Perth Thunder: conheça um pouco mais sobre o time de hóquei no gelo da Austrália Ocidental.

Elícia
Elícia,
4 em minutos de leitura
Perth Thunder: conheça um pouco mais sobre o time de hóquei no gelo da Austrália Ocidental.

Perth Thunder Ice Hockey a equipe fundada em 2010

Perth Thunder é um time de hóquei no gelo semiprofissional de Perth, capital da Austrália Ocidental, a qual representa a quarta cidade mais populosa da Austrália e Oceania.

Embora fundado oficialmente em 2010, quando receberam uma licença provisória da Liga Australiana de Hóquei no Gelo (AIHL) para a temporada de 2011, o time Perth Thunder já ensaiava ter uma equipe de hóquei no gelo desde 2007.

Durante esse período, precisaram se organizar e projetar como seria pôr em prática a ideia, planejar captura de talentos para a criação de uma equipe forte e competitiva e, claro, persistência até serem aceitos na liga de hóquei de alto nível da Austrália.

Outro fator que precisava ser bem solucionado era o fato de que a AIHL acontece de forma quase que predominante no leste australiano, enquanto o Thunder era um time da Austrália Ocidental.

Foi preciso encontrar soluções para diversos impasses como: o que fazer com os altos custos operacionais e de viagens, como suprir a necessidade de jogadores extras, funcionários e como conciliar a agenda de jogos com todas essas demandas.

Para todas essas perguntas a equipe parecia estar pronta para ter a melhor solução e, após uma série de jogos dentro e fora de Perth, o Thunder recebeu oficialmente sua licença e ingressou na AIHL.

Assim, em 2012, a equipe australiana tornou-se membro oficial da AIHL. Sua primeira temporada pela liga foi desafiadora e demorou algum tempo para que o time se consolidasse nos jogos. Das vinte e quatro partidas da temporada 2012, venceram dez e terminaram em quarto lugar na conferência de Easton.

Na temporada de 2013, a equipe australiana teve uma boa atuação, chegando às semifinais da Goodall Cup (troféu concedido ao ganhador da Liga Australiana de Hóquei); feito que não ocorreu em 2014, quando terminaram em penúltimo lugar na classificação, sendo o pior resultado da história do Thunder até hoje.

blog photos
Em 2013, a equipe australiana teve uma boa atuação na AIHL, alcançando as semifinais, mas apenas em 2019 chegaram à sua primeira final da Goodall Cup. Fonte: couriermail.com.au.

Os anos seguintes foram mais promissores para a equipe de hóquei do gelo, sempre terminando as temporadas classificados para as semifinais da Goodall Cup, em segundo ou terceiro colocados, mas não conseguiam avançar para as finais da principal Liga Australiana.

Na temporada de 2019, conseguiram mudar esse cenário e ao vencer o Newcastle Northstars por um placar de 3 x 2, chegaram à primeira final da Goodall Cup para enfrentar o Sydney Bears.

O jogo que levou a equipe australiana a sua primeira final numa competição da Liga Australiana começou preocupante. O adversário Newcastle fez seu primeiro ponto aos 57 segundos de jogo e a equipe do Thunder se viu obrigada a buscar uma rápida reação para virar o placar, que encerrou com a vitória de 3 a 2.

A final contra o Sydney Bears também foi de jogo acirrado e, embora tivessem lutado e até conseguido uma vantagem no placar no início do jogo, o Thunder perdeu por 5 a 2, encerrando a temporada como vice-campeão da Copa Goodall.

Na temporada 2020, o treinador Dave Ruck, que em 2017 foi nomeado como o Treinador do Ano da AIHL, decidiu renunciar ao cargo alegando precisar dar uma pausa da excessiva rotina de trabalho em que estava vivendo. Além de treinador principal do Perth Thunder, Dave Ruck atuava simultaneamente numa escola secundária de Perth.

blog photos
Em 2019, os Thunder tornaram-se vice-campeões da Copa Goodall. Fonte: marchhockey.com.

Após a demissão de Ruck, Ben Breault assumiu como novo treinador principal do clube. Breault é canadense e foi o quinto jogador importado do Thunder. Nomeado artilheiro da Liga Australiana de Hóquei no gelo da temporada de 2017, com 193 pontos em 110 jogos pelo clube em quatro temporadas, a aposta do clube em Breault fez todo sentido.

O Perth Thunder possui sua pista de gelo na Perth Ice Arena, localizada no subúrbio da cidade de Málaga. Também conhecido como Perth Ice Arena Center, o local funciona como um centro esportivo para os esportes de inverno e também skate.

blog photos
Perth Ice Arena, onde é localizada a pista de gelo do Perth Thunder, além de ser um centro esportivo para jogos de inverno, skate e eventos para o público em geral. Fonte: en.wikipedia.org.

A arena recebe anualmente quatorze partidas de hóquei no gelo nas temporadas da Liga Australiana de Hóquei no Gelo. Além das partidas do esporte, também promove eventos de patinação artística e cede seu espaço para eventos para o público como: aniversários, festas de grupos de jovens, clubes sociais e outros eventos em geral.

Se você quiser saber mais notícias sobre o mundo dos esportes, acesse o blog do Bets. Aqui você encontra notícias sobre a equipe do seu coração e curiosidades sobre as demais equipes de diversas categorias esportivas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Newcastle Northstars: conheça um pouco mais sobre o time de hóquei considerado em 2016 como a equipe de maior sucesso da história da Liga AustralianaNewcastle Northstars: conheça um pouco mais sobre o time de hóquei considerado em 2016 como a equipe de maior sucesso da história da Liga Australiana
Newcastle Northstars: conheça um pouco mais sobre o time de hóquei considerado em 2016 como a equipe de maior sucesso da história da Liga Australiana

Newcastle Northstars equipe da AIHL Membros da Liga Australiana de Hóquei no Gelo (AIHL) desde 2002, Northstars é considerado um time semiprofissional porque seus atletas não participam em tempo integral e consequentemente recebem pagamento a uma t...

Elícia
5 em minutos de leitura
#Australia,#NBL,#Eastern Suns,#Basquete

Conheça a incrível história do Eastern Suns

E vamos contar mais uma história de um clube tradicional do basquete australiano. O Eastern Suns é uma divisão da Kalamunda and Districts Basketball Association (KDBA). A competiç...

Ariane

3 em minutos de leitura

#Australia,#NBL,#East Perth Eagles,#Basquete

East Perth Eagles: mais de 75 anos fazendo parte da história do basquete australiano

Com mais de 75 anos de história, a equipe conta com diversas conquistas e desafios ao longo da sua caminhada. Tendo consigo a equipe feminina e masculina, ele é o clube mais antig...

Ariane

4 em minutos de leitura

#Australia,#NBL,#Bendigo Braves,#Basquete

Bendigo Braves, a força das equipes numa só associação

O basquete na Austrália conta com muitas equipes tradicionais. A Associação Bendigo de Basquete teve seu início em 1974, porém, o primeiro jogo de basquete em Bendigo, uma cidade ...

Ariane

4 em minutos de leitura

#Australia,#AIHL,#Perth Thunder,#Hóquei

Perth Thunder: conheça um pouco mais sobre o time de hóquei no gelo da Austrália Ocidental.

Perth Thunder Ice Hockey a equipe fundada em 2010 Perth Thunder é um time de hóquei no gelo semiprofissional de Perth, capital da Austrália Ocidental, a qual representa a quarta c...

Elícia

4 em minutos de leitura