após vencer o SC Slavia, até mesmo derrotando o italiano Milan, mas foi desclassificado após uma revanche.

Equipe do Akademik Sofia antes da partida contra o Milan, em 1976, na Copa da UEFA. (Crédito da imagem: https://btvnovinite.bg/sport/samo-balgarskijat-akademik-sofija-e-otnemal-ot-velichieto-na-milan.html)

Em 1979, o Akademik é rebaixado para o Grupo B, segunda divisão, onde fica por uma temporada.

Infelizmente, a fase de ouro do time chega ao seu fim, e também não passa muito tempo no Grupo A.

Na temporada de 1980-81, consegue finalizar em quarto lugar, garantindo a classificação para os campeonatos europeus. Não dura muito no torneio continental, no entanto.

Logo em 1982, a baixa performance na temporada leva o Akademik novamente ao Grupo B. É a partir desse que ano que se inicia a fase de declínio do time.

Entre 1982 e 2007, o Akademik decai drasticamente no cenário futebolístico búlgaro. O desempenho negativo leva o time às divisões amadoras, e seu nome gradativamente perdia a popularidade.

Foi uma queda e tanta que deixou os fãs e empresários ligados ao time desamparados.

Em meados da década de 90, uma tentativa de reviver o Akademik levou-o ao Grupo B, mas infelizmente o plano falhou miseravelmente, e o clube de Sofia despenca para os grupos de distrito – então o nível mais baixo no futebol da Bulgária.

Em 2007, mais de vinte anos após sua queda que quase o levou ao desmanche, o Akademik recebe uma nova chance para reacender sua história. É fundido com o time Vihar Gorublyane, que havia acabado de se classificar para o Grupo B.

O então presidente do Akademik, Manol Velev, promete levar o grupo para a elite nacional dentro de três anos.

Em sua primeira temporada na segunda divisão, o time termina em décima posição, e em oitava na edição seguinte. Para fazer jus à promessa, em 2009-10, finaliza em segundo lugar, o que leva a sua classificação ao Grupo A após 28 anos.

A estadia na primeira divisão dura apenas por uma temporada, no entanto. E em 2011-12 começam a enfrentar sérios problemas financeiros.

Essa crise leva o Akademik a perder sua licença como time profissional, e passa a jogar no grupo amador de sua cidade, Sófia.

Fica jogando como amador até a temporada de 2014-15 e, na temporada seguinte, por motivos financeiros e legais, o Akademik Sofia deixa de existir.

Em 2017, o nome volta ao cenário do futebol na Bulgária novamente como Akademik Sofia, começando no grupo amador regional. Atualmente, continua no mesmo grupo, o qual representa o quarto nível na pirâmide do futebol nacional.

Foto da equipe do Akademik Sofia na temporada de 2009-10 do Grupo B (Segunda Divisão da Bulgária); nesta mesma temporada, o time conseguiu se classificar para a First Professional League.

Se você ama futebol e quer ficar por dentro de tudo que acontece no esporte, basta ficar ligado no Bets. Aqui, você encontra as notícias dos maiores clubes do Brasil e do mundo.

Compartilhe esse conteudo