OFC Vihren Sandanski: venha conhecer o time da terceira divisão búlgara

Robison
Robison,
5 em minutos de leitura
OFC Vihren Sandanski: venha conhecer o time da terceira divisão búlgara

OFC Vihren Sandanski é um clube com sede na cidade de Sandanski, na província de Blagoevgrad. Atualmente, o time compete na Treta Liga, o terceiro nível do sistema de futebol búlgaro.

As cores adotadas pelos gladiadores são o verde e o branco. O uniforme principal conta com camisa, calção e meiões verdes, com pequenos detalhes em branco nos ombros da camisa, enquanto o segundo é todo branco, com apenas a gola da camisa verde.

Foi fundado em 1925, no entanto somente participou da primeira divisão por um curto período. O mais expressivo deles foram quatro temporadas, entre 2005 e 2009, após conseguir a promoção para o grupo A no fim da temporada de 2004.

Durante a presença na elite, sua melhor classificação foi um nono lugar na temporada 2005-06, repetido na temporada seguinte. Já na sessão 2008-09, o clube não conseguiu manter o bom desempenho e caiu seguidas vezes, disputando principalmente a terceira divisão.

blog photos
Escudo OFC Vihren Sandanski - créditos da imagem: Pinterest

A casa do Vihren é o Estádio Sandanski, no centro de Sandanski. É lá onde os mais aficcionados pelo clube se reúnem nas partidas. A capacidade é pequena, de 6 mil espectadores, mas o suficiente para a pequena torcida.

História

1925 é considerado o ano de fundação do OFC Vihren. Esse é o ano em que foi fundado o FC Ustrem, o primeiro clube de futebol em Sandanski e que deu origem ao OFC Vihren. Até 1944 havia apenas dois outros times no município, o FC Gotse Delchev, fundado em 1931 e o FC Belomorets, de 1941.

Depois de 1944, uma série de reformas aconteceu, sobretudo na criação de novas associações. Em 1948, o time mudou de nome, passando a se chamar Yane Sandanski e no final de 1949 ocorreu uma nova mudança com base nas novas organizações esportivas voluntárias que se estabeleceram na região.

O Stroitel, Cherveno Zname, Dynamo, Spartak e outros times passaram a compor o cenário do futebol de Sandanski, tornando o mais competitivo, no entanto, face à necessidade de competição, todas essas organizações se fundiram em um só time em 1957 sob o nome de Vihren.

O intuito era criar uma equipe competitiva, capaz de fazer frente aos times do Sudoeste. Assim nasceu o Vihren, com a missão de participar das competições locais e da Terceira Divisão.

blog photos
Partida OFC Vihren Sandanski em 2021 - créditos da imagem: 7Denit Sports

E foi assim até a temporada 1976/77, quando o time conquistou pela primeira vez a promoção ao Grupo B, considerado a segunda divisão do sistema de divisões do futebol búlgaro.

Os gladiadores permaneceram no segundo escalão sem chances de cair ou subir. Foi então que na temporada 1979/80 conseguiram o acesso para a Série A, mas retornaram à segunda divisão no ano seguinte.

Na temporada 1988/89, Vihren foi novamente rebaixado para a terceira divisão, retornou no ano seguinte, mas oscilou entre a segunda e a terceira divisão.

Em 2002, a gestão da Vihren foi assumida pelo empresário Konstantin Dinev. A partir da temporada de 2004-05 foram feitos grandes investimentos no clube, que terminou vencendo o grupo B e classificou-se para o Grupo A.

Por conta de problemas financeiros, em 2011, o foi expulso dos grupos regionais, porém no ano seguinte com a ajuda da comunidade e de empresários locais, fundiu-se com o Malesh e voltou a competir.

Apesar de ter quase 100 anos de história, o Vihren possui poucas conquistas, das quais podemos ressaltar:

  • 9º lugar no grupo "A": 2005/06.
  • 1º lugar no grupo "B": 2004/05.
  • Quartas de final da Copa da Bulgária: 2005/06.
  • Quartas de final da Copa do Exército Soviético: 1985/86.

Época de ouro

Até a temporada 2004/05, a equipe participou apenas da segunda ou terceira divisão do futebol búlgaro. Com a promoção na temporada 2005-06 teve o direito de participar da primeira divisão, a Série A.

blog photos
Época de ouro do OFC Vihren Sandanski - créditos da imagem: Wikipedia 

Antes mesmo do seu primeiro ano jogando na primeira divisão, o proprietário de Vihren decidiu trazer jogadores de outros países. Sua primeira contratação foi o meia José Furtado, português que jogava no FC Porto. Além deles vieram o brasileiro Serginho Dias, os Mauro Alexandre e Nuno Almeida.

