Fique ligado em tudo o que rola no torneio de base que já revelou grandes jogadores para a Seleção Polonesa.
O Campeonato Polonês Sub-19 é uma das principais competições de base da Polônia, e vem ajudando a revelar grandes jogadores no cenário do futebol local. Alguns, inclusive, de destaque internacional.
Na atual edição do torneio, o Cracovia é o líder da classificação geral, empatado com Arka e Lubin na pontuação, com 32 pontos para cada equipe. A diferença entre eles, está no saldo de gols de cada clube.
A equipe do Cracovia possui uma campanha de 18 jogos disputados, com 10 vitórias, dois empates e seis derrotas. O saldo de gols zerado, por ter 30 gols marcados e sofridos, fazem o clube polonês o mais bem colocado na tabela.
Na sequência, o time do Arka tem a mesma campanha que o Cracovia, mas um saldo positivo em +9, por ter 39 gols marcados e 30 sofridos. Já o terceiro colocado Lubin, tem nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas em 18 jogos disputados, com 25 gols marcados e 23 sofridos, dando ao time um saldo de gols positivo em +2.
Fechando os quatro primeiros colocados, o Lech vem na quarta posição, com 31 pontos em 18 jogos disputados. Ao todo, foram nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas no torneio nacional. A equipe que já teve Robert Lewandowski como grande jogador na competição, tenta retomar o protagonismo no torneio nacional.
Além de Lewa, outros jogadores já disputaram o Campeonato Polonês Sub-19, e hoje são destaques da seleção nacional, e de seus times em ligas espalhadas pelo mundo. Entre os nomes mais conhecidos, estão os do goleiro Szczesny da Juventus (Itália) e de Piatek da Fiorentina (Itália).
Lewa é o maior artilheiro da história da Seleção Polonesa
Dono de 74 gols em 128 jogos com a camisa da Polônia, Robert Lewandowski é um dos maiores atacantes de todos os tempos. O jogador que atualmente joga pelo Bayern de Munique (Alemanha), é um dos atacantes mais letais do futebol mundial.
O início de carreira em 2006 do centroavante no Pruszków, começa a despertar o interesse de um gigante do futebol polonês, e em 2008, sua transferência é acertada para o Lech Poznan. Ali, Lewa começava a ganhar mais destaque.
Com 19 anos, ele chega ao clube polonês, e já passa a ser convocado para a Seleção Polonesa. Na sequência da carreira, Lewa vive o início do brilho no futebol da Alemanha. Em 2010, a transferência para o Borussia Dortmund (Alemanha) é firmada, e ele chega ao clube, a princípio, para ser reserva do atacante paraguaio Lucas Barrios, estrela do time.
O contrato de quatro anos renderia a Lewa o status de ídolo da torcida e de um dos maiores atacantes do futebol mundial. O ídolo polonês começa, a partir de 2011, a empilhar gols e se destacar como um dos grandes jogadores do futebol alemão.
Dali em diante, o jogador emplaca campanha de sucesso com o Dortmund, que rivaliza com o Bayern de Munique pela hegemonia nacional. Seus gols e o faro de artilheiros, despertam o interesse do rival do Dortmund, e ele é anunciado em janeiro de 2014 como reforço da equipe alemã.
No Bayern, Lewa ajudou o clube alemão a conquistar o heptacampeonato consecutivo da Bundesliga, e o título da Champions League na temporada 2019/20. Essa temporada, por curiosidade, marcou a carreira do polonês, que foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, e o feito se repetiria no ano seguinte, em 2021.
Szczesny chega na Juventus para substituir um ídolo do clube
Com a reta final da carreira de Buffon, a Juventus vê no goleiro polonês, o arqueiro confiável para substituir um dos maiores ídolos da história da equipe italiana. Szczesny passa, a partir de 2017, a ser o goleiro titular da Juve.
O jogador que, antes de chegar ao gigante clube italiano, teve boas passagens pela Roma (Itália) e o Arsenal (Inglaterra), teve o começo de sua carreira no clube inglês. Porém, a passagem pela competição nacional do Campeonato Polonês Sub-19, acontece quando ele defende o Legia Varsóvia entre 2005 e 2006.
Ali, o destaque do goleiro, chama a atenção de olheiros ingleses que viram na competição, o caminho para contratar novas revelações europeias, a um custo baixo e que pudessem dar o retorno dentro de campo.
Szczesny atualmente é um dos melhores goleiros do mundo, e ainda defende a Juventus, indo para a sua quinta temporada no time italiano, como arqueiro titular do gigante clube da Itália.
Piatek é um bom atacante que cresceu seu futebol no Milan
Com passagens no início da carreira por equipes como o Lubin e o Cracovia, o atacante polonês Piatek ganhou nome internacional quando se transferiu para o Genoa (Itália) ao fim da temporada 2017/18.
O jogador chega na equipe italiana como uma das apostas para o clube obter melhores colocações na Serie A do Campeonato Italiano, e se destaca naquele ano, com 19 gols em 21 jogos pelo Genoa.
Na temporada seguinte, o atacante é vendido para o Milan (Itália), onde mantém os níveis de atuação, e começa a despertar o olhar de grandes clubes europeus. A transferência para o Hertha Berlim (Alemanha), em 2020, é o prêmio ao jogador polonês que fez boas temporadas com o Milan. Atualmente, o jogador defende o time da Fiorentina, e briga para por posição no clube italiano.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol polonês? No Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado, sobre tudo o que acontece no mundo da bola!