Saiba tudo sobre a trajetória desse time que já conquistou a segunda divisão nacional

Fundado em 1912, o clube do Zemplín Michalovce ficou conhecido no cenário nacional por ser uma das equipes que, ao longo da sua história, teve a trajetória do time marcada pelas participações nas divisões inferiores no esporte local.

Jogador de futebol com jogadores em campo e pessoas por trás

Descrição gerada automaticamente
Jogadores comemora. Foto: Ghana Soccer Net

Pela segunda divisão, algumas boas campanhas marcam o time de 110 anos, na disputa nacional. Entre as melhores campanhas, as temporadas de 2010/11, 2013/14 e 2014/15, são as principais.

Os primeiros anos na segunda divisão nacional

Uma das equipes mais antigas da Eslováquia, o Zemplín ficou marcado pelas disputas regionais, e por demorar a alcançar o nível almejado pelo time eslovaco. A partir da temporada de 2004/05, vindo da terceira divisão nacional, o clube passa a disputar a Série B do Campeonato Eslovaco.

Naquele ano, o time alcança o quarto lugar da segunda divisão nacional e, mesmo não conseguindo a classificação para a principal divisão do futebol local, é motivo de orgulho para todos os torcedores do clube eslovaco.

A campanha do clube mostrou uma equipe montada no ataque, mas que pecava na defesa. Ao todo, foram 30 jogos disputados, com 47 pontos conquistados, sendo de 14 vitórias, cinco empates e 11 derrotas no torneio. Além disso, foram 44 gols marcados e 35 sofridos na competição.

Até a temporada 2010/11, onde o clube repete a quarta colocação no torneio nacional, a equipe passa a brigar contra o retorno à terceira divisão do futebol da Eslováquia. O sétimo lugar em 2005/06, e 9º em 2007/08 e 2008/09, fizeram com que o time brigasse até a última rodada contra o rebaixamento.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Comemoração com torcedores. Foto: Facebook

Na sequência, a temporada 2010/11, mostrou um time muito forte, e que brigaria de igual para igual com qualquer equipe do cenário eslovaco pela vaga na principal divisão do futebol nacional.

Com 33 jogos disputados, o time do Zemplín conquista o quarto lugar na tabela de classificação geral, e repete a melhor campanha de sua história na Série B da Eslováquia.

Ao todo, a trajetória do time eslovaco foi de 15 vitórias, seis empates e 12 derrotas, com 51 pontos conquistados, e 51 gols marcados e 48 sofridos, deixando o clube com um saldo de gols positivo em +3.

Nos anos seguintes, 5º e 6º lugar marcam a trajetória do Zemplín

Na temporada 2011/12, vindo da melhor campanha de sua história no torneio, o clube do Zemplín almejava voos maiores dentro da competição nacional. Porém, a instabilidade da equipe, e a falta de firmeza nos grandes jogos, para decidir os resultados, acabaram pesando contra o time da Eslováquia.

Não à toa, que o sexto lugar do torneio, foi o retrato de um desempenho abaixo do mostrado pela equipe na temporada anterior. Sendo assim, o time do Zemplín terminou a temporada com 46 pontos em 33 jogos disputados, com 13 vitórias, sete empates e 13 derrotas.

Pessoas de uniforme jogando futebol

Descrição gerada automaticamente
Figura 2Jogadores entram em campo. Foto: News Beezer

Além disso, o ataque teve 41 gols marcados com a defesa levando 46 gols, e o clube terminando com um saldo de gols negativo em -5. Para a próxima temporada, a mudança no estilo de jogo, fazia-se necessária.

Com isso, o que se vê na temporada 2012/13, é um time muito similar ao da campanha anterior. Com 43 pontos conquistados em 33 jogos disputados, o time obteve a quinta colocação na classificação geral da segunda divisão da Eslováquia. Ao todo, foram 12 vitórias, sete empates e 14 derrotas, com 41 gols marcados e 43 sofridos, deixando o clube com um saldo de gols negativo em -2.

As melhores temporadas da história do Zemplín estavam por vir

Para a temporada 2013/14, o Zemplín apostava no mesmo time dos anos anteriores. E a manutenção da equipe, deu um grande resultado para o clube, que alcançou o vice-campeonato nacional da segunda divisão, e quase foi promovido à elite do torneio nacional.

Com o Podbrezová, rival na disputa pelo acesso, sobrando no campeonato, a disputa para o Zemplín ficou difícil. Porém, a campanha feita pela equipe, foi de destaque, com 61 pontos conquistados em 33 jogos. Ao todo, foram 17 vitórias, 10 empates e seis derrotas, com 55 gols marcados e 28 sofridos, que deixou o Zemplín com o saldo de gols positivo em +27.

Mesmo com a campanha de destaque na temporada, o melhor estava por vir. Na edição seguinte da segunda divisão nacional, o Zemplín foi destaque nas duas fases da disputa eslovaca.

A primeira parte, dividida em grupos por regiões (leste e oeste), o clube do Zemplín disputava uma vaga para os playoffs decisivos do torneio, na Liga Leste da competição nacional, e terminou liderando o seu grupo com 51 pontos conquistados em 22 jogos.

Ao todo, foram 16 vitórias, três empates e três derrotas, com 46 gols marcados e 11 sofridos na fase inicial do torneio, e fechando essa primeira parte da competição, com um saldo de gols positivo em +35.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores cumprimentam a torcida. Foto: Facebook

Na sequência, o mata-mata que reunia os 12 melhores times da competição, e premiaria os dois melhores com o acesso à primeira divisão nacional. O Zemplín se destacou e conseguiu o sonhado acesso à elite do futebol da Eslováquia, além de conquistar seu primeiro título da história.

De lá em diante, a equipe jamais retornou à segunda divisão nacional, e atualmente briga para se manter nas posições de destaque da Liga Eslovaca e, quem sabe, alcançar a disputa de torneios continentais.

Na temporada atual, o clube é o nono na tabela de classificação geral da Liga Eslovaca de Futebol, e não corre risco de rebaixamento. O clube do Zemplín fará seu último jogo na temporada contra o Senica, no sábado (26/02), às 13:00 (horário de Brasília).

Quer ficar ligado em tudo o que rola no mundo da bola? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance!

Compartilhe esse conteudo