O Campeonato Paulista Sub 20 tem no Palmeiras o atual e maior campeão da competição

O torneio realizado desde 1926, já teve alguns hiatos na sua história, mas hoje é uma das competições mais fortes do país

Inicialmente organizado pelas ligas amadoras do estado de São Paulo, o torneio estadual sub 20 tem no Palmeiras o grande vencedor da competição, com 17 conquistas. Na sequência, aparecem o São Paulo com 10 títulos e o Corinthians com 9.

Ao longo da história, a competição teve alguns hiatos e se firmou no calendário da Federação Paulista de Futebol, a partir dos anos 2000. Seu formato de disputa é inicialmente por grupos, e na sequência, o mata-mata decisivo pelo título.

Nas primeiras edições do torneio, dois campeões para cada ano

Entre os anos de 1926 e 1927, sob a organização da Liga dos Amadores de Futebol e a Associação Paulista de Esportes Atléticos, era dada a largada no torneio do Campeonato Paulista sub 20.

Para cada uma dessas temporadas, uma curiosidade em comum, é a da disputa de dois títulos que representavam o torneio em cada ano. O Paulistano vence a primeira edição de 1926, organizada pela Liga dos Amadores de Futebol. Enquanto no mesmo ano, o Palestra Itália vence a segunda edição, que dessa vez, seria organizada pela Associação Paulista de Esportes Ecléticos.

Isso se repete em 1927, o segundo ano da disputa do campeonato. Entre 1928 e 1935, um hiato da disputa do torneio marca a competição, retornando a existir em 1936. Nesse ano, o time vencedor das duas edições, foi o Palestra Itália, que futuramente mudaria seu nome, para Palmeiras.

A organização do torneio é repassada para a Federação Paulista de Futebol

A partir dos anos 1950, a competição passa a tomar um formato melhor. Organizada pela federação estadual, o campeonato retoma a disputa em 1954 e para novamente em 1960. Nesse período, o São Paulo foi o grande campeão com três conquistas. Corinthians (2) e Portuguesa (1) fecham a lista dos vencedores.

No retorno da disputa em 1966, o Campeonato Paulista Sub 20 mostra os times da capital soberanos perante os do interior paulista, e vê um domínio de Palmeiras, São Paulo e Corinthians nas conquistas desse período.

Os dois times que protagonizam o grande clássico do estado de São Paulo, Palmeiras e Corinthians são donos de cinco conquistas nesse período, enquanto o tricolor do Morumbi, vem na sequência com quatro títulos.

Entre as equipes da capital, Portuguesa e Juventus são os outros dois campeões do torneio. Além deles, times de fora do interior paulista como Guarani, Ponte Preta, Botafogo, Novorizontino e União São João, junto com o gigante do litoral, o Santos, vencem o Campeonato Paulista Sub 20.

Nos anos 2000, o que se vê é o domínio de São Paulo e Palmeiras

Os times que protagonizam o clássico Choque-Rei na cidade de São Paulo, se firmam como os grandes vencedores do torneio estadual. O Verdão, inclusive, vem de um pentacampeonato consecutivo da competição.

A geração palmeirense é considerada uma das melhores de sua história. Fruto de um trabalho que envolve a todos no clube, os últimos anos tem sido de muitas revelações pela base do Palmeiras. E muitos desses atletas, são jogadores que participam do time profissional.

Jogador de basquete com pessoas ao redor

Descrição gerada automaticamente
Palmeiras comemora conquista do Campeonato Paulista. Foto: Lance

Entre as grandes revelações do Palmeiras dos últimos anos, e que foi campeão do Campeonato Paulista sub 20, está Gabriel Menino. O jogador que hoje é uma das peças importantes do técnico palmeirense Abel Ferreira, é polivalente e fez parte da conquista da competição em 2018.

O jogador teve destaque como lateral direito, que rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira Olímpica na disputa dos jogos de Tóquio em 2021.

Pelo lado do São Paulo, um dos destaque recentes é o zagueiro que joga no Real Madrid

Éder Militão é um dos maiores zagueiros do mundo atualmente. O defensor que na base do São Paulo era volante, foi campeão com o tricolor paulista do Campeonato Paulista Sub 20, em 2016.

A sequência da carreira do defensor foi meteórica, com ele sendo promovido no ano seguinte ao time profissional e em 2018 é vendido ao Porto. De lá, o Real Madrid contrataria o jogador para renovar seus defensores do elenco.

Jogador de futebol americano segurando bola

Descrição gerada automaticamente
Militão é um dos grandes zagueiros do mundo e defende o Real Madrid. Foto: Lance

Hoje, Militão é o zagueiro titular da Seleção Brasileira e do Real Madrid, fazendo uma ótima temporada na Europa.

Pelo lado do Corinthians, Maycon é um dos últimos destaques da base

O volante que jogou a decisão contra o Santos de lateral esquerdo, foi um dos grandes nomes daquele time campeão paulista sub 20 em 2015, se destacou no profissional do Timão dois anos depois.

Jogador de futebol

Descrição gerada automaticamente
Maycon em jogo pelo Corinthians. Foto: Lance

Uma das peças fundamentais do time campeão brasileiro em 2017, Maycon se destacou por seu estilo de jogo ousado e pela forma moderna de se portar em campo. O jogador atualmente é destaque no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia e teve convocações recentes para as seleções de base.

Pelo lado do Santos, uma das grandes revelações recentes não jogou a competição

Gabriel Barbosa, o Gabigol, é uma das últimas grandes descobertas da base do Peixe que já revelou Neymar, Robinho, Pelé, Ganso, Diego e tantos outros craques. O jogador que, mesmo não tendo jogado o Campeonato Paulista sub 20, foi promovido ao time profissional junto com alguns atletas campeões da competição.

Gabigol hoje é um dos grandes atacantes brasileiros e é provável que o atleta esteja na Copa do Mundo representando o Brasil nesse ano de 2022. O jogador atualmente defende as cores do Flamengo e tem sido um dos grandes destaques do time rubro-negro.

Jogador de futebol americano

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Gabigol comemora gol pelo Flamengo. Foto: Torcedores

Quer ficar ligado em tudo o que acontece no futebol brasileiro e internacional? Então não deixa de acompanhar o Bets! Aqui, você não perde nenhuma lance e vive antenado sobre tudo o que acontece no mundo da bola!




Compartilhe esse conteudo