Conheça tudo sobre a equipe do Mes, que na atual temporada, tem chances de conquistar o título da Persian Gulf League.

Fundado em 1997, o Mes tem apenas 24 anos de história. Porém, é uma das equipes que na busca surpreender no cenário iraniano de futebol na atual temporada. O clube da cidade de Rafsanjan é o grande time do local, e amado pela população da cidade.

Comandado pela National Iranian Copper Industries Company, uma das maiores empresas do cenário nacional, o time do Mes alcançou a disputa da primeira divisão nacional na última temporada, e promete dar trabalho para o líder da competição e maior time local, o Esteghlal.

Homem com os braços para cima

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Jogadores comemora gol da equipe em jogo da Liga Iraniana de Futebol. Foto: Tehran Times

Com o histórico de disputa nas competições de divisões inferiores à da Copa do Irã e da Persian Gulf Pro League, o time fica até a temporada 2006/07 na terceira divisão nacional, sendo promovido ao final da mesma temporada para a Azadegan League.

O segundo lugar na terceira divisão nacional

Um time recente, mas que tinha no investimento financeiro forte feito na equipe pela companhia de cobre nacional, o Rafsanjan FC permanece por 10 anos na League 2, até firmar seu acesso para a Azadegan League como segundo colocado na disputa iraniana.

Na segunda divisão nacional, o time faz campanhas regulares. Com boas equipes montadas ao longo dos anos, a expectativa dos donos do time de Rafsanjan é de alcançar a Persian Gulf Pro League o quanto antes.

Pessoas em cima de cavalo

Descrição gerada automaticamente

Porém, o sonho da companhia mandatária do time é adiado por 12 temporadas. Ao longo da história da equipe, algumas campanhas de destaque, como o 2º lugar em 2014/15, 3º lugar (2008/09), 4º lugar (2007/08) e o 5º lugar (2015/16), são motivos de orgulho para a torcida local.

O acesso à primeira divisão nacional vem após temporadas medianas da equipe

Com seguidas colocações de meio de tabela na Azadegan League, o Rafsanjan passa a ter dificuldades na competição nacional em busca do sonhado acesso à primeira divisão nacional.

O time montado entre as temporadas 2016/17, 2017/18 e 2018/19, é questionado por todos os apaixonados pelo clube, que veem como um elenco limitado e que não soube competir em busca do seu objetivo principal, que era o acesso à Persian Gulf Pro League.

Contudo, a temporada 2019/20, marcaria a história da equipe local, após uma campanha impecável de um time novo, remontado com o apoio dos mandatários do clube. O destaque na Azadegan League, inspira o time que atualmente, busca seu primeiro título na elite.

Com uma campanha impecável na temporada 2019/20 na Azadegan League, o Mes Rafsanjan foi o grande campeão do torneio, e obteve uma das vagas à elite do futebol iraniano para a próxima temporada.

Grupo de pessoas posando para foto em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Jogadores perfilados para a foto oficial do Mes antes de jogo da equipe. Foto: Twitter

O outro time que disputou com o Mes pelo título nacional, o Aluminium, teve uma campanha parecida com o Rafsanjan, perdendo o primeiro lugar para o time do Mes, por dois empates a mais ao longo de todo o torneio.

Com a disputa equilibrada entre as equipes, o torneio teve na temporada 2019/20, uma das melhores de sua história e que corou as duas grandes equipes do campeonato com o acesso à primeira divisão iraniana.

A campanha do Rafsanjan teve ao todo 67 pontos conquistados em 34 jogos, com 19 vitórias, 10 empates e cinco derrotas. A equipe que teve o melhor ataque do torneio com 56 gols feitos, teve um saldo de gols positivo de +27 ao término da competição.

Já o Aluminium teve na sua trajetória na Azadegan League o total de 63 pontos em 34 jogos, com 17 vitórias, 12 empates e cinco derrotas. Além disso, um saldo de gols positivo em +20, e uma das defesas menos vazadas do torneio, com apenas 20 gols sofridos.

A chegada na Persian Gulf Pro League

Com a estreia da equipe na principal divisão do futebol iraniano, o investimento no time foi aumentado, melhorando a qualidade do elenco do time de Rafsanjan. O campeonato que teve no Persepolis o grande vencedor da competição, viu o Mes atingir o oitavo lugar na classificação geral.

Em uma campanha de 39 pontos conquistados em 30 jogos disputados, o time de Rafsanjan teve 10 vitórias, nove empates e 11 derrotas. A instabilidade do ataque foi a marca do clube da companhia de cobre iraniana.

Com 23 gols marcados em 30 jogos, a média de gols da equipe ficou abaixo de 1 gol por partida. Já na defesa, os números foram bons, com uma média de menos de 1 gol tomado por jogado.

Para a atual temporada, o time soma 26 pontos em 16 partidas disputados. Com quase todo o returno pela frente, a equipe é a atual 4ª colocada do torneio nacional, e busca tirar a diferença para os líderes Esteghlal (12 pontos) e Persepolis (9 pontos).

Jogador de futebol no campo

Descrição gerada automaticamente
Jogador do Mes tenta recuperar a bola perdida para o adversário. Foto: Yasnim News

Na competição atual, o time soma sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas no torneio, e tem um dos melhores ataques da competição, com 24 gols marcados até o momento.

Além da disputa da Persian Gulf Pro League, o time de Rafsanjan está nas oitavas de final da Copa do Irã, e disputa com o Padideh Khorasan a vaga para a próxima etapa do torneio.

Uma vez que venceu o jogo de ida, na sua casa, por 1 a 0, o Rafsanjan tem no próximo sábado, dia 12/02, a chance de confirmar a vaga nas quartas de final da Copa do Irã.

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol iraniano? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance, e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo