Conheça um pouco da história do hóquei em campo na Itália. Há muitas curiosidades interessantes. Vale a pena a leitura!
A Federação Italiana de Hóquei regulamenta e disciplina o hóquei em campo, o hóquei indoor e, também, o hóquei de praia na Itália.
O hóquei em campo é um jogo cujas origens são muito antigas: estudos credenciados mostraram de fato que os primeiros a praticar esse esporte foram os persas.
Já o hóquei moderno tomou forma na Inglaterra, entre os anos de 1863 e 1875, quando surgiu a relativa Federação, nascida junto com o futebol e o rúgbi, outros dois esportes muito populares por lá.
Sob a pressão do imperialismo britânico, o hóquei em campo se espalhou por todo o mundo e especialmente nas colônias. Para falar a verdade, está entre os esportes mais populares na Índia, Paquistão, Austrália, Nova Zelândia e até a Argentina, países que sempre fizeram parte da elite mundial do hóquei.
Hoje é praticado em todos os continentes e em mais de 120 países.
O hóquei em campo teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos desde a quarta edição, a de Londres, no ano de 1908.
O ano de nascimento do hóquei em campo italiano, por outro lado, remonta a 1935.
Tendo ingressado na Federação Italiana de Patinação em Patins, esta disciplina atingiu sua autonomia técnica e organizacional em 1957, com a fundação de uma Comissão Nacional especial de Hóquei em Campo, que permaneceu viva até 1960.
Na década de 50, a chegada de treinadores estrangeiros favoreceu o aumento do nível técnico, o que levou a seleção nacional a participar dos Jogos Olímpicos de 1952 e 1960.
O órgão assumiu, assim, de 1967 a 1970, sempre dentro da Federação Italiana de Hóquei e Patinação, a denominação da Comissão de Hóquei em Campo, e de 29 de janeiro de 1970 a 1973, a da Comissão Italiana de Hóquei em Campo.
Reconhecida pela CONI como “aderente” em 29 de setembro de 1973 como Federação Italiana de Hóquei em Campo, passou a vigorar em 18 de janeiro de 1978.
Após o reconhecimento pela CONI, em 1973, assumiu o nome de Federação Italiana de Hóquei em Campo (FIHSP) e desde 18 de novembro de 1984 a atual: Federação Italiana de Hóquei (FIH).
O hóquei em campo é um esporte que tem muitas semelhanças com o futebol, apesar de usar uma ferramenta (um taco curvo) para acertar a bola.
O campo é retangular, em grama sintética, e tem dimensões de 91,40 m x 55 m. No centro dos dois lados mais curtos existem 2 portões de 3,66 m x 2,14 m, na frente dos quais existem 2 áreas de tiro quase semicirculares de 14,63 m (16 jardas).
Os 11 jogadores podem ser substituídos por um banco (que possui 5 reservas) e as mudanças podem ser contínuas e não existem limitações.
Uma característica fundamental do hóquei em campo encontra-se na esfera cultural.
O hóquei é, de fato, um esporte que é considerado um verdadeiro cavalheiro, onde as habilidades morais e comportamentais são colocadas em primeiro lugar.
O respeito ao adversário e a multirracialidade são aspectos fundamentais de uma disciplina, que a FIH quis dotar de um código de ética próprio.
O HÓQUEI NA AUSTRÁLIA
Agora, conheça um pouco da história do hóquei na Austrália, país onde o esporte é bem difundido.
As primeiras Associações Estaduais de Hóquei
Os registros não mostram onde ou quando o primeiro jogo de hóquei foi disputado na Austrália. No entanto, escolas particulares para meninas estavam praticando o jogo já no ano de 1900.
Tem sido sugerido que, como a Austrália do Sul foi o primeiro estado a formar uma associação, o primeiro jogo ocorreu lá.
A South Australian Hockey Association foi formada em 1903, enquanto Victoria e New South Wales formaram suas próprias associações em 1906.
Os clubes surgiram em Melbourne e Sydney e o hóquei rapidamente se tornou um esporte estabelecido na Austrália.
O hóquei foi jogado na Austrália Ocidental em 1902, mas a West Australian Hockey Association não havia sido formada até o ano de 1908.
Queensland começou tarde, não formando um corpo governante até o fim da década de 20.
História da Associação Australiana de Hóquei (AHA)
A necessidade de uma Associação Australiana de Hóquei para homens foi identificada já em 1912, mas só veio a surgir em 1925.
A primeira sessão do Conselho da AHA ocorreu em Sydney, em 8 de maio de 1925, na qual Queensland, Nova Gales do Sul e Victoria foram representados.
A primeira Assembleia Geral Anual da Associação Australiana de Hóquei foi realizada em 29 de junho de 1925. A ata dessa reunião observou que havia 54 equipes jogando hóquei na Austrália em 1925.
Nova Gales do Sul tinha a maior comunidade de jogadores de hóquei com 18 equipes, Victoria 17, Queensland 15 e South Australia, quatro.
A Austrália tornou-se membro da Federação Internacional de Hóquei (FIH) no mesmo ano. À medida que o número de australianos jogando hóquei cresceu, o mesmo aconteceu com a Associação Australiana de Hóquei.
Os membros fundadores de NSW, Victoria e Queensland, se juntaram à Austrália do Sul mais tarde, no ano de 1925; WA, em 1927; Tasmânia, em 1934; ACT, em 1972; e NT, em 1979 (membro pleno).
A equipe australiana de hóquei masculino é registrada como disputando seu primeiro jogo internacional contra a Nova Zelândia em 1922.
A Nova Zelândia foi a única fonte de competição internacional até 1935, quando a equipe indiana líder mundial visitou a Austrália pela primeira vez.
A equipe australiana foi severamente superada pela poderosa equipe indiana (12 a 1), que conquistou a medalha de ouro olímpica em Berlim.
Para se tornar uma força mais competitiva no hóquei internacional, a Austrália decidiu mudar e adotar elementos do jogo indiano e desenvolver uma versão exclusivamente australiana do hóquei.