PSFC Chernomorets Burgas ou, simplesmente, Chernomorets, foi um clube de futebol da Bulgária, sediado na cidade de Burgas. O time jamais venceu uma grande competição, sendo que sua conquista mais brilhante foi um segundo lugar na Taça Intertoto da Uefa, no ano de 2008.

Chernomoretz_2012-2013.jpg
Elenco do time Chernomorets Burgas, na temporada 2012-2013. Foto: wikipedia.

O Chernomorets foi fundado em 2005, depois da saída do FC Chernomorets Burgas, que participou de várias temporadas na primeira divisão do futebol búlgaro.

Os novos Chernomorets chegaram rapidamente à primeira divisão e lá ficaram até a temporada 2013-2014.

Com o surgimento de muitos problemas de ordem financeira, se criou um ambiente de instabilidade, que ocasionaram diversos rebaixamentos para ligas inferiores, até o quinto escalão, onde o time atuou pela última vez em 2018-2019, antes de ser extinto.

Os torcedores do Burgas fundaram o FC Chernomorets 1919 Burgas como sendo o sucessor do time.

HISTÓRIA

Fundação

Em meados do ano de 2005, o Chernomorets foi fundado pelo prefeito de Burgas. Mesmo com os constantes protestos do dono do FC Chernomorets Ivaylo Drazhev, o novo time recebeu o nome de OFC Chernomorets 919 e foi declarado como sucessor do atual FC Chernomorets.

Paralelamente, Drazhev fundou outro time na capital Sofia que levava o nome de PFC Chernomorets Burgas Sofia, mas esse time existiu por apenas uma temporada e colecionou uma série de recordes negativos.

A EQUIPE EM 2012

Após passar uma temporada na divisão amadora, o time conquistou com facilidade o Búlgaro Sudeste V AFG com Dian Petkov à frente da equipe como técnico principal, e conseguiu conquistar o 1º lugar.

Em junho de 2006, o OFC Chernomorets 919 foi campeão da Copa Amadora da Bulgária. Na partida final, no Estádio Nacional Vasil Levski, o Chernomorets goleou o FC Benkovski Kostinbrod pelo placar de 4 a 0.

Estádio Vasil Levski.jpg
Estádio Nacional Vasil Levski, palco da conquista da Copa Amadora da Bulgária pelo OFC Chernomorets 919, em junho de 2006. Foto: tadiumguide.

ERA MITKO SABEV, 2006-2019

Naquele mesmo verão, Mitko Sabev, um magnata do petróleo búlgaro e dono do clube de futebol rival na cidade Naftex Burgas, adquiriu o time do município e o rebatizou para PSFC Chernomorets Burgas (o time está registrado na União Búlgara de Futebol como PFC Chernomorets Burgas, sendo conhecido por esse nome pelo povo).

O clube de futebol então foi usado como time reserva do Naftex Burgas. E o proprietário indicou para o comando geral do time o famoso dirigente búlgaro Dimitar Dimitrov.

No ano de 2007, os Sharks foram campeões do East B PFG e subiram para a A PFG. Na temporada seguinte, o Chernomorets ficou em 6º lugar e se classificou para a Copa Intertoto.

Na segunda rodada, os Sharks venceram o ND Gorica da Eslovênia com 3 a 1, no total, para configurar um confronto na terceira rodada com o Swiss Grasshopper Zurich, mas acabaram sendo eliminados com um 4 a 0, no total.

INTRODUÇÃO PARA 2012/2013

Em dezembro de 2008, o dono do Chernomorets nomeou para dirigente do clube de futebol o famoso jogador búlgaro Krassimir Balakov, após ter sido demitido do FC St. Gallen.

Krassimir Balakov.jpg
O jogador Krassimir Balakov, que se tornou dirigente do Chermonorets Burgas em dezembro de 2008. Foto: transfermarkt.

No fim daquela temporada, Mitko Sabev dissolveu o Naftex Burgas e adquiriu o PFC Chernomorets Pomorie de Pomorie, fazendo do novo clube da cidade vizinha um time de reserva para o time principal.

