O atacante uruguaio Luis Suárez, que defende a seleção do Uruguai desde 2007 em campeonatos internacionais, construiu toda a base da sua carreira no clube uruguaio Nacional, um dos principais clubes de futebol do país, e grande rival do Peñarol.
Com uma carreira extraordinária em seu currículo, Suárez desenvolveu rapidamente o alto nível do seu futebol, e já atuou em grandes clubes tais como Liverpool, Barcelona, e Atlético de Madrid, em 2022.
Por incrível que pareça, o atacante chegou ao fim do seu contrato com os Colchoneros, em julho de 2022, e não obteve a renovação do seu contrato. Diante dessa situação inusitada, alguns clubes de peso demonstraram interesse pelo craque, e principalmente o argentino River Plate.
Tudo indicava que o jogador iria atuar junto ao clube dos El Millonario. Porém, com a desclassificação do River Plate da Copa Libertadores, o craque recuou de sua decisão. Ele chegou a afirmar para o jornal uruguaio Ovación, que não iria mais seguir em frente com aquele projeto.
Foi exatamente nessa conjuntura que uma comoção nacional no Uruguai inteiro passou a ser expressa pelos torcedores e fãs do jogador. Um verdadeiro movimento em massa envolvendo milhares de torcedores passou a tomar conta da atmosfera uruguaia, incentivando o retorno do craque às suas origens, ou seja, ao clube Nacional.
O clube Nacional se encontra agora na briga pela 1ª colocação com o Liverpool, pelo Campeonato Uruguaio de Futebol. Pela classificação geral o Nacional alcançou 44 pontos até agora, contra 43 pontos do Liverpool. O clube Nacional obteve 4 vitórias e 1 derrota, nas últimas 5 partidas em que atuou.
De acordo com as últimas informações divulgadas pelos jornais, a contratação de Suárez pelo clube Nacional já está praticamente acertada. O craque de 35 anos, que já chegou a ter o seu valor comercial de mercado em € 90 milhões de euros, ainda continua sendo muito disputado por diversos clubes.
Além do uruguaio Nacional, clubes tais como o Sevilla, Borússia Dortmund e o Milan, já haviam procurado o jogador para oferecer propostas. Porém, de acordo com o jornal uruguaio El País, o relacionamento entre Suárez e o clube Nacional, continua se fortalecendo a cada dia mais, e somente uma proposta muito alta e inesperada vinda de algum clube europeu, poderia atrapalhar a assinatura de um contrato com o Nacional.
O jornal El País ainda ressaltou que Suárez foi procurado pelo presidente do clube Nacional, José Fuentes, e que o craque garantiu ao amigo que ele daria uma posição ao clube e ao país o mais rápido possível.
Luis Suárez começou a treinar futebol no clube Nacional aos 15 anos de idade, jogando pelas categorias de base. Ele se tornou profissional em 2005, e fez a sua estreia pelo clube aos 18 anos. No ano seguinte, Suárez conseguiu conquistar o título nacional, com 12 gols marcados por ele. Logo em seguida, em 2006, o craque foi vendido para o clube holandês Groningen.
Posteriormente, jogando pelo Barcelona, ele firmou um trio imbatível com Messi e Neymar juntos. Durante a temporada de 2014/2015, o trio conseguiu levar o título da Liga dos Campeões para casa, e durante 6 temporadas de jogos eles marcaram 198 gols.