O atleta Pablo Sarabia Garcia é um jogador de futebol espanhol, que foi contratado em 2019, pelo clube francês Paris Saint Germain. Porém, desde o ano de 2021, Pablo tem jogado pelo clube Sporting CP, com a camisa Nº 17, por empréstimo.

O jogador atua dentro de campo principalmente como um meia atacante, mas tem sido usado também como ala direito. Sarabia Garcia tem 1,74m de altura, pesa aproximadamente 70 kg, e é um jogador canhoto.

(en.wikipedia.org) Logomarca clube Sporting CP.

Além de representar o seu time português Sporting CP, o craque Sarabia também tem uma participação ativa em campeonatos internacionais, defendendo a seleção da Espanha, desde 2008, pela seleção espanhola SUB-16.

Pablo Sarabia nasceu no dia 11 de maio de 1992, na cidade de Madrid, Espanha.

JOGOS INTERNACIONAIS.

Quando Pablo Sarabia estava com 16 anos, em 2008, ele conquistou a sua 1ª internacionalização pela seleção espanhola SUB-16.

No ano seguinte participou ativamente pela equipe SUB-17 durante a Copa do Mundo FIFA de 2009, que foi realizada na Nigéria, disputando todos os 7 jogos. Naquela fase de jogos Sarabia marcou 1 gol e contribuiu muito para que a Espanha pudesse ficar em 3º colocado, derrotando a Colômbia naquele jogo, no estádio nacional de Abuja, com aproximadamente 40.000 torcedores.

No dia 1º de agosto de 2011, uma grande vitória ocorreu para a seleção espanhola SUB-19, durante o Campeonato da Europa, em que Sarabia “regeu” muito bem a equipe como capitão. Naquela ocasião, a Espanha foi a grande Campeã ao derrotar a República Tcheca em 3x2, em uma final muito apertada, após prorrogação.

No ano de 2019, no dia 30 de agosto, o treinador adjunto de Luis Enrique, da seleção espanhola, Robert Moreno, convocou Sarabia para disputar jogos pela seleção principal da Espanha, em 2 partidas de qualificação para a Euro 2020, inicialmente contra a Romênia e depois contra as Ilhas Faroe.

Pablo Sarabia, da Espanha, comemora depois de marcar o primeiro gol do seu time durante a partida das oitavas de final da Euro 2020 entre Croácia e Espanha no Estádio Parken em 28 de junho de 2021 em Copenhague, Dinamarca. (Foto de Oliver Hardt - UEFA/UEFA via Getty Images).

Naqueles jogos, durante a parte final do campeonato, Sarabia garantiu seu gol no jogo final do grupo da Espanha contra a Eslováquia, que perdeu por 5x0.

Aquele acabou sendo mais 1 gol de Sarabia, que já havia marcado 1 outro gol contra a Croácia, durante as oitavas de final com resultado final de 5x3 na prorrogação, com a derrota da Croácia.

PRIMEIROS CLUBES PROFISSIONAIS.

O jovem craque Pablo Sarabia, antes de se tornar um atleta profissional, recebeu treinamentos e jogou futebol pela equipe juvenil do Real Madrid, entre os anos de 2004 até 2009, quando tinha 12 anos, até os seus 17 anos, quando então se tornou um profissional do futebol, pela equipe do Real Madrid B, a equipe reserva do clube.

Alex Grimaldo do SL Benfica com Pablo Sarabia do Sporting CP em ação durante o jogo da Liga Bwin no Estádio José Alvalade em 17 de abril de 2022 em Lisboa, Portugal. (Foto de Gualter Fatia/Getty Images)

REAL MADRID B CASTILLA -

No dia 3 de janeiro de 2010, depois de já ser um jogador sênior desde 2009, pelo Real Madrid B, o jovem craque fez a sua estreia na equipe profissional, em um jogo contra o rival Agrupación Deportiva Alcorcón FC, da 2ª divisão.

Cerca de uns 14 dias depois, Sarabia conseguiu marcar seu 1º gol pelo time Castilla Real Madrid B, jogando em casa contra o rival Racing de Santander B, que perdeu o jogo por 5x2.

