Fique ligado em tudo o que rola no torneio de base que já revelou grandes jogadores para a Seleção Polonesa.

O Campeonato Polonês Sub-19 é uma das principais competições de base da Polônia, e vem ajudando a revelar grandes jogadores no cenário do futebol local. Alguns, inclusive, de destaque internacional.

Na atual edição do torneio, o Cracovia é o líder da classificação geral, empatado com Arka e Lubin na pontuação, com 32 pontos para cada equipe. A diferença entre eles, está no saldo de gols de cada clube.

A equipe do Cracovia possui uma campanha de 18 jogos disputados, com 10 vitórias, dois empates e seis derrotas. O saldo de gols zerado, por ter 30 gols marcados e sofridos, fazem o clube polonês o mais bem colocado na tabela.

Na sequência, o time do Arka tem a mesma campanha que o Cracovia, mas um saldo positivo em +9, por ter 39 gols marcados e 30 sofridos. Já o terceiro colocado Lubin, tem nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 18 jogos disputados, com 25 gols marcados e 23 sofridos, dando ao time um saldo de gols positivo em +2.

Grupo de pessoas em campo de futebol

Descrição gerada automaticamente
Competição nacional ajudou a revelar jogadores para a seleção que tem em Lewandowski a grande estrela. Foto: Torcedores

Fechando os quatro primeiros colocados, o Lech vem na quarta posição, com 31 pontos em 18 jogos disputados. Ao todo, foram nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas no torneio nacional. A equipe que já teve Robert Lewandowski como grande jogador na competição, tenta retomar o protagonismo no torneio nacional.

Além de Lewa, outros jogadores já disputaram o Campeonato Polonês Sub-19, e hoje são destaques da seleção nacional, e de seus times em ligas espalhadas pelo mundo. Entre os nomes mais conhecidos, estão os do goleiro Szczesny da Juventus (Itália) e de Piatek da Fiorentina (Itália).

Lewa é o maior artilheiro da história da Seleção Polonesa

Dono de 74 gols em 128 jogos com a camisa da Polônia, Robert Lewandowski é um dos maiores atacantes de todos os tempos. O jogador que atualmente joga pelo Bayern de Munique (Alemanha), é um dos atacantes mais letais do futebol mundial.

O início de carreira em 2006 do centroavante no Pruszków, começa a despertar o interesse de um gigante do futebol polonês, e em 2008, sua transferência é acertada para o Lech Poznan. Ali, Lewa começava a ganhar mais destaque.

Com 19 anos, ele chega ao clube polonês, e já passa a ser convocado para a Seleção Polonesa. Na sequência da carreira, Lewa vive o início do brilho no futebol da Alemanha. Em 2010, a transferência para o Borussia Dortmund (Alemanha) é firmada, e ele chega ao clube, a princípio, para ser reserva do atacante paraguaio Lucas Barrios, estrela do time.

Homem pulando com bola na mão

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Lewandowski comemora gol pelo Bayern de Munique. Foto: Placar

O contrato de quatro anos renderia a Lewa o status de ídolo da torcida e de um dos maiores atacantes do futebol mundial. O ídolo polonês começa, a partir de 2011, a empilhar gols e se destacar como um dos grandes jogadores do futebol alemão.

Dali em diante, o jogador emplaca campanha de sucesso com o Dortmund, que rivaliza com o Bayern de Munique pela hegemonia nacional. Seus gols e o faro de artilheiros, despertam o interesse do rival do Dortmund, e ele é anunciado em janeiro de 2014 como reforço da equipe alemã.

No Bayern, Lewa ajudou o clube alemão a conquistar o heptacampeonato consecutivo da Bundesliga, e o título da Champions League na temporada 2019/20. Essa temporada, por curiosidade, marcou a carreira do polonês, que foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, e o feito se repetiria no ano seguinte, em 2021.

Szczesny chega na Juventus para substituir um ídolo do clube

Com a reta final da carreira de Buffon, a Juventus vê no goleiro polonês, o arqueiro confiável para substituir um dos maiores ídolos da história da equipe italiana. Szczesny passa, a partir de 2017, a ser o goleiro titular da Juve.

O jogador que, antes de chegar ao gigante clube italiano, teve boas passagens pela Roma (Itália) e o Arsenal (Inglaterra), teve o começo de sua carreira no clube inglês. Porém, a passagem pela competição nacional do Campeonato Polonês Sub-19, acontece quando ele defende o Legia Varsóvia entre 2005 e 2006.

Jogador de futebol com uniforme azul

Descrição gerada automaticamente
Goleiro da Juventus é destaque na seleção local. Foto: Footure

Ali, o destaque do goleiro, chama a atenção de olheiros ingleses que viram na competição, o caminho para contratar novas revelações europeias, a um custo baixo e que pudessem dar o retorno dentro de campo.

Szczesny atualmente é um dos melhores goleiros do mundo, e ainda defende a Juventus, indo para a sua quinta temporada no time italiano, como arqueiro titular do gigante clube da Itália.

Piatek é um bom atacante que cresceu seu futebol no Milan

Com passagens no início da carreira por equipes como o Lubin e o Cracovia, o atacante polonês Piatek ganhou nome internacional quando se transferiu para o Genoa (Itália) ao fim da temporada 2017/18.

O jogador chega na equipe italiana como uma das apostas para o clube obter melhores colocações na Serie A do Campeonato Italiano, e se destaca naquele ano, com 19 gols em 21 jogos pelo Genoa.

Jogador de basquete com bola na mão

Descrição gerada automaticamente
Piatek pelo time de Milão foi um dos grandes atacantes recentes do clube. Foto: Trivela

Na temporada seguinte, o atacante é vendido para o Milan (Itália), onde mantém os níveis de atuação, e começa a despertar o olhar de grandes clubes europeus. A transferência para o Hertha Berlim (Alemanha), em 2020, é o prêmio ao jogador polonês que fez boas temporadas com o Milan. Atualmente, o jogador defende o time da Fiorentina, e briga para por posição no clube italiano.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol polonês? No Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado, sobre tudo o que acontece no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo