O Palmeiras festeja o título do Campeonato Brasileiro diante de sua torcida enfrentando o América-MG, equipe que ajudou a garantir matematicamente a conquista do Verdão ao vencer o vice-líder Internacional há uma semana. O confronto no Allianz Parque terá a entrega da taça e das medalhas para os jogadores palmeirenses.
Neste duelo, o Palmeiras poderá também garantir, ou pelo menos encaminhar, o título simbólico do returno, além de retomar a liderança da tabela de mandantes do Brasileirão, ambas as disputas contra o Colorado, adversário do Verdão na última rodada da competição nacional.
O América quer aproveitar esse clima relaxado de festa para conquistar a importante vitória longe de sua casa para sacramentar seu espaço no G4 do returno e, principalmente, colocar-se como forte candidato a finalizar a Série A com uma das vagas para a próxima Copa Libertadores, se possível dentro do G6, que remete à vaga direta na fase de grupos do torneio continental.
Aos oito minutos da primeira etapa Endrick (Palmeiras) domina o passe preciso em profundidade dentro da área e arremata na tentativa de superar o goleiro. Mas o chute sai errado e passa longe do alvo.
Martin Benitez (América-MG) marca um golaço na cobrança de falta a média distância. Ele manda a bola no canto esquerdo do gol, abrindo o placar. O passe açucarado encontra Gustavo Scarpa (Palmeiras) na entrada da área e ele dispara em direção ao canto esquerdo. Matheus quase é pego desprevenido, mas faz uma defesa brilhante no último segundo.
A cobrança de falta de uma posição promissora é executada por Gustavo Scarpa (Palmeiras), que manda o tiro direito que passa perto à direita do gol. Palmeiras segura a bola e troca alguns passes curtos. Eles esperam o momento certo para tentar uma enfiada rápida através da defesa.
Matheus até consegue tocar na bola, mas não impede que Gustavo Scarpa (Palmeiras) acerte o centro da meta e empata a partida. O cruzamento na cobrança da falta a meia distância, batido pelo Palmeiras, é interceptado por um dos defensores. O árbitro apita e ambos os times se dirigem aos vestiários. Termina o primeiro tempo.
Aos sete minutos do segundo tempo a cobrança de falta a média distância é batida por Gustavo Scarpa (Palmeiras)! Ele manda uma bola precisa no canto esquerdo mas o goleiro faz uma defesa brilhante e não o deixa marcar. Endrick (Palmeiras) recebe um bom passe e, da entrada da área, dispara um chute promissor que acaba sendo bloqueado pelo zagueiro.
Matheus pula como um gato para impedir a investida de Gustavo Scarpa (Palmeiras). O chute tinha como alvo o alto da meta, logo abaixo do travessão, mas não saiu com tanta potência. Matheus faz uma defesa soberba para impedir que a cabeçada de Zé Rafael (Palmeiras), após cruzamento vindo do lado do campo, atinja a área logo abaixo do travessão.
Rony (Palmeiras) cria espaço na frente do gol e aproveita a cobrança da falta com uma cabeçada quase perfeita. Infelizmente, a bola apenas bate no travessão e sai. Murilo Cerqueira (Palmeiras) vai bem ao encontrar o cruzamento dentro da área e produz um cabeceio impressionante que entra no canto esquerdo.
Gonzalo Mastriani (América-MG) encontra o cruzamento dentro da área, mas Weverton vence a batalha pela bola e a chance se perde. O árbitro checa o relógio e sopra o apito para o fim da partida.