Também renovou a comissão técnica, com a contratação do treinador Petar Zhekov. O reforço foi eficiente, e os gladiadores terminaram a temporada em décimo lugar com 30 pontos. Na temporada seguinte, o treinador contratado foi o português Rui Dias.

O presidente do clube também contratou oito jogadores portugueses e dois brasileiros, mas o desempenho foi aquém do esperado, o que levou à demissão de Rui Dias três meses depois da contratação por maus resultados.

Apesar disso, a equipe conseguiu se reerguer e terminou a competição em 10º lugar e distante da zona de rebaixamento. A temporada 2008/09 começou muito bem com uma vitória por 1-0 sobre o vice-campeão búlgaro Levski Sofia. Na 4ª jornada, venceu o campeão do ano anterior, o Lokomotiv Sofia.

Em janeiro de 2008, Vihren chegou a contratar bons jogadores, como os gregos Christos Maladenis e Dimitrios Zografakis, mas não foi o suficiente. Ao final da temporada, a equipe terminou em 14º lugar e foi rebaixada para a Série B.

Estádio

O Jane Sandanski Arena é um estádio multiuso localizado no bairro de Skopje, região metropolitana de Sandanski. Sua capacidade atual é de 6 mil pessoas em eventos esportivos e mais de 8 mil para eventos artísticos e shows.

blog photos
Jane Sandanski Arena - créditos da imagem: CRE Internacional

Foi construído na década de 1960 e passou por reformas, mas em 18 de novembro de 2012, foi anunciado que a arena seria completamente demolida e em seu lugar foi construída a nova Arena. Dessa forma, em 14 de fevereiro de 2013, MZT Aerodrom realizou seu último treinamento na antiga arena, com mais de mil torcedores presentes. No dia seguinte, a arena foi oficialmente fechada e demolida.

O estádio foi reconstruído e reaberto em agosto de 2014. O empreendimento foi financiado pelo empresário russo Sergey Samsonenko, que também construiu um hotel e um spa nas imediações do estádio.

Em setembro de 2015, houve uma nova reforma, mas desta vez para atualizar as arquibancadas oeste e leste que receberam mais 500 lugares. Já as arquibancadas sul e norte receberam mais 650 lugares.

Além da casa do Vihren, o estádio também sedia os jogos de futebol do ZRK Vardar e do MZT Aerodrom.

ARTIGOS RELACIONADOS

FC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisãoFC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisão
FC Velbazhd Kyustendil: conheça o time da Bulgária da quarta divisão

O FC Velbazhd Kyustendil é um dos clubes da cidade de Kyustendil, no extremo oeste da Bulgária. Foi fundado em 1919 e durante seus mais de 100 anos de história passou por altos e baixos, e chegou a dissolução, mas com esforços dos torcedores, voltou...

Robison
5 em minutos de leitura
#Bulgária,#Bulgaria First Professional League,#Nesebar,#Futebol

Tudo sobre o FC Montana, o time da Bulgária que está em 9º lugar da 2ª Linha Búlgara

O FC Montana, comumente apelidado de “A Glória” pelos próprios cidadãos búlgaros, possui sua sede localizada na cidade de Montana, na Bulgária, próxima do Rio Danúbio. A cidade p...

Lucas Dadalt

5 em minutos de leitura

#Bulgária,#Tetra Liga,#Football Club Pavlikeni,#Futebol

Saiba mais sobre o Football Club Pavlikeni, time da Treta Liga da Bulgária

O Football Club Pavlikeni, ou só Pavlikeni, é um dos clubes de Pavlikeni, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes no norte da Bulgária. Atualmente compete na Treta Liga, A Terc...

Robison

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Bulgária,#Tetra Liga,#Volov Shumen

Saiba tudo sobre o time Volov Shumen, que disputa o campeonato búlgaro

O Football Club Volov Shumen 1929 ou apenas Volov Shumen é um dos times formados na cidade de Shumen, cidade de pouco mais de 90 mil habitantes no oeste da Bulgária. O clube passo...

Robison

5 em minutos de leitura

#Futebol,#Bulgária,#Bulgaria First Professional League,#Cherveno Zname

O Cherveno Zname Sofia foi um time de futebol da Bulgária, que se juntou ao gigante CSKA Sofia

Conheça a história do clube búlgaro que se uniu a um dos gigantes do futebol local. Um clube antigo da Bulgária, que para não deixar de existir, se uniu a um dos maiores times d...

Victor Simonelli

4 em minutos de leitura