No dia 14 de janeiro de 2010, o Chernomorets Burgas foi considerado o time mais progressista do ano de 2009 na Bulgária.

Em julho de 2010, depois de muitas divergências entre os proprietários do Petrol AD, o orçamento do clube foi drasticamente reduzido e vários funcionários do clube foram demitidos.

Entretanto, no dia 6 de dezembro de 2010, Krassimir Balakov foi libertado de Chernomorets Burgas após consentimento de ambas as partes.

Na segunda metade da temporada 2010-2011, a A PFG representou um pesadelo para o Chernomorets Burgas e o time despencou para o oitavo lugar na classificação quando era comandada por mais dois técnicos: Anton Velkov e Georgi Vasilev.

No dia 30 de maio de 2011, Mitko Sabev nomeou como dirigente pela segunda vez Dimitar Dimitrov.

O Chernomorets Burgas teve sua melhor temporada da história do time no Campeonato Búlgaro A PFG, um 4º lugar, com oportunidades reais de chegar à Liga Europa até o fim. Porém, o time acabou não conseguindo se classificar.

A GRANDE QUEDA

Na sequência da temporada 2013-2014, o Chernomorets Burgas acabou sendo rebaixado depois de permanecer por 7 anos na A PFG.

Na temporada seguinte, o time não teve forças para se recuperar e acabou perdendo o status profissional depois de amargar mais um rebaixamento, para o grupo V.

A equipe, mais uma vez, foi rebaixada no Grupo Regional A e terminou na última colocação, porém foi salva administrativamente do rebaixamento, ainda que tivesse terminado a competição com pontos negativos.

A temporada seguinte não foi nada boa para o time e este voltou a ser rebaixado, desta vez para a série B RFG, depois de ficar em último lugar no fim da competição, perfazendo 4 rebaixamentos seguidos e indo do nível mais alto do futebol ao mais baixo.

O Chermonorets disputou a temporada 2018-2019 na Liga Regional B e terminou em 7º lugar. No dia 5 de julho de 2019, o clube declarou falência, que foi seguida pelo desmanche da equipe.

ESTÁDIO E COMPLEXO DESPORTIVO

O Chernomorets joga suas partidas em casa no Estádio Lazur, que é um estádio multiúso em Burgas, Bulgária. Nos dias de hoje, o estádio é utilizado principalmente para jogos de futebol.

Estádio Lazur.jpg
Estádio Lazur, onde o Chermonorets Burgas joga suas partidas. Foto: soccerwiki.

O estádio tem capacidade para mais de 18 mil pessoas e recebeu a classificação com 3 estrelas pela Uefa. Foi inaugurado no ano de 1967 e reformado em 1997 e, depois, mais uma vez, no ano de 2009.

O Chernomorets Arena é novo estádio em Burgas, sendo a nova casa do Chernomorets Burgas. Este foi construído no local da antiga casa do FC Chernomorets.

O Chernomorets Stadium tem capacidade para cerca de 30.000 pessoas e poderá ser ampliado para receber mais de 50.000. A inauguração foi em 2017. A construção começou no verão de 2013, devido ao atual processo de demolição do antigo estádio e da crise financeira que assola o mundo todo.

Tudo isso custou algo em torno de 500 milhões de euros, o que o torna um dos estádios mais caros na Europa. O estádio é classificado como de elite no ranking elaborado pela Uefa e vai sediar jogos da Liga dos Campeões e da Liga Europa em Burgas e no leste da Bulgária.

No mês de julho de 2009, o dono do time revelou um plano bem arriscado para construir um complexo esportivo moderno para o clube no bairro de Sarafovo, em Burgas.

O complexo desportivo levará o nome de Sharks Nest e terá dois campos de treino e um campo de treino com grama sintética, um prédio administrativo para o clube e um edifício para a diretoria.

A construção do complexo esportivo foi iniciada no mesmo mês e as obras terminaram em julho de 2010 tendo um custo aproximado de € 20 milhões.

Curtiu o post, caro leitor? Comente aí embaixo, please!

Compartilhe esse conteudo