Este é um grande confronto final da fase de grupos da Copa do Mundo para os rivais britânicos País de Gales e Inglaterra, que podem garantir a progressão para a fase eliminatória, mas também cair fora da competição. As esperanças do País de Gales de chegar às oitavas de final sofreram um grande golpe na sexta-feira, quando, após a expulsão do goleiro titular Wayne Hennessey, eles sofreram duas vezes nos acréscimos do segundo tempo para sair para uma derrota por 2-0 contra o Irã, o que significa que agora eles precisam, realisticamente, garantir os três pontos nesta disputa e torcer para que Irã e EUA empatem na outra disputa do grupo. No caso improvável de derrotar os Three Lions por 4+ gols, o País de Gales se classificaria independentemente do que acontecesse no outro jogo do Grupo B.
Esse cenário parece bastante improvável, já que os Dragões estão sem vencer há sete partidas em todas as competições (2E, 5D), que é a sequência mais longa desde maio de 2003. Parece haver poucas chances de essa sequência terminar contra a Inglaterra, já que País de Gales perdeu seis duelos diretos consecutivos por um placar agregado de 11-1.
A Inglaterra perdeu a chance de selar sua vaga nas oitavas de final contra os EUA, e os torcedores dos Three Lions não hesitaram em expressar sua desaprovação em tempo integral após o empate em 0-0 na sexta-feira no Al Bayt Stadium. Um desafiador Gareth Southgate prometeu que "ruído externo" não afetaria sua seleção da Inglaterra, que ainda está no comando e pode garantir sua vaga na fase eliminatória com apenas um empate neste duelo.
Mesmo assim, a pressão estará do lado de Southgate para terminar sua campanha na fase de grupos com força e vencer o Grupo B, especialmente porque eles estão jogando contra um antigo adversário como o País de Gales. As vitórias têm sido difíceis de obter para a Inglaterra ultimamente, com sua vitória por 6–2 contra o Irã, seu único sucesso em oito partidas (4E, 3D), esse é o menor número de vitórias em um período de oito jogos desde uma sequência entre outubro de 2001 e junho de 2002.
Gareth Bale conseguiu apenas dois chutes a gol em ambas as partidas da Copa do Mundo até agora, embora um tenha sido o gol de pênalti contra os EUA. Ele também é o único jogador do País de Gales a marcar contra a Inglaterra desde Mark Hughes em 1984. Harry Kane já marcou contra o número dois do País de Gales, Danny Ward, nesta temporada, jogando pelo Tottenham, mas ainda não marcou um gol em jogo aberto para a Inglaterra neste ano.
Danny Ward faz uma grande defesa para impedir a investida de Marcus Rashford (Inglaterra). O jogador criou espaço dentro da área e disparou um chute rápido no centro do gol.
Temos um gol brilhante de cobrança de falta da entrada da área! Marcus Rashford (Inglaterra) mostrou destreza e colocou a bola por sobre a barreira.
Harry Kane consegue empurrar a bola para Phil Foden (Inglaterra) após uma confusão dentro da área. Ele não faz cerimônia e manda a bola no lado esquerdo da meta.