Conheça tudo sobre um dos principais torneios do futebol mexicano

Dividido em dois torneios, o Campeonato Mexicano é disputado com o Torneo Apertura e Clausura, que definem o campeão nacional da temporada. Disputado desde 1943, o América é o grande vencedor do torneio local.

Entre os participantes do torneio, os times de maior tradição no cenário local, como Tigres, Chivas, América, Toluca e Cruz Azul, somam conquistas da competição mexicana ao longo dos anos.

Uma imagem contendo pessoa, atletismo, homem, grupo

Descrição gerada automaticamente
Jogadores do Tigres comemoram título nacional. Foto: Trivela

Disputada com 18 equipes, a competição após a disputa de Apertura e Clausura, tem a fase mata mata, com os quatro melhores de cada parte do Campeonato, que se enfrentam em jogos de ida e volta, após sorteio realizado pela Federação Mexicana.

A popularidade e o nível do futebol local, tem crescido consideravelmente, graças ao investimento de grandes grupos financeiros nos times locais. Recentemente, o Tigres, equipe que tem no seu elenco o atacante francês Gignac, fez boas campanhas na Copa Libertadores da América, além de eliminar o Palmeiras no Mundial de Clubes de 2020.

O América é o maior vencedor do torneio nacional

Dono de uma das maiores torcidas do mundo, o América é um dos times de tradição na América do Sul. O clube da capital mexicana, acumula 14 conquistas do principal campeonato nacional, além de sete títulos da Liga dos Campeões da CONCACAF.

Nos últimos anos, o América viu o crescimento de novas potências mexicanas, que rivalizam com o clube pelos títulos nacionais, como o Tigres. Além do rival recente no futebol local, o Chivas Guadalajara é o grande adversário do América.

Entre as campanhas de destaque em competições internacionais da equipe, uma delas marcou a torcida do Flamengo. Em 2008, Flamengo e América, lutaram por uma vaga nas quartas de final da Copa Libertadores.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Cabañas chuta para marcar no Maracanã. Foto: Goal

O time carioca vinha embalado, com uma equipe estruturada e o técnico Joel Santana fazia um grande trabalho à frente do Flamengo. Para o primeiro jogo, o estádio Azteca estava lotado, e viu o Mengão sair na frente na disputa de dois jogos. 4 a 2 para o Flamengo.

Na volta, o atacante paraguaio Cabañas teve uma das melhores atuações individuais da competição, e marcou dois gols no jogo, que terminou em 3 a 0, e a classificação para a próxima fase, era do América do México.

Após o grande rival, o Chivas é o clube com mais conquistas do Campeonato Mexicano

Outro gigante do futebol local, o Chivas Guadalajara é uma das equipes mais tradicionais do esporte nacional. Dono de 12 títulos da principal competição do México, o clube fica atrás apenas do América nas conquistas nacionais.

Além dos títulos nacionais, a equipe tem duas conquistas da Liga dos Campeões da CONCACAF, nos anos de 1962 e 2018. Outra competição em que o Chivas bateu na trave, foi na Copa Libertadores da América.

Jogador de futebol com jogadores no campo

Descrição gerada automaticamente
Chivas na final da Libertadores. Foto: Zero Hora

O ano da melhor campanha do clube, foi em 2010, chegando até a final, disputada contra o Internacional. No primeiro jogo, o Estadio Akron estava lotado. Com a capacidade para quase 50 mil torcedores, a festa nas arquibancadas era demais.

Na disputa dos dois jogos, mesmo o Inter levando a melhor, o Chivas deu trabalho para o time brasileiro. Perdendo as duas partidas, a primeira em casa, por 2 a 1, e a segunda no Beira-Rio, por 3 a 2, o Chivas deixa escapar a chance de conquistar a Libertadores.

Terceiro maior vencedor da competição, o Toluca não emplaca uma conquista do Apertura desde 2010

Dono de 10 conquistas ao longo da história do Campeonato Mexicano, o Toluca completa o top 3 dos times mais ganhadores da liga nacional. Além das conquistas locais, a equipe mexicana acumula mais dois títulos da Liga dos Campeões da CONCACAF, nos anos de 1968 e 2003.

Pelas competições sul-americanas, o time convidado pela Conmebol, teve destaque na Copa Sul-Americana de 2006, com a terceira melhor campanha ao longo da disputa. O clube que já começava a competição na fase de oitavas de final, enfrentou o El Nacional do Equador.

Multidão de pessoas

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Festa do Toluca campeão em 2010. Foto: Apuntes Del Futbol

No primeiro confronto, 1 a 0 em casa, e 2 a 0 fora de casa, garantiram a classificação. Na sequência, o San Lorenzo da Argentina. Em uma partida difícil, o Toluca sucumbe na Argentina e perde o jogo por 3 a 1.

Porém, no jogo de volta, a equipe mexicana consegue recuperar-se e vence o San Lorenzo em casa pelo placar necessário: 2 a 0, e a vaga garantida às semifinais. Na próxima fase, o Colo Colo do Chile, era um adversário difícil. Vencendo as duas disputas, o time chileno levou a melhor sobre os mexicanos, e avançou até a grande final.

Outros vencedores do torneio e destaques recentes do futebol local

No restante da lista dos clubes vencedores no Campeonato Mexicano, temos o Cruz Azul com nove títulos, León (8), Pumas e Tigres (7), Santos Laguna e Pachuca (6), Monterrey (5), Atlante e Necaxa (3), Atlas, Puebla, Zacatepec e Veracruz (2), Morelia, Tampico Madero, Tecos, Real España, Tijuana, Asturias e Marte (1).

Entre os destaque nacionais, o time do Tigres, comandado pelo atacante francês Gignac, seja talvez o mais conhecido entre os torcedores brasileiros. Na semifinal do Mundial de Clubes de 2020, a equipe mexicana eliminou o Palmeiras, que havia se consagrado campeão da Copa Libertadores naquele ano.

A partida vencida por 1 a 0 para o time do México, teve o gol de Gignac muito comemorado por sua torcida, que via o clube chegar a uma final de Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no futebol mexicano? Aqui no Bets, você não perde nenhum lance e vive antenado, sobre tudo o que rola no mundo da bola!

Compartilhe esse conteudo