Conheça mais sobre a tradicional competição portuguesa

Disputada por equipes portuguesas da categoria sub 23, a Liga Revelação é dividida em dois grupos com sete equipes em cada. Na sequência, os times de cada grupo se enfrentam, em confrontos de ida e volta.

Na próxima fase, outra fase de grupos, para decidir os seis mais bem colocados da competição nacional, e o restante brigará contra o rebaixamento para as divisões inferiores da categoria sub 23.

Para a atual temporada, alguns times tradicionais no cenário português, como Braga, Benfica e Estoril, ainda se mantém na disputa pelo título da Liga Nacional Sub 23. Portimonense, Leixões e Rio Ave, são os outros times que buscam a conquista nacional.

Uma imagem contendo atletismo

Descrição gerada automaticamente
Troféu da competição nacional sub 23. Foto: Portal IOL

Já na briga contra o rebaixamento, Vizela, Marítimo, Famalicão, Belenenses, Vitória de Guimarães, Sporting, Acadêmica de Coimbra e Farense, seguem na luta contra o descenso na categoria.

Entre os que ainda estão na disputa pelo título, o Benfica é o clube que melhor aproveita a competição nacional, para testar os jovens talentos das categorias de base do time português. Com o surgimento de grandes atletas ao longo de sua história, o gigante português é o vice-líder da atual edição do torneio sub 23.

O Estoril, equipe que está acima do Benfica na tabela de classificação, é o líder da competição nacional. Com cinco vitórias e duas derrotas, nos sete jogos realizados até aqui na reta final do torneio, a equipe do Estoril soma 15 pontos conquistados, contra 11 do Benfica.

Paulo Ferreira foi uma das maiores revelações da história do Estoril

Ex-jogador do clube português, Paulo Ferreira foi lateral da Seleção Portuguesa por oito anos. O jogador que teve passagens de destaque pelo Porto e pelo Chelsea (Inglaterra), se firmou como um dos maiores laterais portugueses de sua geração.

Teve seu início de carreira no Estoril no ano de 1997, e permaneceu no clube português até o ano 2000. Na sequência, duas temporadas no Vitória de Setúbal, permanecendo na equipe portuguesa até 2002.

Depois disso, o Porto seria o destino do lateral. O jogador foi uma das peças importantes do histórico time campeão da Champions League, sob o comando de José Mourinho. O treinador português, que firmou sua transferência para o Chelsea na temporada 2004/05, teve no lateral, um dos primeiros pedidos como reforços da equipe.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Paulo Ferreira em ação pelo Chelsea. Foto: Transfermarkt

Pelo clube inglês, o jogador participou das campanhas de título da Premier League nas temporadas de 2004/05, 2005/06 e 2009/10, além da conquista da primeira Champions League do clube inglês, em 2011/12.

Com a Seleção Portuguesa, o jogador fez parte da campanha do vice-campeonato da Eurocopa em 2004, e da quarta colocação na Copa do Mundo de 2006, perdendo a decisão do terceiro lugar para a Alemanha. Atualmente, Paulo Ferreira é olheiro do Chelsea, e busca sempre levar novos talentos para a equipe inglesa.

Pelo lado do Benfica, a história de grandes craques revelados pela equipe, combina com seu atual presidente

Rui Costa, presidente do Benfica, é um ex-jogador do clube, que teve sucesso entre as décadas de 1990 e 2000. O meia de grande habilidade, é considerado um dos maiores ídolos da história do gigante português.

A tradição do Benfica em revelar grandes jogadores é notada a cada ano, com o trabalho forte na base do clube, para que cada vez mais, surjam novos atletas no time profissional do gigante português.

Homem de terno e gravata vermelha

Descrição gerada automaticamente
Rui Costa é o atual presidente do Benfica e um dos maiores ídolos da história do clube. Foto: Diário de Notícias

O atual presidente do Benfica é um desses casos. Rui Costa estreia na equipe portuguesa em 1990, e permanece no clube até 1994, quando acerta a sua transferência para a Fiorentina (Itália). Pela liga italiana, o jogador teve um destaque grande, no Milan.

Na equipe de Milão, o jogador chega ao clube no ano de 2001, depois de boas temporadas com a Fiorentina. Pelo clube italiano, o meia foi campeão da Champions League na temporada de 2002/03, batendo a Juventus na grande decisão.

O Portimonense, terceiro colocado da disputa sub 23, busca se firmar como um grande time formador

Na sequência de Estoril e Benfica na tabela de classificação, o Portimonense é o clube que aparece na terceira colocação. Nessa reta final do torneio sub 23, o clube português possui sete jogos disputados, com três vitórias, um empate e três derrotas.

O pequeno clube de Portugal busca na competição nacional, formar jogadores para elevar o nível do time nas disputas nacionais, visando também o retorno financeiro dos atletas ao clube português.

Com isso, o investimento em estrangeiros tem se fortalecido recentemente dentro do clube. A ideia de contratar jogadores de fora de Portugal, vem em um movimento similar adotado pelos gigantes Porto e Benfica.

A contratação de jogadores à baixo custo, com a ideia de revender os mesmos nas temporadas seguintes, e obter lucro em negociações com os atletas. No grupo de jogadores sub 23, o centroavante colombiano Aponzá é um dos maiores destaques do clube.

Jogador de futebol com pessoas ao fundo

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Aponzá vem se destacando pela equipe do Portimonense. Foto: Record

O atacante contratado pela equipe portuguesa depois de monitorar o jogador no América de Cali há alguns anos, mostra como é preparado o planejamento da equipe portuguesa na busca por reforços.

Além do baixo valor, alguns jogadores obtêm grande destaque nessa competição sub 23, e dali em diante já começam a ser especulados ou vendidos para outras equipes, gerando o retorno financeiro esperado pelo clube.

Com o encerramento do torneio programado para o início de abril, a competição sub 23 segue a todo vapor no âmbito nacional, e é considerada como uma das maiores que existem no futebol português.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol de Portugal? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado sobre tudo o que acontece no mundo do futebol!

Compartilhe esse conteudo