Conheça mais sobre a história desse grande time russo.
Mesmo sem ter participado da elite do futebol local na era da URSS, o Rubin Kazan passa a aparecer no cenário nacional a partir de 2002, quando chega ao Campeonato Russo de Futebol.
Dali em diante, a equipe se firma como uma das maiores do país, e começa a ter presenças constantes em competições europeias, como a Copa da UEFA (atual Europa League) e a Champions League.
Fundado em 1958, o Rubin Kazan tem 63 anos de idade e tem um dos estádios mais temidos do futebol da Rússia. Sua torcida, fanática e apaixonada, costuma fazer uma festa linda dentro de casa.
A origem do time de Cazã
Rubin é a denominação em russo da pedra rubi. Com a fundação da equipe em 1958, a primeira fase da equipe da cidade de Cazã, que dura até o ano de 1965, é marcada por amistosos contra os grandes times do país.
Em um deles, logo no ano de estreia da equipe no futebol soviético, contra o Spartak Moscou, o time do Rubin Kazan perde o jogo por 4 a 2. Porém, dali em diante, o time de Cazã ficaria marcado como uma das equipes com mais dificuldade em se fixar na elite do futebol local.
O começo do Rubin Kazan é marcado pelas constantes presenças nas divisões menores, e isso se estenderia até o século atual.
Uma das equipes mais instáveis do futebol soviético, o time russo, com a chegada dos anos 2000, tem um investimento forte e monta times campeões e que fazem boas campanhas em torneios nacionais e continentais.
2003 é o ano que marca a história da equipe russa
Com um time equilibrado e dono da terceira melhor campanha ao longo de toda a Liga Russa de Futebol, o Rubin Kazan chega à Copa da UEFA. A edição que teve o Dínamo de Moscou como o campeão, viu o time de Cazã, recém promovido à elite do futebol russo, chegar ao terceiro lugar da competição nacional.
Uma campanha surpreendente, tendo em vista que o time havia acabado de subir para a primeira divisão do futebol nacional. O time que teve no atacante brasileiro Roni o goleador da equipe no torneio russo, se mostrava forte também na competição europeia.
A classificação assegurada para a fase inicial da Copa da UEFA foi muito comemorada por seus torcedores e pela diretoria. Porém, dentro de campo, o que se viu, foi um Rubin Kazan instável, e que perdeu a vaga no jogo fora de casa.
Na ida, 2 a 0 para o time russo, fazendo valer o seu mando de campo. Na volta, a partida para o Rapid Wien da Áustria, teve a vitória por 3 a 0 do adversário. Porém, um dos destaques do time, o atacante Roni, é ídolo da torcida e marcou seu nome na história da equipe.
Roni é o brasileiro que fez uma linda história no Rubin Kazan
Dono de uma carreira marcada pelas passagens no time do Goiás, Roni era um atacante goleador e inteligente. Fez história no time goiano, fazendo uma dupla de ataque poderosa com Souza em 2005, que classificou a equipe para a Libertadores de 2006.
Porém, no Rubin Kazan, Roni chegou ao time em 2003. A equipe recém-promovida para a primeira divisão nacional, vinha com as expectativas baixas. Como dito antes, Roni foi o artilheiro do clube na competição nacional, com 11 gols marcados.
Ao todo, a passagem pelo time russo teve 19 gols do atacante em 55 jogos pelo Rubin Kazan, e marcou seu nome na história da equipe, contribuindo com seus gols para a classificação do time à Copa da UEFA.
Entre os brasileiros com passagem pelo Rubin Kazan, Carlos Eduardo decepcionou
O meia que surgiu em 2007 no Grêmio, foi um dos destaques do time gaúcho na Libertadores daquele ano. O jogador que dali em diante, foi vendido rapidamente pelo tricolor do Rio Grande do Sul para o Hoffenheim da Alemanha, teve uma passagem de três anos pelo Rubin Kazan.
Vendido pelo time alemão para a equipe russa por 20 milhões de euros, o jogador chegou com a expectativa alta no Rubin Kazan, que vinha acumulando boas campanhas nos campeonatos locais, com classificações para as competições europeias.
Porém, o alto número de lesões e atuações inconstantes do jogador com a camisa do time russo, fizeram com que ele tivesse apenas 13 jogos em três anos, marcando dois gols em sua passagem pelo Rubin Kazan.
Na sequência da carreira, o jogador foi vendido para o Flamengo em 2013, e de lá rodou o Brasil. Atualmente, o atleta pertence ao Brasiliense, e disputa as competições regionais com a equipe da capital do Brasil.
Campanhas de destaque do Rubin Kazan no cenário nacional
Já nos anos 2000, o Rubin acumulou duas conquistas do Campeonato Russo nas temporadas 2007/08 e 2008/09, além dos títulos da Copa da Rússia em 2011/12, e da Supercopa da Rússia em 2010 e 2012.
Outro ponto de destaque da equipe, foi na Champions League da temporada de 2009/10, com o time vencendo o atual campeão do torneio, o poderoso Barcelona, por 2 a 1 no primeiro jogo da edição. Um feito histórico e que marcou a equipe russa.
Atualmente, o time é o 10º colocado no Campeonato Russo, e busca as posições mais altas da tabela da Liga local, para retornar às competições europeias.
Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol russo? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que rola no mundo da bola!