Heracles Almelo é um clube holandês fundado em 03 de maio de 1903, situado na cidade de Almelo, sendo um dos clubes mais antigos da Holanda, possuindo uma vasta história.

Começamos com o fato de que, em 1974, o clube realizou uma divisão entre os departamentos amadores e profissionais, evitando assim divergência entre os setores.

A partir daí, o clube passou a ser chamado de SC Heracles 74, mantendo a alcunha até julho de 1998, onde até os dias atuais é nomeado por Heracles Almelo.

Mesmo sendo um clube centenário, participou em grande parte da sua história na Eerste Divisie, a segunda divisão do campeonato holandes.

Contudo, na temporada 04/05, sagrou-se campeão da Eerste Divisie, subindo assim para a Eredivisie, a primeira divisão do campeonato holandes, permanecendo até a atual temporada.

Foto antiga do time. Web Archive. https://web.archive.org/web/20091102031214/http://www.heracles.nl/Club/Historie/HistorieLang.aspx.aspx

O estádio histórico

Desde sua fundação, o Heracles mandou seus jogos de futebol no pequeno estádio da Born Straat, que possui a arquibancada principal de madeira, sendo um monumento único sempre presente no estádio, tendo a capacidade de receber 8 mil torcedores.

No ano de 1999, foi construído o Polman Stadion, com a capacidade de receber 12 mil torcedores, tendo como diferencial ser o primeiro estádio da Eredivisie a possuir gramado artificial.

Estádio antigo. Web Archive. https://web.archive.org/web/20091102031214/http://www.heracles.nl/Club/Historie/HistorieLang.aspx.aspx


Uniforme característico

Outra característica histórica do clube é o modelo de sua camisa, sendo uma tradicional camisa listrada na vertical com as cores branca e preta, shorts pretos e meias pretas e brancas também.

Os melhores jogos do time

Ao longo de sua história centenária, alguns jogos foram emblemáticos, como uma lendária partida contra o campeão mundial Ajax na temporada 74/75, pelas oitavas de finais, onde por duas vezes o time de Almelo ficou em desvantagem contra a fortíssima equipe do Ajax.

Contudo buscou o empate, levantou a partida para a prorrogação, virando com mais dois gols e vencendo a partida por 4 a 2. Infelizmente a equipe acabou caindo nas quartas de finais para o FC Wageningen, porém o feito é lembrado com muito carinho pelos seus torcedores.

Os anos de maior sucesso da equipe foram durante a década de 1960. Em 1958 venceria o Zwolsche Boys pelo sonoro placar de 7 a 0, sagrando-se campeão da Tweede Divise B.

Nesse período, dois nomes eram os mais destacados, o do atacante Joop Schuman que se tornaria o maior artilheiro em uma temporada do clube, com 47 gols na temporada 61/62 e o atacante sul-africano Steve Mokone, intitulado como “meteoro negro”, o primeiro negro a jogar pelo campeonato holandes.

Mokone ainda viria a jogar por grandes clubes, incluindo Barcelona, Torino e Olympique de Marseille. Uma rua na cidade de Amsterdam tem o seu nome como forma de homenagem.

Porém, na temporada 65/66, a equipe acabou sendo rebaixada, ficando a dois pontos de conseguir se livrar do rebaixamento, permanecendo por um longo período na segunda divisão, até a temporada 84/85.

Tornando-se campeão após vencer o RBC de Roosendaal por 3 a 0, retornando a Eredivisie e levando seus torcedores à loucura. Contudo, voltou a ser rebaixado novamente na temporada 85/86, muito devido a problemas financeiros, sobrevivendo de forma limitada, perdendo diversos jogadores.

Os jogadores que fizeram história

Uma nova gestão faria mudanças na forma de contratação dos jogadores, investindo em jogadores jovens, alavancando novamente o Heracles ao posto de um dos clubes principais da Eerste Divisie no início da década de 90.

O papel fundamental foi o atacante Folkert Velten, comparado pelos torcedores mais antigos ao atacante Joop Schuman. Logo na sua temporada de estreia, 88/89, Velten anotou 24 gols.

A atualização do time

Em julho de 1998, a equipe passou a ser chamada de Heracles Almelo, onde visava a publicidade da marca e cidade, inaugurando ainda o novo local onde mandaria seus jogos, o Polman Stadion, tendo como treinador Fritz Korbach.

Após Korbach, Gertjan Verbeek assumiu o comando da equipe, renovando a equipe completamente, utilizando jogadores regionais, elevando o Heracles Almelo tecnicamente, mas ainda não conseguindo a promoção a primeira divisão

Pois essa tentativa ficou pelo caminho devido a um empate no jogo decisivo da temporada 2003/2004, apesar de contar com o apoio de um grande número de torcedores.

O feito de novamente subir à primeira divisão viria na temporada 2004/2005, sob o comando do novo treinador, Peter Bosz, contando com um elenco forte coletivamente e a experiência do seu capitão Nico-Jan Hoogma, vencendo o campeonato no último jogo do campeonato, batendo o Sparta Rotterdam, retornando assim a Eredivisie.

A celebração do campeonato foi algo inesquecível, tendo a equipe percorrendo a cidade em vagões abertos até o centro da cidade, na praça do mercado, se encontrando com milhares de torcedores presentes, festejando por diversas horas e alegrando toda a cidade.

Jogador do clube. Gettyimages. https://www.gettyimages.com.br/fotos/heracles-almelo-v-nec-nijmegen-eredivisie

O Heracles Almelo nos dias atuais

Desde então, a equipe está na primeira divisão, sendo às temporadas 09/10 e 15/16 conquistado às melhores classificações desse período atual, ficando na sexta posição em ambas temporadas.

Sua pior classificação ocorreu na temporada 08/09, ocupando somente a décima quinta colocação, muito próxima a zona de rebaixamento, posição que inclusive ocupa na atual temporada 21/22.

O Heracles ainda conta com um grande e permanente grupo de empresas que gerenciam o futebol profissional em Almelo, contando com patrocínios, sendo que o estilo de gestão e relacionamento é conhecido como business to business, tendo mais de 160 empresas que realizaram transações através do futebol profissional.

Esse tipo de gestão traz uma fórmula eficaz, trazendo diversos benefícios para os negócios, sendo desenvolvidas ainda outras formas de atividades para as pessoas agirem de forma informal. Segundo o site Transfermarkt, o Heracles Almelo está avaliado em 18 milhões de euros.

O maior artilheiro da história do Heracles é o centroavante brasileiro Everton, com 77 gols anotados em 236 partidas realizadas pela equipe, que nos dias atuais joga pelo time portugues FC Pedras Rubras.

O Heracles Almelo conquistou, ao longo de sua história, 3 vezes a Segunda Divisão holandesa (1961/1962, 1984/1985 e 2004/2005) e 2 vezes a Primeira Divisão - Eredivisie (1926/1927 e 1940/1941).

Brasão do Clube. Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Heracles_Almelo

Compartilhe esse conteudo