O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

andre.c
andre.c,
5 em minutos de leitura
O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura!

As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jogo, como o conhecemos hoje, foi desenvolvido nas Ilhas Britânicas no fim do século 19.

No ano de 1901, o hóquei em campo foi trazido para os Estados Unidos por uma britânica, Constance MK Applebee.

blog photos
Constance MK Applebee, uma britânica que levou o hóquei para os Estados Unidos. (Foto: https://www.britannica.com/biography/Constance-M-K-Applebee)

Constance Applebee difundiu o jogo para Wellesley, Holyoke, Radcliffe, Vassar e Bryn Mawr Colleges.

Sua influência ajudou o hóquei em campo a crescer em escolas, faculdades e clubes.

Em 1920, a primeira equipe de turismo dos Estados Unidos partiu para a Inglaterra.

Já no ano de 1922, a United States Field Hockey Association foi formada como o órgão nacional do esporte.

Desde que o hóquei em campo foi introduzido naquele país por uma mulher o esporte tem sido praticado principalmente por atletas do sexo feminino nos Estados Unidos.

No entanto, em outros países, o hóquei em campo é amplamente jogado por homens e mulheres.

Em 1930, a Field Hockey Association of America foi formada como o órgão regulador do jogo masculino.

blog photos
Emblema da Field Hockey Association of America, que regulamenta o jogo masculino. (Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/USA_Field_Hockey)

Em 1993, as associações masculinas e femininas se fundiram na USFHA, que é a organização oficial de hóquei em campo reconhecida pelo Comitê Olímpico.

As mulheres da USFHA se classificaram para os Jogos Olímpicos de 1980, mas o boicote não permitiu que elas participassem.

Em 1984, ganharam uma medalha de bronze nos jogos de Los Angeles e a partir daí competiram nos Jogos Olímpicos de 1988 (Seul, Coreia), 1996 (Atlanta, Estados Unidos) e 2008 (Pequim, China).

O hóquei em campo é classificado como o terceiro esporte mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de torcedores, atrás do críquete (2,5 bilhões de fãs) e do futebol de campo (3,5 bilhões de torcedores).

O hóquei em campo é o seu ingresso para a faculdade. Diz-se que o hóquei em campo envia mais atletas para a faculdade com bolsas proporcionalmente do que qualquer outro esporte.

O hóquei em campo masculino tem a velocidade de swing mais rápida de qualquer esporte, até mesmo golfe ou beisebol, a 166 km/h. (Fonte: ESPN).

Celebridades como Heath Ledger, Emma Watson e Jennifer Lawrence eram ávidos jogadores de hóquei em campo.

O hóquei em campo é conhecido simplesmente como “hóquei” em todo o mundo.

Os jogadores percorrem mais de 8 quilômetros durante uma partida de hóquei em campo.

O hóquei em campo também é o esporte nacional do Paquistão e da Índia.

A Pensilvânia tem o maior número de jogadores de hóquei em campo nos Estados Unidos.

O Exército Britânico ajudou a difundir o hóquei em campo por todo o Império Britânico, o que explica sua popularidade no Paquistão, Índia, Nova Zelândia e Austrália.

AS VERDADEIRAS ORIGENS DO HÓQUEI AINDA SÃO INCERTAS

Os jogos de taco e bola existem desde o início da civilização, então talvez nunca saibamos de onde o hóquei realmente se originou.

No entanto, com base em esculturas egípcias, o jogo remonta a 4.000 anos no passado, enquanto a história mostra que jogos semelhantes foram praticados na China, Roma, Grécia Antiga e Irlanda.

Há até evidências que sugerem que os astecas praticaram o jogo séculos antes de Colombo navegar para as Américas.

AS PRIMEIRAS REGRAS DO HÓQUEI FORAM IMPLEMENTADAS EM 1875

Até então, como mostram os fatos e a história do hóquei, o jogo era muito confuso e extremamente violento.

O hóquei era comumente jogado nas aldeias inglesas dos séculos XVII e XVIII, onde aldeias inteiras competiam em uma partida feroz que geralmente envolvia 100 participantes.

As primeiras regras do hóquei, que limitavam o jogo a 30 jogadores e davam mais autoridade ao árbitro, foram elaboradas pela Hockey Association, formada no Reino Unido no ano de 1876.

AS REGRAS DO HÓQUEI EM CAMPO

Os 11 jogadores podem ser substituídos por um banco de 5 peças - as substituições são contínuas e sem limitações.

O jogo de hóquei em campo, assistido por dois árbitros, consiste em dois tempos de 35 minutos cada com um intervalo entre os dois tempos de 10 minutos.

As principais regras preveem que é proibido jogar a bola com a parte redonda do taco, jogar a bola na direção de um adversário de forma perigosa, jogar com o taco acima da altura do ombro, ou interpor voluntariamente entre a bola que está sendo jogada e o adversário, a fim de impedi-lo de intervir.

Entretanto, é possível levantar a bola: seja não ultrapassando o joelho do adversário ou fazendo passes contornando o adversário com a bola se a distância entre este e o arremessador permitir.

Para realizar esse tipo de tiro chamado flick, deve haver 5 metros entre o atirador e o adversário. Além disso, para receber esse tipo de tiro, você deve manter sempre 5 metros de distância do adversário.

blog photos
Na ilustração, vemos um jogador se preparando para dar um tiro conhecido como “flick”. (Foto: https://www.wikihow.com/Flick-in-Field-Hockey)

Line-outs e faltas de jogo não preveem passes obrigatórios, mas permitem que o batedor inicie uma nova jogada diretamente.

Além disso, a uma distância de 22 jardas da linha de base do adversário, não é mais possível fazer um passe direto para a área.

É proibido tocar a bola com qualquer parte do corpo - exceto o goleiro dentro de sua própria área de arremesso.

blog photos
Goleiro de hóquei disputando uma partida. (Foto: https://hockeyperformanceacademy.com/david-hartes-hockey-goalkeeper-tips/)

Um gol só pode ser marcado se a bola for lançada por um jogador dentro da área de arremesso.

No hóquei em campo não existe nenhuma regra de impedimento, de modo a favorecer táticas baseadas na velocidade e capotamento contínuo na frente do ataque.

O canto longo: a reposição é feita na linha de 22 metros perpendicular onde a bola saiu da linha de base.

A recepção com o taco sobre os ombros só é possível para receber bolas altas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Patricky defende cinturão do Bellator em julhoPatricky defende cinturão do Bellator em julho
Patricky defende cinturão do Bellator em julho

Patricky Pitbull, irmão de Patrício Pitbull, vai enfrentar Sidney Outlaw em sua primeira defesa do cinturão peso-leve do Bellator. Patricky Pitbull já tem adversário para sua primeira defesa de cinturão dos leves do Bellator. O irmão de Patrício ...

Robison
2 em minutos de leitura
#EUA,#Boxe Profissional,#Canelo Álvarez,#Gennady Gennadyevich,#Notícias do Dia

O que está em jogo na trilogia entre Canelo Álvarez e Gennady Gennadyevich, o GGG

Um importante anúncio foi feito no começo de mês: a trilogia mais esperada do boxe: o terceiro embate entre o mexicano Saúl Canelo Alvarez e o cazaque Gennady GGG Golovkin, antiga...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#UFC,#José Aldo,#MMA,#Notícias do Dia

José Aldo já tem adversário e data para entrar no octógono

O brasileiro ex-campeão peso-pena do UFC almeja uma luta por título no futuro, mas antes tem que passar por Merab Dvalishvili em agosto. Passando por uma excelente fase na organ...

Robison

2 em minutos de leitura

#EUA,#Extraliga de Hóquei,#Hóquei

O esporte com origens egípcias e que remonta há 4 mil, o hóquei ainda impressiona

Abaixo, você verá a história do hóquei e também fatos curiosos sobre esse esporte. Boa leitura! As origens do hóquei em campo remontam ao antigo Egito, Pérsia e Grécia; mas o jo...

andre.c

5 em minutos de leitura

#EUA,#MLB,#Beisebol

Beisebol é palco para grandes atletas como Babe Ruth e Ted Williams

BABE RUTH COMEÇOU SUA CARREIRA COMO ARREMESSADOR Talvez um dos melhores atletas americanos e definitivamente o maior ícone do beisebol, Babe Ruth fez sua estreia na liga principa...

andre.c

5 em minutos de leitura