Durante o mês de dezembro de 2010, o jogador acabou sendo convocado para integrar a equipe principal do Real Madrid, pela primeira vez, para disputar um jogo em casa, pela UEFA Champions League, que ocorreu contra o rival A.J. Auxerre.

Naquele jogo, Sarabia recebeu a camisa de Nº 33 e foi chamado para entrar em campo aos 72 minutos de jogo para substituir o lendário Cristiano Ronaldo. Aquela disputa terminou em 4x0, com a vitória do Real Madrid, durante a fase de grupos.

Pouco tempo depois, durante a sua 2ª temporada junto à equipe B Castilla, do Real Madrid, o treinador Alberto Toril, que já vinha acompanhando o desempenho e esforço de Pablo em aprimorar seu futebol, decidiu dar ao jogador maiores responsabilidades e um papel mais abrangente dentro da equipe.

Pablo Sarabia durante o amistoso de pré-temporada FC Nuremberg X Paris Saint-Germain no Max-Morlock-Stadion em 20 de julho de 2019. (Foto de Sebastian Widmann/Bongarts/Getty Images)

Ele resolveu mudar a posição de Sarabia, que atuava como um ala, para ser um meia atacante, e 12 gols foram marcados por ele.

Pablo acabou se tornando um grande artilheiro, se posicionando em 3º lugar, atrás somente do jogador José Luis Mato, e Álvaro Morata, ambos com 14 gols cada, visto que as reservas acabaram ficando abaixo do esperado nos playoffs de promoção.

GETAFE CLUBE DE FUTEBOL -

No dia 3 de julho de 2011, depois de obter uma excelente experiência dentro de campo, e chamar a atenção de vários clubes europeus, o craque Sarabia foi contratado pelo espanhol da La Liga, o Getafe CF.

O jogador assinou um contrato válido por 5 anos, com a equipe, por um valor em cerca de 3 milhões de Euros, e com uma cláusula contratual, dando a opção para o Real Madrid poder comprar o atleta novamente, após 2 anos de trabalho, se desejasse.

Cerca de 1 ano depois, no dia 15 de setembro de 2012, Pablo marcou seu 1º gol junto ao time da primeira divisão, em um jogo que ocorreu contra o Barcelona, que acabou vencendo o Getafe por 4x1.  

SEVILLA FC -

Depois de disputar vários campeonatos pelo Getafe CF, clube espanhol Sevilla Futebol Clube, no dia 9 de junho de 2016, acabou contratando Pablo. Ele assinou um contrato válido por 4 anos junto à equipe.

O jogador realizou a sua estreia no dia 14 de agosto de 2016, em um jogo contra o Barcelona, durante a primeira mão da Supercopa da Espanha. Naquele jogo o Sevilla foi derrotado em casa por 2x0.

Porém na temporada seguinte, 2018/2019, Sarabia marcou uma sequência de gols, que somaram os 12 mais belos gols de sua carreira, e além disso, o atleta deu mais 13 assistências dentro dos gramados, o que contribuiu muito para que o Sevilla pudesse se posicionar em 6º colocado no ranking final.

PSG -

No dia 2 de julho de 2019, o clube francês Paris Saint Germain ofereceu um contrato válido por 5 anos para Pablo Sarabia. Ele realizou a sua estreia no dia 5 de outubro pela Liga 1 (Ubereats), em um jogo contra o clube Angers SCO, que foi derrotado por 4x0. Sarabia marcou o seu primeiro gol e ainda gerou 2 assistências.

Durante a Copa de La League do ano 2020, em uma disputa contra o Olympique Lyonnais, que ocorreu no dia 31 de julho de 2020, a partida terminou empatada em 0x0, após 120 minutos de jogo. Porém, Sarabia acabou marcando o gol da vitória ao bater um pênalti com sucesso.

Ele conseguiu realizar 6 gols durante 27 jogos realizados pelo Campeonato Nacional.

E no dia 1º de setembro de 2021, o clube português Sporting CP acabou solicitando o jogador por empréstimo para 1 temporada.

Com o novo clube português da Primeira Liga, Sarabia realizou sua estreia no dia 10 de setembro, enfrentando o rival Porto FC, em um jogo que acabou empatado em 1x1.

Porém o seu primeiro gol ocorreu no dia 28 de novembro, em uma disputa contra o Clube Desportivo de Tondela.

Compartilhe esse conteudo