Jogador revelado no Internacional, fez a maior parte da carreira no Porto (Portugal)

Nascido no Brasil, mas um dos grandes destaques recentes da seleção portuguesa, Otávio é um dos melhores jogadores do Porto. O meia que, foi revelado pelo Internacional de Porto Alegre, hoje faz a diferença no selecionado português.

Jogador nascido em João Pessoa, capital da Paraíba, no dia 9 de fevereiro de 1995, que tem 1,72 metros, e usa a camisa 25 do Porto, Otávio começou a carreira no futebol profissional no time do Internacional.

Porém, o início do jogador, no ano de 2006, é dado nas categorias de base do Santa Cruz, tradicional time de Pernambuco. No Santa, Otávio acumulou quatro anos nos juniores do time pernambucano.

No Internacional, o meia chega ao clube de Porto Alegre, aos 15 anos de idade, no ano de 2010. Dali em diante, dois anos nas categorias de base, bastaram para o meia ser promovido ao time principal, em 2012.

A chegada ao time do Inter é cercada de grande expectativa

Um dos destaques da base do Colorado, Otávio é promovido ao time profissional, e estreia pelo Internacional no dia 15 de julho de 2012, em partida contra o Santos, válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

Otávio começa a figurar a equipe principal do Colorado, mas com atuações discretas, perde espaço aos poucos. O primeiro gol do jogador pela equipe gaúcha, acontece no ano seguinte, no dia 8 de junho de 2013, marcando o primeiro tento do Inter, no empate em 2 a 2 contra o Cruzeiro.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador teve o início de carreira conturbado no Internacional, com oscilação nas atuações. Foto: Globo Esporte

Mesmo com atuações discretas, Otávio fez parte de duas conquistas simbólicas para o Internacional, do Campeonato Gaúcho, nos anos de 2013 e 2014. O último, por sinal, seria o título que marcaria a sua despedida do Internacional.

Chegada no Porto teve um trabalho de maturação importante da equipe portuguesa

Em 1 de setembro de 2014, Otávio era anunciado como novo reforço do Porto. A chegada ao gigante clube português, teve um custo inicial de 5 milhões de euros. No contrato, o time do Porto estabeleceu a multa rescisória do jogador em 50 milhões de euros.

O jogador tem um início cauteloso por parte do time português, e é emprestado ao Vitória de Guimarães, para a disputa da temporada de 2015/16. Depois de boas atuações pelo pequeno clube de Portugal, Otávio retorna ao Porto.

Dali em diante, o crescimento do jogador é nítido, e é fruto de um processo gradual de paciência e insistência com o meia, que passou, não só a ser um dos grandes jogadores do Porto, como um dos melhores atletas da Liga Portuguesa.

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Meia brasileiro naturalizado português, é um dos melhores jogadores da posição na Europa, e destaque do Porto. Foto: Globo Esporte

Na campanha do título do Campeonato Português pelo Porto na temporada 2019/20, o jogador esteve na seleção do campeonato. Mesmo com o baixo número de gols, as assistências do meia, colocam ele como um dos melhores do país.

Nessa temporada, por exemplo, Otávio já acumula 12 assistências na Liga Portuguesa, com 25 jogos na competição. Além dos passes decisivos, o meia ainda teve três gols marcados no principal torneio de Portugal.

E tal rendimento, chamou a atenção do técnico da seleção portuguesa. Fernando Santos anunciou o nome do jogador na lista de convocados para ajudar Portugal a se classificar para a Copa do Mundo desse ano, e o meia correspondeu à expectativa.

Otávio e a seleção é um relacionamento recente

Desde 2019 com a nacionalidade portuguesa, Otávio chegou a figurar nas convocações das categorias de base da Seleção Brasileira sub-20 em 2016, o meia foi chamado para defender Portugal pela primeira vez, em setembro de 2021.

Dali em diante, as atuações de destaque do jogador pelo Porto, credenciaram ele a ser chamado mais vezes para o selecionado português. Em uma das convocações (a última e mais recente), marcou o jogador.

Convocado para defender Portugal nos jogos contra Turquia e Macedônia do Norte, pela repescagem das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022. Durante a partida contra os turcos, Otávio fez uma grande partida.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Otávio foi decisivo para Portugal diante do confronto contra a Turquia, e marcou um gol. Foto: Placar

Com um gol e uma assistência, Otávio foi o grande nome do jogo. Aos 15 minutos da etapa inicial, o meia abriu o marcador para Portugal. Depois, o passe para o segundo gol, marcado por Diogo Jota, fizeram com que ele caísse nas graças da torcida portuguesa.

Para a partida contra a Macedônia do Norte, Otávio teve atuação positiva e foi um dos melhores em campo durante o jogo que classificou o selecionado português para a Copa do Mundo do Qatar desse ano, já que venceu a disputa por 2 a 0. Agora, Otávio vive a expectativa de ser chamado para disputar a sua primeira Copa do Mundo com Portugal.

Especulações em torno do nome de Otávio é o retrato do jogador nos últimos meses

Com três times ingleses na disputa pelo meia do Porto, Otávio está em alta no mercado do futebol. O jogador que tem seu nome ligado a times de destaque da Inglaterra, é um dos jogadores visados para a próxima janela de transferências.

Otávio é especulado em times como o Manchester United, Newcastle e Liverpool. Com três times com um forte poderio financeiro, o meia é uma realidade na seleção de Portugal e no futebol europeu.

Hoje, Otávio é considerado um dos melhores de sua posição pelos amantes do futebol europeu, dividindo o top 3 com Bruno Fernandes e Kevin De Bruyne, como os melhores meias do futebol mundial.

Quer conhecer mais histórias como essa do Otávio? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado em tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo