No dia 24 de julho, domingo, uma importante vitória de virada no Brasileirão acabou premiando o Corinthians, no Estádio do Mineirão. O resultado final de 2x1 em cima do Atlético Mineiro valeu a vice-liderança para o Timão.
Com essa vitória do Coringão sobre os mineiros, no jogo da 19ª rodada pela Série A, o Corinthians se fortalece muito e passa a ocupar a vice-liderança com 35 pontos, em uma diferença de apenas 4 pontos para o líder, Palmeiras, que soma hoje 39 pontos.
O Atlético MG com 32 pontos, fica posicionado em 4º colocado.
As equipes que conseguirem se manter entre as quatro principais finalistas até o dia 13 de novembro, data em que serão realizados os últimos jogos da 38ª rodada pelo Brasileirão, poderão garantir a sua vaga para disputar a fase de grupos da Copa Libertadores da América, para 2023.
A disputa entre as duas equipes na tarde de domingo no Mineirão, que lutavam somente pela vitória, finalizou o 1º turno de jogos. O duelo acabou reunindo uma grande multidão de torcedores, com cerca de 55.700 pessoas.
Logo no início do jogo, o Timão foi pra cima do rival e os Corinthianos não se intimidaram com a casa do Atlético Mineiro lotada. A equipe demonstrou grande determinação e exerceu bastante pressão em cima do Galo.
Porém, foi justamente o Galo quem arrancou na frente e abriu o placar de modo surpreendente aos 9 minutos de jogo. O gol foi garantido pelo ponta esquerda Keno, depois que o lateral direito Mariano cruzou alto para dentro da área, e Keno então ajeitou e meteu no ângulo do goleiro Carlos Miguel, que não teve chance.
Aquele gol feito logo no início de jogo, acabou dando mais adrenalina para os mineiros, e o Galo passou a dominar mais a situação dentro de campo. O mais interessante é que o Corinthians demonstrou ter uma maior posse de bola durante o jogo, mas mesmo assim, encontrou dificuldades para concretizar seus ataques, perdendo algumas chances importantes de gols.
Tudo indicava que o Atlético Mineiro iria vencer aquela disputa. Porém, aos 34 minutos do 2º tempo, o lateral direito Fagner fez um lindo cruzamento para perto da área, e foi quando o zagueiro Fábio Santos aproveitou, e com uma jogada de peixinho, meteu de cabeça para dentro no canto do gol.
Aquele gol do Timão foi o estopim para que mais um gol pudesse ser marcado. Em apenas 6 minutos depois, diante de um rápido contra-ataque, o centroavante Giovane passou a invadir a área em altíssima velocidade, e logo depois de receber uma trombada do zagueiro Júnior Alonso, Giovane caiu dentro da área.
Depois de muita confusão e dúvida, uma consulta ao VAR esclareceu a infração. O pênalti foi marcado, e então Fábio Santos marcou novamente no canto direito, fechando o placar em 2x1, na vitória de virada para o Corinthians.
O Atlético Mineiro não havia sofrido nenhuma derrota nos seus últimos 8 jogos, somando assim 4 vitórias e 4 empates. Esse foi o maior número de partidas sem derrota, durante esse campeonato do Brasileirão 2022.
A última derrota sofrida pelo Galo havia sido em um jogo contra o Fluminense, no dia 8 de junho, quando o placar final fechou em 5x3.