A Copa do Mundo de futebol 2022 é o evento esportivo mais aguardado do ano. Os torcedores estão se preparando para ver qual seleção ganha o cobiçado troféu, quem marca mais gols e quem tem o melhor desempenho no grande palco do futebol mundial.
Mas enquanto há uma grande expectativa para ver quem acaba levando a melhor, outro aspecto do torneio que sempre deixa os espectadores boquiabertos são as reviravoltas em campo.
Em alguns resultados chocantes na Copa do Mundo, os campeões em título foram eliminados na fase de grupos, peixinhos golearam gigantes históricos do jogo e, em algumas ocasiões, o choque não foi o resultado, mas a pura falta de esforço e a pontuação resultante.
Aqui estão algumas das maiores surpresas da história da Copa do Mundo.
EUA 1 x 0 Inglaterra (1950)
A seleção inglesa do pós-guerra, composta por nomes como Alf Ramsey, Tom Finney e Billy Wright, estava entre as favoritas para erguer o troféu em sua estreia na Copa do Mundo. Os americanos, por sua vez, reuniram um grupo de funcionários em meio período, incluindo um lavador de pratos, um carteiro e um professor. O grupo misto treinou junto por um dia e partiu de barco para o Brasil.
Joe Gaetjens marcou de cabeça aos 38 minutos para colocar os Estados Unidos na frente. No segundo tempo, o ataque da Inglaterra foi implacável, mas o goleiro dos EUA, Frank Borghi, evitou que eles fizessem o empate e gravou o nome de seu time nos livros de história.
Coreia do Norte 1 x 0 Itália (1966)
O fato de a Coreia do Norte ter conseguido colocar sua seleção na Inglaterra para a Copa do Mundo foi bastante surpreendente. A federação inglesa considerou rejeitar o visto do time norte-coreano em meio à guerra fria contra a Coreia do Sul, favorita dos aliados ocidentais.
A Itália foi mantida unida por Giacomo Bulgarelli em campo. O meio-campista se machucou durante a partida, o que reduziu o time italiano a 10 homens, já que as substituições não eram permitidas na época.
Sete minutos depois, Pak Doo Ik marcou um gol que não só deu a vitória ao seu time, como também eliminou os bicampeões mundiais e entrou para a lista de surpresas na história da Copa do Mundo.
A partida é considerada uma das maiores surpresas da história da Copa do Mundo, e seu ingresso original está no museu do futebol da FIFA. Como curiosidade, o local do gol recebeu marcas de pregos de ferro depois que o estádio foi demolido para a construção de um conjunto habitacional.
Camarões 1 x 0 Argentina (1990)
Titular, favorita e comandada pelo maior jogador de futebol do mundo na época, Diego Maradona, a Argentina teve uma partida de abertura aparentemente fácil na Copa do Mundo de 1982.
Camarões estava fazendo sua estreia na Copa do Mundo e foi o único país da África subsaariana a participar do torneio. Eles incluíam jogadores que ninguém conhecia muito, já que a maioria jogava futebol em casa.
A partida de abertura da Copa do Mundo foi disputada no sultuoso estádio San Siro. Embora a Argentina tenha começado bem, os camaroneses ganharam confiança à medida que o jogo transcorria sem nenhum dano contra eles.
No meio do segundo tempo, François Omam-Biyik aproveitou uma cobrança de falta e cabeceou para uma vantagem que duraria até o apito final.
França 0-1 Senegal (2002)
O jogo de abertura da Copa do Mundo de 2002 tinha todas as subtramas possíveis para tornar a partida interessante. Mas o que os especialistas e a equipe francesa não conseguiram prever foi o meticulosamente planejado sufocamento senegalês do ataque francês.
Acrescente a isso o ritmo de El Hadji Diouf e um gol de Papa Bouba Diop aos 30 minutos. O Senegal se viu na liderança do grupo ao final dos 90 minutos. A jornada da França terminou após mais uma derrota e um empate. O Senegal se tornou apenas o segundo país africano a se classificar para as quartas de final.