Karl Robinson admite que seus jogadores do Oxford terão que melhorar seu jogo se quiserem matar um gigante na FA Cup. O treinador diz que ficou “muito zangado” com aspectos do desempenho da sua equipe, uma vez que foram derrotados por 1-0 pelo Exeter no dia de Ano Novo, resultado que significa que venceram apenas um dos últimos cinco jogos (2E, 2D).
Essa derrota foi a primeira dos Yellows em casa em seis partidas (3V, 2E), e eles certamente receberão uma multidão lotada no Kassam Stadium ao receberem o líder da Premier League (PL), o Arsenal. No entanto, o registro recente ao defrontar equipes do escalão principal desta competição deixa pouco a desejar, conseguindo apenas uma vitória, frente ao Swansea, desde o triunfo sobre o Leeds, na quarta jornada, em 1993/94 (3E, 7D).
Essa série de jogos inclui uma derrota por 2-0 para os Gunners na terceira fase há 20 anos, um ano em que o time de Arsene Wenger conquistou a FA Cup, derrotando o Southampton na final. De fato, o Arsenal conquistou o troféu mais do que qualquer outro time, 14 vezes, mas perdeu as duas últimas partidas fora de casa na competição, incluindo para o Nottingham Forest, quando este time estava na liga inferior, na última temporada.
A equipe de Mikel Arteta mudou nesta temporada, porém, perdendo apenas duas das últimas 18 partidas (14V, 2E) após um empate em 0-0 contra o Newcastle na terça-feira. O técnico ficou amaldiçoando sua sorte depois daquele jogo, insistindo que "duas decisões escandalosas" da arbitragem impediram seu time de receber alguns pênaltis, mas eles ainda permanecem claros no topo da tabela.
James Henry, semifinalista da FA Cup pelo Millwall em 2012/13, só perdeu três dos dez jogos que disputou nesta competição desde que ingressou no Oxford (6V, 1E). O Arsenal, por outro lado, provavelmente terá um time que mudou muito, que deve incluir Kieran Tierney, que venceu 13 de suas 21 partidas pela copa pelo clube (3E, 5D).
O Arsenal não sofreu nenhum gol nas últimas cinco partidas contra o Oxford - uma sequência que remonta a 1986.